Diversas empresas
pelo mundo já haviam adotado a prática do trabalho em casa em alguns dias da
semana. A prática é percebida com maior frequência em setores ligados a
Serviços e Tecnologia, como consultorias, assessorias, desenvolvedores de
soluções técnicas, bem como atividades administrativas que podem ser feitas à
distância, como vendas, finanças, suporte técnico e tantas outras aplicações.
Trabalhar em casa pode ter vários significados, como liberdade, comodidade,
motivação, autogestão.
Nem sempre o home
office está ligado à produtividade. Na minha primeira experiência de trabalho
remoto, tive dificuldades de me adaptar e trabalhar bem. A casa convida para
não trabalhar, se você não tiver disciplina. Espaços de lazer, TV e internet,
momentos como almoço e pausas que podem ter um tempo muito maior do que o
habitual e outros ladrões do tempo podem interferir bastante no foco e no
resultado gerados.
Em tempos de
isolamento social por questões de pandemia, o home office ganha novos contornos
e realidades. Para quem pode trabalhar remotamente, o desafio é ainda maior
porque muitas iniciativas em outras esferas sociais (escolas, cinemas,
shopping, treinamentos, eventos) estão fechadas. Além disso, tem as questões do
convívio intenso familiar ? que significa para quem tem filho como eu ? que
entre e-mails, zaps e leituras, tem os momentos de ?desce daí, filho?, ou
?abaixa o volume da TV e só mais 10 minutos?, ou ?daqui a pouco o papai brinca
com você, deixa só eu terminar uma coisinha aqui?.
Por isso,
compartilho aqui um conjunto de dicas - baseadas em experiência própria e em
referências que li nesses dias - para que você consiga lidar bem com o home
office, não surtar e buscar um mínimo de produtividade no seu trabalho remoto:
1) Estabeleça uma rotina produtiva
- Rotina:
trabalhar em casa requer método e principalmente disciplina. É preciso adotar
uma nova rotina e aprender a separar o home do office. Acorde nos mesmos
horários, determine seus horários de trabalho e de outras atividades (brincar
com as crianças, cozinhar, limpar a casa, fazer exercícios e pausas) para que
as tarefas sejam cumpridas. E, no final do dia, ter um senso de realização
acima da média para o período.
- Distrações: na
hora do trabalho, evite ao máximo as dispersões - como redes sociais, pedidos
da família (pode fazer tal coisa...?), ligações que podem ser feitas depois. O
convívio social com amigos pode ser feito por aplicativos e redes sociais, mas
defina um tempo para isso, como final do dia ou à noite. Claro que você deve
ser informar a respeito do que está acontecendo no mundo também, mas cuidado
com tanta informação (verdadeira, sem contar as fake News) pois pode fazer você
ficar tão ou mais preocupado que não consegue voltar a trabalhar.
- Cabeça e
postura no trabalho: você está em casa, mas está trabalhando. Deixe o pijama de
lado, coloque uma roupa confortável e ponha seu foco no que precisa ser feito.
O comportamento que você teria no trabalho deve ser mantido no home office,
mesmo compreendendo que ter foco nesse momento de pandemia é mais desafiador.
2) Faça combinados com as outras pessoas na casa
- Esquema de
trabalho: seu escritório em casa não é apenas aquele ?cantinho?, ou o espaço do
papai ou da mamãe para trabalhar. Se por acaso você tiver filho(s), combine com
o(a) companheiro(a) como funcionará o esquema de trabalho. Pode ser necessário
revezar funções para que cada pessoa tenha o seu tempo dedicado ao lado
profissional e também para as questões pessoais, como cuidar da comida, do
filho, etc. Minha jornada de trabalho diária tem sido de 4h a 6h nesses
primeiros dias de isolamento social. Minha esposa também procura manter a
rotina dela de psicóloga, atendendo os pacientes remotamente. E quando um
trabalha, ou outro cuida do filho. Mas na hora do trabalho, faça um combinado
com você mesmo: trabalhe!
- Alinhamento: é
muito importante, para o funcionamento mínimo de uma rotina profissional, que
você invista tempo para promover conversas e alinhar combinados. Além de ser
bom para você e para as outras pessoas que convivem com você, será importante
para o seu planejamento e organização da rotina, pensando também que outras
pessoas do seu contexto profissional e prazos de entrega dependem dessa
organização.
