Pesquisar no Blog

quinta-feira, 4 de março de 2021

MUITO ALÉM DA FANTASIA! 4 LIÇÕES QUE AS CRIANÇAS PODEM APRENDER COM HISTÓRIAS DE SUPER-HERÓIS

 Bem versus o mal, coragem para salvar o dia, a importância da amizade... Esses são temas comuns que toda história de super-herói traz, mas será que é só isso que essas histórias ensinam? Diversidade, empoderamento e responsabilidade também estão entre os valores que são transmitidos nas histórias e que inspiram crianças de forma lúdica e divertida. Abaixo, a pedagoga Claudia Onofre, da Dentro da História, plataforma de livros personalizáveis, e o autor e jornalista Sidney Gusman, parceiro da marca, listam importantes lições que as crianças aprendem ao lerem esse tipo de conteúdo.

 

Com roupas chamativas, atitudes exemplares e a responsabilidade de salvar o dia contra as forças do mal, os super-heróis já fazem parte do universo infantil e, por meio dos seus feitos, colaboram na educação e desenvolvimento das crianças trazendo uma enorme bagagem de ensinamentos. 

Sidney Gusman, autor de 3 títulos da DC Comics em parceria com a plataforma de livros personalizáveis Dentro da História, e um dos maiores especialistas em histórias em quadrinho do Brasil, ressalta que os heróis têm características únicas, mas com fatores em comum, que acabam os unindo. Isso acontece com Batman, Super-Homem e Mulher-Maravilha.

"Cada um deles tem suas peculiaridades, mas podemos resumir dizendo que os três lutam pela verdade, pelo certo, sempre tentando combater o mal e fazer do mundo um lugar melhor, com menos injustiças. E o mais incrível é que essa missão pode ser cumprida também por quem não tem poderes. Penso que essa é a mensagem dada nos livros e que, quando absorvida ainda na infância, levamos para o resto da vida".

Diante disso, considerando o poder da leitura infantil, que é capaz de desenvolver a atenção, vocabulário, estimular a criatividade e a curiosidade, as histórias são a melhor maneira de fazer com que as crianças admirem os super-heróis e as mensagens que eles passam? Para Sidney, a resposta é sim! "A leitura é sempre um passaporte para diversos mundos e realidades. Os super-heróis exercem nas crianças um fascínio natural. E como eles sempre disseminam mensagens do bem, para as crianças, acabam servindo como um exemplo a seguir", ressalta o autor.

Para Cláudia Onofre, educadora da Dentro da História, émuito interessante que as crianças se espelhem nos heróis e que os educadores saibam explorar isso da melhor maneira possível. "Uma forma é criando conexões entre o que elas veem no livro com uma situação da rotina. Por exemplo, quando o pequeno arrumar o cantinho da bagunça, relacionar o momento ao seu herói preferido, mostrando que ambos cumpriram com seus deveres em determinadas situações".


Vida real!

E quem disse que a imagem que a criança tem dos personagens não pode existir na vida real? Um exemplo muito clássico é a forma como eles enxergam seus pais, familiares próximos ou professores, considerando-os seus super-heróis. "Sempre falo que nossas crianças são esponjas e aprendem através do exemplo, da vivência e dos ensinamentos. Sugiro que cada adulto que traz essa referência de super-heróis possa resgatar o que tem mais de genuíno, o que admira em si, seu maior princípio... e mostre para a criança como isso contribui diretamente na vida da família e das pessoas que estão ao seu redor. Aproveite esse momento para mostrar que os super-heróis da vida real também falham, como o das histórias, mas que a família é a grande motivação para o recomeço, para se reinventar e lutar por novas conquistas ou momentos especiais. Essa relação aberta e próxima com a criança é única, além do vínculo e da memória afetiva irá encorajá-lo para enfrentar as dificuldades", comenta Cláudia.


4 Lições na prática!

Responsabilidade - Os super-heróis são responsáveis e assumem muitas obrigações, protegendo sua família, comunidade, cidade e mundo.

Lição: Trazer para a criança a importância de cuidar do outro e cumprir os combinados.

Diversidade - Os super-heróis são diferentes em suas características físicas e em seus poderes, porém todos têm sua missão e responsabilidade, ou seja, cada um tem seu espaço.

Lição: Mostrar para a criança a importância das diferenças, de respeitar o outro, que cada um tem habilidades e competências que se trabalhadas juntas tornam as pessoas mais fortes. Levando-os a perceberem que não existe o mais forte, o mais inteligente, o mais bonito etc. Existe um ser único que tem os seus poderes que devem ser explorados da melhor forma possível sem prejudicar o outro.

Caridade/Humanidade - Os super-heróis fazem o bem sem olhar a quem ou contar vantagens.
Lição: Mostrar a importância de ajudar e colaborar com os amigos ou com qualquer pessoa que precisa de ajuda, sem pensar em algo em troca e sem ter a necessidade de sair se glorificando.

Juntos somos mais fortes - Os super-heróis mesmo sendo poderosos e fortes, sempre precisam de ajuda.
Lição: É importante encorajar a criança a enfrentar as situações e seus medos, mas caso ela precise de ajuda para superar qualquer situação, mostrar que ela não há necessidade de ter vergonha de falar sobre isso.

:: O SUPERPODER DA PERSONALIZAÇÃO

Que criança nunca sonhou em ajudar os heróis nas aventuras? Assim como nos outros títulos da Dentro da História, as crianças podem vivenciar uma verdadeira imersão na história ao lado de Batman, Super-Homem e Mulher-Maravilha. Para isso, as famílias deverão criar um avatar personalizado de acordo com suas características físicas, como altura, tom de pele, cabelo, olhos, roupinhas e sapatos. Basta acessar a plataforma , selecionar o título e iniciar a personalização. A coleção Heróis DC está disponível no site por R 69,90 + frete!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados