1-
1- Incentive a criança a buscar alternativas na solução dos diferentes
problemas, a lidar com as adversidades desde coisas simples como arrumar o
guarda roupas até as próprias atividades escolares. Quando algo não der certo,
existem outras formas de fazer. Não deu pra pesquisar na internet, pesquisa na
revista, no jornal, etc.
RESILIÊNCIA.
2-
2-Motive sempre que julgar necessário,
usar expressões do tipo “você vai conseguir”, “nem sempre conseguimos da
primeira vez”, “ tente novamente” nas mais diversas situações. MOTIVAÇÃO E
AUTOESTIMA
3-
3-Dê exemplos e incentive a colaboração e cooperação. Como eu posso ajudar o
outro? Posso dar uma carona, ensinar o amigo a fazer uma lição de casa, ajudar
a mãe a arrumar a mesa. COOPERAÇÃO E COLABORAÇÃO
4-
4-Cobre ações de organização e planejamento na sua casa. Procure orientar como arrumar o quarto, como
deixar a mala mais organizada para encontrar os itens que procura e oriente
como deve planejar seus horários e atividades. Horário para estudar, ler agenda
com antecedência.
ORGANIZAÇÂO E PLANEJAMENTO
5-
5-Exercite e Pratique junto com os familiares o contar até dez. quando surgir
alguma discussão ou desentendimento em casa, sugira parar para pensar e depois
voltar a assunto. AUTOCONTROLE
6-
6-Ajude a criança a descobrir coisas novas. Seja uma nova musica de um cantor
que ela goste ou os pratos favoritos no país do cantor X. Despertar a
curiosidade é uma forma de desenvolver o espirito de investigação fundamental
para a pesquisa. CURIOSIDADE
7-
7- Ao
buscar administrar e resolver as diferenças procure estabelecer procedimentos
que atendam aos interesses das partes envolvidas, minimizando o desgaste e os
gastos desnecessários. Se a conta de celular esta muito alta, crie procedimentos
para reduzi-la: horário para acessar internet, reduzir o numero de SMS,
pesquisar planos mais econômicos, etc. NEGOCIAÇÃO.
8-
8-Ao explicar o porquê devemos separar o lixo para reciclagem, explique o
processo como um todo e não apenas que devemos
colocar em latas distintas. Explicar que o papel vem das árvores, que é
possível reutilizar as garrafas pets em vários produtos, que é possível fazer
telhas com caixinhas tetrapak, faz com que a criança entenda o processo dos
produtos como um todo e não apenas a parte que ele utiliza. SUSTENTABILIDADE
9-
9- Permita que a criança faça propostas de mudanças no roteiro do caminho, no
supermercado que vocês frequentam, no filme que desejam assistir desde que ela
tenha uma opinião a respeito. Treine que
ela pense em novas possibilidades para as ações do cotidiano, isso ajuda a
“pensar fora da caixa”. INOVAÇÃO
1010- Trabalhe a comunicação das ideias da criança e o respeito
às opiniões contrarias as suas. Ela precisa saber aceitar as suas limitações e
as dos outros. Explique os porquês para que ela aprenda a defender a sua
opinião e quando necessário complementar a sua opinião com as ideias dos
outros. Administrar a rotina familiar de
uma forma onde todos possam se expressar e onde tenha uma figura liderando,
pelo menos, cada uma das situações..
LIDERANÇA
Fonte: Colégio Internacional Anhembi
Morumbi
Nenhum comentário:
Postar um comentário