3) Organize o espaço dedicado ao home office
- Organização:
ter um local preparado e arrumado é essencial para o home office, pois um local
bagunçado só atrapalha o andamento do trabalho. Portanto, invista em gavetas,
nichos e prateleiras para acomodar os materiais e arquivos de trabalho.
- Praticidade:
tenha a mão tudo o que precisar, como lápis, caneta, papel, post-its e outras
coisas que podem te ajudar a permanecer mais tempo no local sem sair (lembre-se
de tomar água com frequência, deixando garrafa e copo pertinho de você). Isso
lhe dará praticidade e produtividade.
- Personalidade:
montar um escritório em casa não significa que ele deve ser básico, sem
personalidade, como costumam ser os convencionais. Muito pelo contrário.
Deixe-o com a sua cara, escolha acessórios que darão um toque especial no
local.
4) Cuide da infraestrutura para viabilizar suas atividades profissionais
- Mesa e cadeira:
Tenha uma mesa de espaço adequado e uma cadeira confortável, que permita
sentar-se com a postura correta.
- Tecnologia:
além do computador pessoal, um dos itens mais importantes é ter uma boa internet
e uma impressora. Conexão com web é fundamental para não perder tempo com
transmissão de arquivos e acesso remoto. Se for possível, veja se a banda larga
atende suas necessidades ou aumente o pacote. E um equipamento multifuncional
de pequeno porte pode atender sua demanda. Mas lembre-se de ter cartuchos e
verificar seu funcionamento.
- Materiais: por
incrível que pareça, o que mais quebra o ritmo de quem trabalha em casa é a
falta de suprimentos de escritório ou informática. Por isso, faça uma lista de
todo o material necessário, veja o que já tem e vá as compras somente se for
muito necessário para montar seu escritório em casa. Se não tiver esses
recursos, procure adaptar o que já tem da melhor maneira possível.
- Iluminação:
considere a luz natural (janelas, entradas de luz do Sol) e a luz artificial
(lustres, luminárias, etc.) que tem no seu cômodo para planejar a iluminação
mais adequada. Se for indireta, por exemplo, causa sombreamento e força a
visão. Aposte na iluminação direta.
5) Aproveite para repensar suas verdades
- Crenças
limitantes: pode ser que você tenha até bastante experiência em fazer home
office, ou a situação possa ser uma novidade para você. Contudo, o isolamento
social e a necessidade de trabalho remoto que vivenciamos em 2020 pode
contribuir para questionar nas suas crenças, que podem ser limitantes. Será que
uma reunião só funciona se estiverem todos na mesma sala? Será que o trabalho
remoto é improdutivo? Vai ser mais difícil alinhar o trabalho da equipe e ver
resultado nisso? Podemos ter várias surpresas positivas nesse cenário, onde eu,
você e milhões de pessoas estão se autoavaliando e percebendo os ajustes
necessários para a boa prática do trabalho remoto.
- Amplie seu
conhecimento: muitas instituições de ensino estão abrindo gratuitamente suas
plataformas online para dar acesso ilimitado para milhões de pessoas. Pode ser
uma ótima oportunidade de investir no seu autodesenvolvimento, pesquisar e
conhecer mais referências sobre temas de especialidade. E, quem sabe, ampliar
sua visão de mundo, considerando outros pontos de vista para o mesmo assunto.
- Um novo você:
essa experiência de pandemia está mexendo com tudo mundo nesse planeta. Que
você continue vivo, saudável, seguindo as orientações da Organização Mundial de
Saúde (OMS) e que tire lições desse momento na sua trajetória de vida e
carreira. Você será uma pessoa diferente após tudo isso, inevitavelmente.
Convido você a abrir novos horizontes, deixar fluir e contribuir para que seu
resultado seja mais produtivo, desde o início, e que você se torne uma versão
melhor de si mesmo.
Renato Martinelli - Consultor associado da Minder, Trainer de Comunicação, Propósito e Performance, e tem como foco ajudar pessoas a desenvolverem competências de comunicação para potencializar engajamento e resultados com equipes e clientes. Possui mais de 20 anos de carreira, agrega experiências e conhecimentos em empresas nos setores de Agronegócio, Automobilístico, Alimentos e Bebidas, Comércio, Construção, Farmacêutico e Químico, Financeiro e Seguros, Papel e Celulose, TI e Telecom, Varejo. É especialista em temas relacionados à Comunicação, Liderança, Gestão de Equipes de Alto Desempenho e Gestão de Conflitos, Vendas, Negociação e Articulação de Soluções.
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