Pesquisar no Blog

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

JUDEUS CELEBRAM O DIA MAIS IMPORTANTE DO CALENDÁRIO RELIGIOSO




Autoridades e representantes da Federação Israelita participam da cerimônia de Iom Kipur na sinagoga Centro Israelita - Rua Henrique Dias, 73 - Bom Fim, no dia 22, às 18h15, e no dia 23, às 12h30, na União Israelita.

A população judaica lembra a partir do entardecer do dia 22 de setembro – terça-feira, a data mais sagrada do calendário hebraico: O Iom Kipur (Dia do Perdão), que a tradição judaica descreve como o "sábado dos sábados". Em Israel, todas as atividades serão interrompidas antes do pôr do sol e milhares de judeus vão para as sinagogas rezar e refletir. Em Porto Alegre, as famílias também se reúnem fazendo desse período o de maior movimentação nas sinagogas.
Autoridades e representantes da Federação Israelita participam da cerimônia de Iom Kipur na sinagoga Centro Israelita - R. Henrique Dias, 73 - Bom Fim, na terça-feira, 22/09, a partir das 18h15. E no dia 23/03, às 12h30, na União Israelita – Rua Barros Cassal, nº 750.
É um dia de jejum, reflexões e orações. É o dia da reconciliação e do perdão. Durante 24 horas, o judeu deve retirar-se do mundo material, de seus interesses e compromissos e dedicar-se somente às necessidades da alma e do espírito. O jejum rigoroso não tem outra finalidade senão a de colocar a pessoa acima de todos seus valores materiais. O dia é solene e sagrado. Nele reina uma atmosfera de serenidade e de elevação espiritual.
A reconciliação e o ato de perdoar o seu semelhante por algo de errado cometido é um dos fatos mais importantes deste dia, já que estas atitudes estão ao alcance do ser humano e dependem unicamente dele. Um dos temas importantes desta data refere-se à simbólica inscrição no "Livro da Vida".
A vida de um judeu depende se ele toma ou não a decisão de fazer correções de seus atos. A reza, a caridade e o arrependimento são as respostas que o homem dá para justificar a sua inscrição no "Livro da Vida".     O livre arbítrio do homem – tomando a decisão consciente de olhar para dentro de si mesmo, de rever sua própria vida e de fazer as correções necessárias - completam o sentido espiritual deste dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados