CEO da Menu dá sugestões para quem quer investir num bar ou restaurante
Para superar a recessão no setor de food service, além de elaborar novas formas de funcionamento, muitos comerciantes optaram por negociar suas dívidas e custos fixos com parceiros e fornecedores. Segundo um levantamento da Associação Nacional de Restaurantes (ANR), em parceria com a Galunion Consultoria e empreendedores do mercado de Alimentação Fora do Lar (AFL), para 41% dos entrevistados, firmar novas parcerias de negócios e investidores é um caminho a ser tomado para permanecer no mercado.
Para Gustavo Penna, co-fundador e líder de Growth da Menu - startup que conecta pequenos comerciantes do setor de food service a grandes indústrias -, o comerciante costuma misturar as contas pessoais com as do próprio negócio. “Por isso, para quem está começando ou pretende abrir um empreendimento, a receita de sucesso inclui gestão eficiente, organização e boa comunicação com o cliente. O dono do estabelecimento precisa saber lidar com gestão de estoque, abastecimento e controle de gastos”, comenta Penna.
Pensando nisso, o especialista separou 7
dicas para ajudar pessoas que planejam empreender em 2021:
1. Defina o tipo de negócio
Para ter um empreendimento, é necessário que ele
seja organizado desde o primeiro momento, afinal a sistematização vai ajudar o
empreendedor a saber planejar as tarefas que precisam ser feitas e em que tempo
devem ser realizadas diariamente para o tipo de estabelecimento que for
definido.
2. Conheça a concorrência
Não há como negar que a concorrência gera melhores
resultados, instigando o aperfeiçoamento do mercado. Não se pode ter medo
ou preguiça de estudar e aprender com seus concorrentes, afinal, eles podem ter
ótimas estratégias com as quais sua empresa pode implementar, elevando os
lucros.
3. Use a criatividade
Sempre esteja à procura de outras maneiras
inovadoras de melhorar o seu negócio e fazê-lo se destacar da concorrência.
Para começar, é essencial que você reconheça que não sabe tudo (e,
provavelmente, nunca saberá). Por isso, esteja aberto a novas ideias e novas
abordagens para ter lucro em seu empreendimento. Durante a crise vimos bares e
restaurantes que se reinventaram e apostaram em tendências como as Dark
Kitchens, sistema Grab and Go, marmitarias gourmets, entre outras.
4. Registre todas as informações
Todos os empreendimentos devem manter todos os seus
registros detalhados, como entrada e saída de insumos e alimentos, contratação
de profissionais, avaliações individuais, análise de fluxo de caixa. Ao fazer
isso, é possível saber, precisamente, em que situação o empreendimento está
financeiramente, além de perceber os desafios potenciais que podem aparecer
pelo caminho após a abertura.
5. Personalize o atendimento
Optar por uma recepção diferente que cause boa
impressão logo na entrada já te ajuda a se destacar entre a concorrência.
Muitas vezes são ações simples que fazem com que seu cliente se sinta especial.
Num bar ou num restaurante vá até as mesas, colha opinião e peça sugestões de
melhoria. Interagir com o seu público é o fator chave para personalizar seu
atendimento.
6. Seja criativo no visual dos pratos
Um prato mais bonito tem mais demanda, antes mesmo
do cliente experimentá-lo é inevitável que se interesse pela sua aparência. Por
isso, pense no quanto pode ser benéfico a primeira experiência que o consumidor tem. Além de
voltar, ele pode atrair mais pessoas com as fotos tiradas e as opiniões
espalhadas por amigos e familiares.
7. Aposte nas redes sociais
Alguns canais de comunicação na internet são ótimas
vitrines para divulgação de novidades, promoções, cardápios e feedbacks. Além
disso, alcançam uma grande quantidade de pessoas que possam se interessar pelo
serviços prestado. Por isso, estar presente nas redes sociais em que os
seus clientes estão ativos é fundamental para que o seu restaurante seja
lembrado.
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