A primeira dica para
uma pequena empresa lutar lado a lado com grandes marcas é preencher uma lacuna
do mercado. Ou seja, é necessário identificar algo que esteja faltando no seu
segmento de atuação.alphaspirit/Deposit Photos
Mesmo em meio a uma concorrência formada por grandes
marcas, é possível que uma pequena empresa se fixe no mercado e conquiste o seu
público alvo. Para tanto, é preciso apostar em uma série de estratégias. Para
saber quais são elas, confira a seguir as principais dicas para que sua pequena
empresa possa lutar lado a lado com grandes marcas.
- Preencha
uma lacuna do mercado
- Aposte
na personalização para o cliente
- Fidelize
os clientes com o pós-vendas
- Faça
uso de diferentes canais
- Esteja
atento às tendências
- Invista
em diferenciação e reputação
Preencha uma lacuna do mercado
A primeira dica para uma pequena empresa lutar lado
a lado com grandes marcas é preencher uma lacuna do mercado. Ou seja, é
necessário identificar algo que esteja faltando no seu segmento de atuação.
Mesmo com o mercado saturado, é possível que
existam falhas a serem resolvidas. E se uma empresa, mesmo pequena, investir
nisso, as suas chances de crescer são reais. Para tanto, exige-se um amplo
estudo do segmento de mercado. O empreendedor deve avaliar em que ponto as
empresas falham ao atender o seu público, o que deixa a desejar e o que pode
melhorar. Uma forma de obter essa resposta é com uma pesquisa de opinião
realizada junto aos clientes da marca.
Aposte na personalização para o cliente
Outra maneira de uma pequena empresa se destacar em
meio às grandes corporações é apostar na personalização para o cliente. Hoje, o
consumidor valoriza imensamente as marcas que oferecem produtos e serviços
personalizados, na medida certa para suas necessidades. Mais uma vez, uma
pesquisa de opinião pode ajudar em muito na hora de identificar quais são essas
necessidades. A partir desse conhecimento, basta desenvolver soluções que se
encaixem perfeitamente ao que o consumidor quer.
Fidelize os clientes com o pós-vendas
Fidelizar o cliente é também a estratégia certa
para lutar lado a lado com as grandes marcas. No entanto, não basta fazer
promoções e descontos para alcançar a fidelização, é preciso ainda investir no
pós-vendas, assim, a venda não finaliza quando o cliente adquire um produto ou
serviço. A empresa deve saber como foi a experiência de compra, o que pode
melhorar e, claro, resolver com eficiência qualquer problema que possa ocorrer.
Com essa atenção, no pós-vendas, o consumidor tem a
certeza que fez a compra no local certo. Isso aumenta em muito as suas chances
de retornar à mesma empresa e de até mesmo fazer propaganda boca a boca
positiva para amigos e familiares.
Faça uso de diferentes canais
Fazer uso de diferentes canais é mais uma forma de
atrair e conquistar um maior número de clientes. Afinal, de acordo com o perfil
do público de uma marca, é possível que haja quem prefira ligar para a empresa,
outros preferem usar o chat online. Há quem sinta-se mais à vontade mandando um
e-mail e existem as pessoas que acham mais prático utilizar as redes sociais
para entrar em contato com a marca. Portanto, vale a pena contar com uma equipe
que atenda por vários canais.
Esteja atento às tendências
A pequena empresa, que está atenta às tendências do
seu segmento de mercado, consegue não só lutar lado a lado com grandes marcas
como até mesmo passar na frente delas. Isso acontece porque o consumidor gosta
de inovação, inclusive, quando ela traz vantagens, como praticidade e economia.
Esse fator possibilita que as pessoas mudem de marca, por mais fiéis que sejam
a ela.
Invista em diferenciação e reputação
A diferenciação em seu mercado é conquistada com
uma marca forte, com posicionamento claro e com uma comunicação bem executada
que transpareça este posicionamento. Já a reputação é construída através da
forma como a marca se relaciona com clientes, fornecedores, parceiros,
colaboradores e outros. Ambos os aspectos são responsáveis pela imagem que as
pessoas tem da empresa.
De acordo com Dênis Costa, diretor da Sollide Logo há mais de 13 anos, uma
marca com posicionamento claro é o primeiro quesito para qualquer empresa se
destacar no seu mercado de atuação. “Para tanto, é preciso contar com
profissionais capacitados, com foco em pequenas e médias empresas, que consigam
criar uma marca que expresse os valores da empresa”, conclui.
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