A advogada Paula Tudisco, do escritório Küster
Machado Advogados, explica porque o setor de saúde deve ter maior atenção com a
proteção de dados de pacientes e médicos
A
Lei Geral de Proteção de Dados tem gerado muitas dúvidas e questionamentos em
todos os setores, mas, especialmente na saúde, em que os dados são considerados
sensíveis e é por isso que a advogada Paula Tudisco, do escritório Küster
Machado Advogados, explica porque o setor da saúde deve ter atenção com a
proteção de dados de pacientes e médicos.
Ela explica que hospitais, clínicas médicas,
clínicas odontológicas, clínicas de exames laboratoriais e de imagem estão
envoltas com cadastros, envio de amostras para laboratórios, checagem de dados
do plano de saúde, placas de identificação nos quartos, troca de fichas de
pacientes, laudos de exames, debate de diagnósticos etc, ou seja, uma
infinidade de dados. “Nesses ambientes é comum encontrar computadores desbloqueados,
sem a necessidade de login e senha de acesso, sistemas desatualizados, sem
antivírus, redes wi-fi abertas, servidores de e-mail desprotegidos e até mesmo
equipes que compartilham informações de pacientes e médicos livremente, sem
qualquer tipo de criptografia. Também não é incomum profissionais que já foram
desligados da instituição continuarem como usuários ativos dos sistemas, com
acesso aos prontuários médicos”, comenta.
Nos dias de hoje, há notícias de diversos
incidentes envolvendo hospitais e clínicas médicas, tais como sequestro de
dados, manipulação de resultado de exames, vazamento de prontuários,
compartilhamento indevido de dados de saúde para fins comerciais, para
dificultar a contratação de plano de saúde em razão de doenças pré-existentes
ou alavancar os preços dos planos. “Um dos casos de ampla divulgação na mídia
ocorreu em Singapura, no qual o maior grupo de saúde, o SingHealth, sofreu
ataques em busca de dados pessoais do primeiro-ministro Lee Hsien Loong e
junto, informações pessoais sensíveis de aproximadamente 1,5 milhão de
pacientes foram furtadas”, conta a especialista.
Quais
medidas tomar para se adequar?
A advogada diz que não há motivos para pânico, pois
o dever de sigilo quanto aos dados pessoais não é algo novo na área da saúde,
uma vez que o Conselho Federal de Medicina possui regras rígidas sobre manuseio
e armazenamento de prontuário de paciente. “A Lei Geral de Proteção de Dados
vem ao encontro do dever de sigilo já presente na área da saúde, de forma a
preservar os dados pessoais dos pacientes armazenados nos bancos de dados das
diversas instituições do sistema de saúde”, diz.
Para Paula Tudisco, neste contexto, as instituições
de saúde deverão se adequar a fim de se prevenirem em relação às sanções por
vazamentos de dados de pacientes, ataques hackers e falha humana decorrente da
atuação de seus funcionários que tiverem acesso aos dados de pacientes.
A advogada cita alguns pontos importantes a serem
observados pelo setor de saúde, como:
Fazer uma identificação de todos os dados coletados
e armazenados pela instituição;
Levantamento de pacientes (novos e antigos),
colaboradores, prestadores de serviços, parceiros, sócios. É necessário que
essas informações sejam categorizadas e monitoradas;
Revisar as regras de privacidade para que fique
muito bem definido quem poderá acessar, controlar, processar e transferir os
dados;
Revisar os termos de consentimento assinados pelo
paciente e informa-lo para que, quando e por quem os seus dados foram
utilizados, bem como a possibilidade de solicitar a exclusão desses dados;
Investir em proteção física e virtual – as
informações necessitam ser armazenadas em ambientes comprovadamente seguros e
controlados;
Implantar soluções de proteção e segurança, com
redes criptografadas e softwares de monitoramento;
Atenção com a hospedagem desses dados em servidores
estrangeiros, em países que não possuam qualquer regulamentação sobre a
segurança da informação;
Para uso de inteligência artificial terá que
explicar ao paciente o que exatamente será feito com seus dados e como será o
auxílio da IA no tratamento.
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