Considerado a ‘bola da vez’ para os influenciadores
digitais o Instagram já foi uma rede mais fácil de se trabalhar, mas, com as
recentes mudanças no algoritmo – código que filtra a entrega dos posts –, é
preciso usar algumas estratégias para se ter visibilidade e entregar conteúdo
para as pessoas certas. Pensando nisso, a especialista em empreendedorismo
digital, Simone Siqueira, separou algumas dicas que podem ajudar empreendedores
e marcas a ‘driblarem’ essa dificuldade.
Para quem trabalha de forma orgânica, ou seja, sem
patrocinar suas postagens, o algoritmo da rede está cada vez mais apertado.
Isso se reflete principalmente na rotina dos influenciadores digitais, por
isso, usar a criatividade na comunicação pode ser uma boa estratégia. “O que
ocorre é que no alcance orgânico o percentual de pessoas alcançadas diminuiu e
as publicações aparecem mais vezes para os mesmos seguidores”, comenta.
Por isso, respostas monossilábicas ou emojis
deixados nos comentários não são mais considerados satisfatórios para gerar
engajamento de seus seguidores. A dica da especialista é sempre responder aos
comentários deixados, estimulando-os a escrever outras vezes, o que pode
contribuir muito com seu engajamento. “Faça perguntas que demandem respostas
mais elaboradas, muito além do Sim ou Não”, ressalta.
Outra sugestão é que você use e abuse das hastags.
Encontre as mais relevantes para seu mercado de atuação, vá alternando em seus
posts as que são mais importantes para seu nicho, principalmente nos stories, e
para mantê-las camufladas, deixe-as bem pequenas e na mesma cor do fundo usando
para isso o conta gotas da ferramenta.
Por fim, migre sua conta para a versão business,
que favorece influenciadores digitais e marcas. Para isso basta entrar nas
configurações do aplicativo e fazer a migração para a conta comercial. “Neste
formato é possível impulsionar postagens e também usar o analytics diariamente
para ações estratégicas de marketing de influência. Além disso, produza
conteúdo de qualidade, que desperte interesse, porque assim, mesmo sendo
orgânico, seus seguidores irão busca-lo por conta própria”, destaca Simone.
Simone Siqueira teve sua primeira experiência como
empreendedora aos 16 anos, como professora de piano, profissão que norteou sua
primeira formação superior. Já na década de 1990 abriu uma empresa voltada à
computação para crianças e, por isso, investiu em uma licenciatura na área, que
a levou a atuar com tecnologia aliada à Educação, de forma autônoma. Desde
então fez outras especializações, como Design Instrucional, MBA em
Administração e Marketing Digital. Desde 2011 está à frente da empresa Educação
Digital e há 5 anos ingressou no universo do marketing digital com o propósito
de ajudar pessoas a criar, de forma estratégica, network de qualidade nas redes
sociais, produzindo conteúdos que agreguem valor à sua marca, resultando na
conquista de uma forte Identidade digital.
Simone
Siqueira - Facebook/Instagram @simonesiqueiratreinamentos I
Youtube SIMONESIQUEIRATV I site educacaodigital.com
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