Pesquisar no Blog

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Pinacoteca comemora o Dia Nacional do Surdo com programação especial




Contação de história em libras e palestra acontecem dia 26/09 a partir das 14 horas. Ação é gratuita e aberta ao público

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura do Estado, vai celebrar o Dia Nacional do Surdo, comemorado em 26 de setembro, com duas ações especiais. A partir das 14 horas acontecerá uma contação de história em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e depois está prevista uma palestra sobre o assunto.

A narrativa, liderada pela educadora surda Sabrina Denise Ribeiro e pela intérprete de Libras Amanda de Lima Oliveira, será construída a partir das esculturas Ninfa Eco e Caçador Narciso, obras de 1745 e assinadas pelo Mestre Valentim. Elas fazem parte do acervo da instituição e integram a exposição Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca de São Paulo

A contação de história tem duração média de uma hora. Na sequência, a partir das 15h30, os participantes poderão se dirigir ao Espaço NAE, que se encontra no Térreo da Pinacoteca, para assistir a uma palestra sobre Cultura Surda: Língua de Sinais, Arte e Educação, ministrada pela educadora.

As atrações são gratuitas e abertas a todos os interessados. “Uma proposta para surdos e ouvintes que, além de marcar esta data tão significativa, tem como objetivo aproximar essas duas culturas no universo da arte e do museu”, explica Margarete de Oliveira, assistente de Coordenação do Programa Educativo para Públicos Especiais.

O projeto de contação de histórias em libras acontece mensalmente, no último sábado do mês, sempre às 14 horas. Os próximos encontros estão previstos para os dias 31/10 e 28/11. Podem participar surdos e ouvintes.

O NAE tem patrocínio da IBM, do Grupo Segurador BB e Mapfre, da Cielo, da White Martins e da Even.

SERVIÇO:
26 de setembro – Dia Nacional do Surdo
Pinacoteca do Estado de São Paulo – Praça da Luz, número 02
Das 14h às 15h – Contação de História em Libras – Espaço átrio / 2º andar
Das 15h30 às 16h30 – Palestra Cultura Surda: Língua de Sinais, Arte e Educação - Espaço NAE – Térreo  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados