Pesquisar no Blog

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Dicas na hora de levar as crianças para fazer exame de sangue





Confira ideias para tranquilizar seu filho e tornar este momento menos desagradável

Choro, gritaria e nervosismo. Essa é uma situação comum para os pais quando precisam levar seus filhos pequenos para fazer exame de sangue – e eles acabam sofrendo mais que os pequenos. Além do medo da agulha, as crianças também não costumam simpatizar com o ambiente dos hospitais e laboratórios. Por isso, a Dra. Audrey Zeinad, hematologista que integra o corpo clínico do Delboni Medicina Diagnóstica, traz algumas dicas para tornar este momento menos desagradável.  
·         Converse com seu filho: Mesmo as crianças menores tendem a ficar mais calmas quando os pais conversam e explicam a situação. “É importante que os pais deixem claro que isso é para o bem da saúde e que irá passar rápido. Dar broncas na criança por sentir medo pode, em alguns casos, deixá-la mais agitada e até traumatizá-la”, afirma a médica.
·         Não se irrite com o choro: É normal que as crianças chorem durante esse tipo de procedimento, e o melhor a fazer é não puni-la por isso, ainda mais quando a criança é pequena. Chorar é a única forma de expressar esse sentimento.
·         Abuse da criatividade: Muitas crianças ficam motivadas se forem estimuladas com artefatos lúdicos, como um “diploma de coragem”, ou até um bilhetinho carinhoso que o parabeniza pela atitude. Esse tipo de atitude também evita que os pequenos fiquem com algum trauma depois, já que irão guardar bons momentos da situação.
·         Não demonstre medo: É comum que os próprios pais sintam desconforto ao fazer exames de sangue. Mas é importante lembrar que o exemplo é tão – ou até mais – importante que palavras. Por isso, descomplique e evite falar sobre seus medos.
·         Não crie dependência: Algumas crianças maiores lidam bem com a situação e às vezes até pedem para fazer o exame sem os pais. Nestes casos, é importante respeitar a vontade dos pequenos.
·         Sempre que possível, busque recursos tecnológicos: Já existem dispositivos que permitem a visualização dos vasos, facilitando a coleta de sangue sobretudo em crianças, idosos, pacientes em tratamento quimioterápico e obesos, cujas veias são  mais difíceis de localizar. Se estiver ao seu alcance, procure um local de sua confiança que conte com esta possibilidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados