divulgação internet |
Pesquisa do Grupo
Croma revela que a situação entre os mais pobres pode se agravar a cada semana
durante a pandemia
O Instituto de Pesquisa & Data Analiytics Croma
Insights, realizou 9080 entrevistas divididas em nove ondas
no período de 15 de fevereiro a 29 de abril de 2020, analisando o comportamento
do brasileiro na pandemia Covid-19 Coronavírus. A metodologia usada
foi painel on-line Toluna aplicada em todo o Brasil e analisada pelo
Grupo Croma 1*. Padrões comportamentais, a grande preocupação frente à pandemia
e a insegurança dos entrevistados com os serviços de transações on-line são os
destaques desta nova onda, bem como o surgimento de novas marcas lembradas
pelos brasileiros.
O impacto financeiro é visível principalmente para
o grupo de 26% que estão sem rendimentos por não poderem trabalhar, mas também
atingem outros grupos como aqueles que já tiveram suas jornadas de trabalho
reduzidas (10%) ou com férias forçadas (10%) e os que já estavam sem emprego
antes da pandemia (15%). Mais de 1,2 milhão de trabalhadores perderam empregos
só no primeiro trimestre, destes 800 mil eram informais e 400 mil perderam a
carteira assinada. A cada onda da pesquisa realizada, o número percentual
de empregados demitidos cresce e paralelo a estes números, os inscritos em
programas sociais ou emergenciais do governo. Indústrias, comércios e serviços
foram os mais afetados na ordem de demissões.
“A indústria e o varejo devem começar imediatamente
a preparar planos de atuação para atender aos sobreviventes da crise, ainda
durante a pandemia e, especialmente, depois dela. Mais do que nunca, marcas
deverão orientar e interferir positivamente e com utilidade o cotidiano das
pessoas, com ofertas de linhas de crédito e muita inovação de alguns negócios.
O mundo já não está mais tolerante a comportamentos herméticos demais. O
momento é totalmente propício para inovar”, afirma Edmar Bulla, CEO
do Grupo Croma.
A pesquisa ainda mostra que 60% não compraram
nenhum bem de consumo nos últimos meses, poupando as reservas para contas,
alimentação e itens de higiene. Com medo que a quarentena ainda se perdure por
meses, o pouco do dinheiro que entra será usado para necessidades essenciais.
Para o dia das mães, o comércio deverá manter as suas portas fechadas, causando
a maior queda de vendas no dia das mães dos últimos anos.
Divulgação - Internet
Edmar Bulla - fundador do Grupo Croma, que oferece
design de inovação. Graduado pela ESPM possui especializações em Neurociência e
Comportamento pela PUCRS e em Marketing Digital por Harvard, além de formações
em Música e Filosofia. Atuou em empresas como Nokia, PepsiCo e WPP, ocupando
posições regionais e globais. Coautor do livro Líderes de Marketing é professor
e palestrante convidado em eventos no Brasil e exterior. Bulla é apaixonado por
conduzir processos de transformação em grandes empresas.
1* Fonte: Pesquisa on-line Toluna. Análise:
Instituto de Pesquisa & Data Analytics Croma Insights. Onda 1: 19/02/2020
(n = 1.013), Onda 2: 04/03/2020 (n = 995), Onda 3: 18/03/2020 (n = 965), Onda
4: 23/04/2020 (1005), Onda 5: 30/03/2020 (1014), Onda 6: 05/04/2020
(1082), Onda 7: 12/04/2020 (1002), Onda 8: 19/04/2020 (1003), Onda 9:
29/04/2020 (1001).
Nenhum comentário:
Postar um comentário