Tem sido cada vez mais comum o uso do termo fake news.
Fenômeno mundial, as notícias falsas desacreditam os meios de comunicação,
destroem reputações, produzem prejuízos de todo tipo, muitos dos quais
irreversíveis. Os veículos de comunicação, no entanto, podem encontrar na
certificação digital a forma de evitar que esse tipo de notícia circule. De
acordo com Mauricio Balassiano, diretor de Certificação Digital da Serasa
Experian, com o uso de certificados digitais os veículos de modo geral podem
dar aos seus públicos a certeza de que a origem da notícia é confiável e,
portanto, ela é verdadeira.
“Mais que isso, os veículos podem usar de forma impressa
ou eletrônica a informação de que suas notícias são produzidas por
profissionais que utilizam a certificação digital na inserção da notícia final,
que será consumida por seus públicos. É como uma espécie de selo de segurança,
exatamente como existem hoje nos sites de compras e instituições bancárias”,
explica Balassiano. Desta forma, diz ele, a base de um noticiário passaria a
ser mais ou menos crível a partir da visão do próprio consumidor final. Seria a
comprovação de que a notícia foi apurada e checada antes de sua publicação.
O certificado digital passaria a ser a identidade digital
do jornalista nos meios digitais. Como hoje a disseminação das notícias se dá
de forma praticamente instantânea, sua veracidade seria, igualmente,
rapidamente comprovada ou não pela consulta à sua origem. “Se a origem for
atribuída por exemplo a determinado veículo ou agência de notícias, bastaria,
num click, verificar se aquele meio adota a certificação na inclusão de seus
conteúdos”, acrescenta Balassiano.
Serasa
Experian
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