Mudar de forma ágil e estratégica nunca, em momento
algum da humanidade, foi tão urgente para a sobrevivência, física e
empresarial, como nestes tempos de pandemia. Porém, a região da América Latina
e do Caribe, conhecida por passar por uma das maiores transformações digitais
do mundo, continua equilibrando altos níveis de adoção digital e baixos níveis
de inclusão financeira.
Uma das formas de acelerar o equilíbrio disso é
implementar o composable banking, uma nova abordagem que prevê o
desenvolvimento e a prestação de serviços financeiros baseados na montagem
rápida e flexível de sistemas independentes. Oferecendo desde score de crédito
até inteligência artificial, entre outros serviços. Esse conceito tem
ajudado instituições tradicionais a oferecer novas experiências aos clientes,
competir com as fintechs e responder à urgente necessidade por mudanças, sem
abrir mão de seus ativos construídos ao longo de décadas.
De acordo com a pesquisa Banco Digital na América
Latina, encomendada pela Mastercard e conduzida pela Americas Market
Intelligence, 55% dos consumidores da região têm uma conta bancária e mais da
metade realizam as transações bancárias online. Embora não seja surpreendente,
esse resultado marca uma tendência real, pressionando os bancos a avançar para
um modelo mais ágil, contínuo e digital.
O estudo indica cinco práticas recomendadas para que as instituições financeiras na AL adotem, já a partir deste ano, para garantir seu futuro no mercado:
1) Ir além dos serviços financeiros. Os bancos não podem mais operar em um silo, devem ser ágeis o bastante para operar na velocidade que a vida dos clientes caminha e não o contrário;
O estudo indica cinco práticas recomendadas para que as instituições financeiras na AL adotem, já a partir deste ano, para garantir seu futuro no mercado:
1) Ir além dos serviços financeiros. Os bancos não podem mais operar em um silo, devem ser ágeis o bastante para operar na velocidade que a vida dos clientes caminha e não o contrário;
2) Usar a inteligência artificial de forma adequada:
Enquanto cada cliente quer se sentir especial, oferecer atendimento individual em
um ambiente de baixo custo nem sempre é uma opção. Especialmente agora, devido
à Covid-19, usar ferramentas como chatbots e assistentes virtuais para ajudar
os clientes a navegar em sua experiência bancária devem fazer parte do novo
normal. A inteligência artificial é a tecnologia que orquestrará todas essas
ferramentas;
3) Ter todas as funcionalidades em um único canal. Na AL, muitos bancos ainda usam vários aplicativos para funções diferentes: um para a conta corrente, outro para o cartão de crédito e outro para a conta PJ. Hoje, o cliente demanda ter todas as funcionalidades em um único canal, porque a tolerância em usar diferentes aplicativos e plataformas ao realizar transações está mais baixa do que nunca;
4) Usar novas formas de monetização. Pagar tarifas desnecessárias está ficando fora de moda e, por isso, estão sendo questionadas. Um dos motivos é que as fintechs quebraram esse modelo tradicional. Agora, o fluxo de receita mais importante será a monetização dos dados do cliente. Embora ainda haja muito a ser feito para que isso aconteça com segurança na AL, essa é a tendência em um futuro próximo;
5) Fomentar a confiança do consumidor. Enquanto instituições financeiras tradicionais passaram décadas desenvolvendo a confiança do consumidor, os novos atores devem se concentrar em estratégias para acelerar o processo de construção da reputação na região. Confiança e segurança continuarão sendo a base do setor bancário.
3) Ter todas as funcionalidades em um único canal. Na AL, muitos bancos ainda usam vários aplicativos para funções diferentes: um para a conta corrente, outro para o cartão de crédito e outro para a conta PJ. Hoje, o cliente demanda ter todas as funcionalidades em um único canal, porque a tolerância em usar diferentes aplicativos e plataformas ao realizar transações está mais baixa do que nunca;
4) Usar novas formas de monetização. Pagar tarifas desnecessárias está ficando fora de moda e, por isso, estão sendo questionadas. Um dos motivos é que as fintechs quebraram esse modelo tradicional. Agora, o fluxo de receita mais importante será a monetização dos dados do cliente. Embora ainda haja muito a ser feito para que isso aconteça com segurança na AL, essa é a tendência em um futuro próximo;
5) Fomentar a confiança do consumidor. Enquanto instituições financeiras tradicionais passaram décadas desenvolvendo a confiança do consumidor, os novos atores devem se concentrar em estratégias para acelerar o processo de construção da reputação na região. Confiança e segurança continuarão sendo a base do setor bancário.
Não somos mais apenas os expectadores, mas peças
fundamentais na definição do futuro dos bancos na região.
Odilon Costa - CEO da Tree Solution
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