A mobilidade é uma área muito importante na estratégia de
Transformação Digital de uma empresa passando a fazer parte do dia a dia dos
profissionais de vendas que perceberam que as novas tecnologias permitem maior
visibilidade e controle das atividades em campo. Com as informações coletadas é
possível gerar relatórios de insights acionáveis, melhorando a
tomada de decisão e a definição de estratégias de vendas e marketing. Na
indústria de alimentos não é diferente e se torna ainda mais relevante
considerando as peculiaridades deste setor - como o controle de estoque e a
data de validade dos alimentos, por exemplo.
Dados da Organização das Nações Unidas - ONU estimam que um terço
da produção mundial de alimentos seja perdida ou desperdiçada a cada ano no
mundo. Na América Latina o percentual chega perto de 15% e na África a 22%. Nos
países destas regiões, as perdas se concentram no início da cadeia alimentar,
nas etapas da produção agropecuária, colheita e armazenagem. Falando
especificamente do Brasil, o país que tem boas práticas - como as centrais de
abastecimento (ceasas) e bancos de alimentos - entre 10% e 30% dos alimentos
são desperdiçados desde a colheita até o consumidor, podendo chegar a 40% em
alguns casos.
Considerando estes dados, contar com iniciativas que auxiliem na
diminuição do desperdício de alimentos se torna de extrema importânciapara o
sucesso dos negócios.
Uma melhor gestão da venda dos alimentos é o primeiro passo e a
mobilidade corporativa é o caminho a ser seguido. Por meio da mobilidade e de
soluções de automação dos processos do ciclo de vendas, os pedidos são
realizados em tempo real, fazendo com que a indústria de alimentos tenha um
melhor controle do seu estoque e maior produtividade, ampliando o resultado em
vendas.
Neste cenário, fica claro o porquê de as previsões da consultoria
IDC Brasil para 2018, que apontam um aumento significativo na venda de
dispositivos móveis para o mercado corporativo. Estima-se que a demanda será de
3,5 milhões de dispositivos móveis só em 2018, o que representará 6% do volume
total de vendas desses aparelhos no Brasil.
Considerando que no Brasil nem todas as localidades possuem
internet de qualidade, as soluções que trabalham off-line, atualizando as
informações assim que houver acesso a rede ganharão cada vez mais destaque.
Além da praticidade, otimização de tempo e redução de custos, as empresas
garantem um rico histórico de informações, podendo se preparar com antecedência
para atender as demandas de seus clientes - o que é ainda mais relevante para a
indústria de alimentos que pode monitorar outras oportunidades de aumento das
vendas de um determinado produto de acordo com o período do ano.
É importante avaliar qual solução melhor atende as exigências de
cada negócio para melhor gestão e execução perfeita em todas as etapas da
cadeia de vendas. Aposte nesta tecnologia e pontencializar os resultados do seu
negócio.
Sandra
Vaz é Chief of Sales & Marketing da MC1 - multinacional brasileira
especializada em inteligência de vendas utilizando soluções de mobilidade
corporativa. Presente em mais de 21 países com um portfólio completo para força
de vendas e trade marketing suporta cerca de 50 mil usuários e é apontada pelo
Gartner como líder na América Latina “Market Guide for Retail Executionand
Monitoring Solutions for the Consumer Goods Industry“. Mais informações no
site: www.mc1.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário