Pesquisar no Blog

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Faça a coisa certa: comportamento seguro em escadas rolantes e elevadores é tema de ação para crianças e pais no dia 03 de outubro





Objetivo é orientar as crianças e conscientizar os pais sobre como usar de forma correta esses equipamentos

Para orientar as crianças e conscientizar os pais sobre como usar de forma correta e segura os elevadores, as escadas rolantes e as esteiras rolantes, acontece no dia 03 de outubro a 8ª edição da Ação Faça a Coisa Certa – Dia das Crianças.
Realização da ThyssenKrupp Elevadores, uma das maiores fabricantes de tecnologias de elevação e mobilidade urbana do Brasil, em parceria com shopping centers de todo o País, este ano a ação contará com a participação de 23 shoppings, além de um aeroporto, totalizando 16 cidades de 11 Estados participantes. Nos últimos três anos, a ação sensibilizou mais de 100 mil crianças. 
Em São Paulo, a Faça a Coisa Certa acontecerá no Shopping Anália Franco, na Capital.
Cada vez mais presentes no dia a dia das crianças, os elevadores e as escadas rolantes são equipamentos seguros e que cumprem uma função importante para o deslocamento das pessoas nas cidades. São úteis para sair de casa, ir ao trabalho, ao médico, escola e até na hora de viajar.
Os shopping centers, que são a opção de lazer de uma grande fatia da população brasileira, com público estimado de 431 milhões de pessoas por mês, segundo dados de 2014 da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), são um bom exemplo de como o vai e vem da população depende dos equipamentos de transporte vertical. 
Neste cenário, a criança merece atenção especial, pois como não tem noção do perigo, fica mais exposta a acidentes, por isso, como diz o ditado, todo cuidado é pouco. Curiosas por natureza, as crianças gostam de explorar tudo que é novo e diferente e ficam encantadas com o movimento das escadas rolantes que parecem um brinquedo tipo montanha-russa; bem como, com o elevador que vira esconderijo na brincadeira com os amigos de subir e descer os andares.
A fantasia, porém, cria situações que podem colocar a segurança dos pequenos em risco, principalmente quando o adulto não está por perto para zelar por eles.
Em algumas cidades brasileiras, as crianças menores de 10 anos só devem usar o elevador se estiverem acompanhadas de um adulto, por determinação de leis municipais. No caso das escadas e esteiras rolantes, a Norma Brasileira (NBR NM 195/1999), determina o uso de avisos de alerta sobre situações de perigo nos locais onde os equipamentos estão instalados para chamar a atenção da população. Adesivos fixados junto às escadas rolantes também são usados para indicar as situações que são proibidas por Norma, como transportar o bebê no carrinho na escada rolante. 
Prevenção
Os acidentes ou as lesões não intencionais representam a principal causa de morte de crianças de um a 14 anos no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. No total, cerca de 4,7 mil crianças morrem e 122 mil são hospitalizadas anualmente vítimas de acidentes.
No mundo, 830 mil crianças morrem vítimas de acidentes por ano, segundo o Relatório Mundial sobre Prevenção de Acidentes com Crianças e Adolescentes, publicação da Organização Mundial da Saúde e do UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância.
            A prevenção ainda é o maior aliado contra os acidentes. Estudos da ONG Safe Kids Worldwide mostram que 90% dos acidentes podem ser evitados com medidas simples, como mudar o comportamento dos adultos, adequar os espaços para as crianças, criar e fiscalizar leis para inibir práticas inseguras, desenvolver e promover o uso de equipamentos de segurança e de políticas públicas que tenham a prevenção como objetivo. 

Para acessar os materiais da Faça a Coisa Certa basta clicar nos links abaixo:



Shopping Anália Franco
Data: 03 de outubro, sábado
Horário: Das 14h às 20H
Local: Piso Orquídea, em frente à loja Le Postiche, próximo à escada rolante
Endereço: Avenida Regente Feijó, nº 1.739 – Tatuapé – São Paulo/Capital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados