Kim Archetti,
especialista em comunicação verbal, lista técnicas para driblar o nervosismo e
a insegurança e passar uma ótima impressão para gestores, colegas e outros
interlocutores durante encontros de negócios
Seja
um empreendedor, um funcionário de corporação ou um executivo de qualquer
escalão, todo profissional precisará em algum momento da carreira participar de
uma reunião para apresentar uma ideia, um produto, ou até mesmo vender os serviços
da sua empresa para clientes, parceiros ou outros profissionais atuantes no
mesmo setor.
Para
muitos, fica difícil controlar o nervosismo que situações como essa podem
causar. Para Kim
Archetti, especialista em comunicação verbal, um dos segredos para não
'travar' durante uma reunião por conta do medo está em agir da forma mais
natural e espontânea que conseguir. "Quando você elimina da sua mente a
frase 'o que os outros vão pensar de mim', você se permite se divertir, errar,
experimentar novas técnicas, e aprender com o processo", diz.
Outra
dica valiosa, segundo o especialista, é que, quando se está em destaque, as
pessoas analisam não apenas o que se diz, mas a postura adotada, que envolve
entonação, expressão corporal, naturalidade, etc. "Aumentar um pouco o tom
da voz, mostrar firmeza nas palavras e ter segurança e riqueza expressiva nos
gestos ajudará a demonstrar o que os demais precisam enxergar nesse momento:
que você está preparado", ensina.
Archetti,
que também é CEO & Founder do Awakim
Academy - startup de educação com foco em comunicação e protagonismo-
lista cinco estratégias para manter o controle e posicionar-se bem durante uma
reunião de negócios:
(Im)Perfeição: Existe o ditado 'a pressa é
inimiga da perfeição', mas poderia ser 'a perfeição é inimiga da própria
perfeição'. "Quando uma pessoa busca única e exclusivamente ser perfeita,
pode deixar de aproveitar situações que poderiam lhe render mais sucesso
naquilo que está sendo executado. Não é preciso acertar 100%, quando alguém faz
o que sabe fazer e busca de alguma forma se divertir com a situação, é
bem-sucedido. Por isso, é importante tirar o melhor proveito possível e fazer
tudo fluir de forma natural", recomenda.
Confiança: Se você foi chamado para uma
apresentação ou uma reunião, muito provavelmente o conteúdo que irá apresentar
tem por base conhecimentos que você já domina. Por isso, o próximo passo é
trabalhar a autoconfiança e seguir adiante. "A partir do momento em
que você se impuser no modo de falar e na postura assertiva, você não estará
apenas mostrando o quanto é confiante aos demais, como também a si mesmo. Dessa
forma, você conseguirá enganar seu cérebro e passará a confiança necessária,
que irá evoluir gradativamente conforme avançar com sua apresentação",
aponta.
Narrativa: Para Archetti, não basta ter um
conteúdo organizado e informativo, é necessário que seja construído de acordo
com o perfil daquele público. "É preciso entender quem serão seus ouvintes
e montar um discurso customizado. Para deixá-lo ainda mais interessante, é
preciso que tenha nuances, com um pouco de humor e emoção, para envolver ainda
mais as pessoas, além de expressões faciais e corporais de acordo", ensina
Archetti.
Empatia: Na visão do especialista, a
falta de empatia é outro problema recorrente, que poderá levar à falta de
engajamento. "Por mais que a pessoa entenda do assunto que está abordando,
ninguém está lá apenas para ouvir sobre a excelência dos seus serviços. É
possível posicionar-se como um especialista ou conhecedor do assunto, sem
exagerar na performance e acabar por afetar sua reputação ou a da empresa que
representa", analisa ele.
Treino: Tudo
na vida melhora com técnicas e com treino. "Primeiro aprende-se a técnica
certa, depois treina-se para aperfeiçoá-la. É necessário buscar sempre métodos
para aprimorar cada vez mais cada técnica, tornando-se um protagonista não
somente de uma reunião mas da carreira e da vida, agindo de forma cada vez mais
autêntica", finaliza o especialista.
Kim Archetti -
Especialista em comunicação verbal, é CEO & Founder do Awakim Academy -
startup de educação com foco em comunicação e protagonismo. Tornou-se popular
por seus shows como comediante de Stand-Up e Mestre de Cerimônias, e criou o
método de palestras humortivacionais, com mais de 300 palestras feitas para
empresas do Brasil. Em 2017, foi consagrado pelo público e prefeito de São
Paulo, João Dória Jr. pela veiculação do vídeo "Recado ao Prefeito de São
Paulo", que em poucos dias teve mais de 4,2 milhões de visualizações e 100
mil compartilhamento orgânicos.
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