Pesquisar no Blog

quinta-feira, 15 de abril de 2021

“O FUTURO DA EDUCAÇÃO ESTÁ NA FORMAÇÃO HUMANA”

Claudia Costin aponta tendências em educação no mundo


Durante palestra realizada para pais, professores e colaboradores do Colégio Santo Américo, Claudia Costin, uma das maiores especialistas em educação do país, apontou as principais tendências em educação no mundo, falou sobre o futuro da educação na pós-pandemia e ressaltou a importância do trabalho colaborativo de alunos e professores para a construção da escola do futuro.

 

Depois de explanar sobre algumas metas da Agenda 2030 da ONU para a Educação, Claudia Costin apontou os principais problemas da educação no país e mostrou exemplos de cidades que conseguiram criar um sistema de recuperação de aprendizagem e elevar a nota no IDEB -Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

 

Em seguida, a especialista direcionou a palestra para os desafios que o futuro traz para o Brasil e destacou a Revolução 4.0 e as tendências em educação no mundo, citando o foco em resolução colaborativa de problemas, flexibilização dos currículos, cultura digital e ensino híbrido e as novas competências para o século 21.

 

Ao falar sobre a educação na pandemia, Claudia citou que as habilidades desenvolvidas pelos alunos durante o ensino remoto fazem parte de um aprendizado que permanecerá na rotina dos estudantes no período pós-pandemia. “O ensino híbrido veio para ficar. Esse é um caminho que não tem mais volta. Os muros das escolas foram quebrados e os estudantes aprenderam que é possível estudar em casa usando novas formas de aprendizado”, afirmou a palestrante.

 

Alguns participantes do encontro aproveitaram para fazer perguntas para a palestrante e muitos quiseram saber da especialista se o ano de 2020 foi um ano perdido para a educação. Claudia Costin foi enfática em dizer que não foi um ano perdido, mas foi um ano bastante sofrido para a comunidade escolar. “Com certeza tivemos perdas no aprendizado, porém, as maiores perdas ocorreram na socialização dos alunos, no convívio com seus pares. É possível recuperar a aprendizagem acadêmica, mas os momentos de convívio na escola foram irreversivelmente perdidos”, explicou a palestrante.

 

Para finalizar, Claudia Costin afirmou que a educação do futuro tem como principal missão humanizar as pessoas, investindo na formação humana dos alunos.

 

Para assistir a palestra de Claudia Costin para o Colégio santo Américo, acesse o link https://youtu.be/rsP_G-7AEN0

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados