Pesquisar no Blog

domingo, 27 de setembro de 2015

Problemas no coração podem aparecer em qualquer idade





As estatísticas mostram que os brasileiros ainda cuidam pouco da saúde do coração. De acordo com o Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares são responsáveis por 29,4% de todas as mortes registradas no país em um ano. A alta frequência do problema coloca o Brasil entre os 10 países com os maiores índices de mortes por doenças cardiovasculares.
Engana-se quem pensa que a primeira consulta com o cardiologista só deve acontecer depois dos 40 anos. Doenças do coração podem se manifestar em qualquer idade e colocar a vida em risco. “Os principais problemas que acometem os jovens de até 20 anos são as cardiopatias congênitas, ou seja, anomalias na formação do coração e dos grandes vasos que acontecem enquanto o feto está se desenvolvendo. Os sintomas, como pele com coloração azulada, falta de ar e cansaço excessivo, podem aparecer ainda na infância, até o início da fase adulta ou serem inexistentes”, revela o cardiologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Humberto Freitas.
Dependendo dos hábitos de vida, uma pessoa que nasceu com um coração saudável pode deixá-lo doente e apresentar sérios problemas a partir dos 30 anos. “Hipertensão, diabetes, tabagismo, sedentarismo, obesidade e colesterol alto são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares porque favorecem o acúmulo de placas de gordura nas artérias e podem levar a arritmias cardíacas (ritmo de batimento do coração anormal), isquemias (diminuição da passagem de sangue pelas artérias coronárias) ou anginas (dor ou desconforto torácico). Os homens com mais de 35 anos e as mulheres acima dos 40 anos que estão entrando na menopausa precisam redobrar os cuidados, pois têm mais chances de sofrer um infarto agudo do miocárdio”, alerta.
Por isso, o acompanhamento com um especialista é fundamental. “Um cardiologista clínico pode verificar o estado de saúde do paciente por meio de exames laboratoriais que medem a glicose e colesterol, eletrocardiograma, teste ergométrico e angiotomografia das artérias coronárias e, com base nos resultados, recomendar o tratamento mais assertivo para prevenir danos mais graves ao coração”, explica o especialista.
Para pacientes que já apresentam sintomas de dor no peito, o médico pode indicar o Serviço de Hemodinâmica, área da Cardiologia que utiliza técnica minimamente invasiva para diagnóstico e tratamento de doenças no coração. No local, é possível realizar cateterismo para localizar a artéria obstruída pelas placas de gordura e angioplastia para desobstrução, o que previne o infarto agudo do miocárdio ou contribui para o salvamento da vida do paciente que está sofrendo um ataque cardíaco”, conta.
“Quanto mais cedo forem iniciados os cuidados, maiores são as chances de prevenir problemas com o avançar da idade. Hábitos saudáveis de vida, como prática de atividade física e alimentação equilibrada com pouca gordura e pouco sal, contribuem para uma boa saúde do coração”, reforça Freitas.

Humberto Freitas - cardiologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados