Pesquisar no Blog

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Inclusão da pessoa idosa no ambiente urbano – Um desafio a ser alcançado





Alinhada à ONU, SBGG chama atenção para aspectos a serem aperfeiçoados para adaptar as cidades ao novo perfil populacional


Em seu 25º ano, no Dia Internacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), alinhada ao direcionamento da Organização das Nações Unidas (ONU), chama a atenção para a “sustentabilidade e inclusão da pessoa idosa no ambiente urbano”. 

Segundo dados apresentados pela ONU estima-se que 1 em cada 10 pessoas do mundo devam residir em áreas urbanos nos países em desenvolvimento, como o Brasil, até 2030. Simultaneamente, é notório o crescente número de pessoas idosas na população. Só no Brasil o número de idosos já alcança 22,9 milhões (11,34% da população) e a estimativa é de que nos próximos 30 anos esse número mais que triplique. 

A combinação de migração para os centros urbanos com o aumento dos idosos significa que o número de pessoas com mais de 60 anos vivendo em cidades pode crescer para mais de 900 milhões em 2050, o que representa um quarto do total da população urbana – ou seja, 1 em cada 5 pessoas será idoso. 

Para a SBGG são necessários esforços interdisciplinares ligados ao envelhecimento para que possa haver mudanças a fim de que haja no Brasil a preparação para esta nova e emergente realidade populacional. De acordo o presidente da Sociedade, João Bastos Freire Neto, o ambiente urbano sustentável e inclusivo deve permitir segurança, acessibilidade e oportunidades e, atualmente, verifica-se que pessoa idosa não está contemplada nesse contexto, apesar do crescimento populacional significativo no País. Ele esclarece que o envelhecimento é um processo contínuo, irreversível e universal e todas as pessoas desejam uma vida com qualidade, autonomia, independência e segurança em qualquer idade. 

A presidente do Departamento de Gerontologia, Maria Angélica Sanchez, alerta para o fato de que embora haja políticas voltadas ao idoso, como o Estatuto e a Política Nacional do Idoso (PNI), por exemplo, elas precisam ser colocadas em prática. “O Brasil precisa despertar agora para a nova realidade demográfica. Não podemos ficar apenas pensando no que vai acontecer em 2030 ou 2050, caso contrário, vamos nos deparar com um cenário caótico. Temos que nos adequar a esta realidade hoje”, ressalta a especialista em gerontologia. 

Freire Neto avalia que é preciso propiciar condições para que o idoso continue participativo na comunidade em que vive. De acordo com a ONU, os transportes são considerados “uma das pedras angulares para a participação, independência e inclusão social da pessoa idosa”.  Neste sentido as cidades precisam ser repensadas para atender às necessidades principalmente, das pessoas idosas, para que elas não venham a serem prisioneiras no meio em que vivem, mas que tenham oportunidades para continuarem ativos, da forma que lhe convierem.

​​A discussão estabelecida neste 25º aniversário do “Dia Internacional do Idoso” acontece em antecipação da III Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III) a ser realizada em 2016 pela ONU, que irá repercutir não só sobre o impacto do novo ambiente urbano em pessoas idosas, mas também o impacto dos idosos sobre o novo ambiente urbano. 


Agenda* de Ações pelo Dia Internacional do Idoso
*sujeita a inserções de novos locais no decorrer do período

Para celebrar o Dia Internacional do Idoso, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), por meio de suas seções estaduais, irá realizar algumas atividades em diferentes locais do País junto à população.

Confira informações na agenda abaixo: 

São Paulo (SP)
Data: 1 a 4 de outubro
SBGG-SP apoia a I Virada da Maturidade
A seção São Paulo da SBGG irá apoiar as atividades promovidas pela Virada da Maturidade.
Serão atividades como rodas de conversa, cinedebates, apresentações culturais em instituições parceiras como HC, CRI, HSPM, HSPE, nos dias 1 e 2, e atividades culturais nos dias 3 e 4 no Parque da Água Branca. 

Site oficial com informações sobre a atividade: http://www.viradadamaturidade.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados