Pesquisar no Blog

sábado, 26 de setembro de 2015

7 hábitos para uma vida mais saudável




Vivemos em uma sociedade que valoriza mais o trabalho que o ócio. No Brasil a lei limita que a jornada laboral seja de 44 horas semanais, porém esta não é a realidade no nosso país.  Segundo dados da PED (Pesquisa de Emprego e Desemprego), realizada pelo DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), em parceria com a Fundação Seade e instituições regionais, e com o apoio o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), ela pode chegar a 47,2 horas semanais em Recife, por exemplo.  Como consequência deste desgaste físico alguns hábitos como o sono, a alimentação e o bem estar são afetados.
Para tentar reverter este quadro é necessário conscientizar-se da importância de uma vida saudável. E não estamos falando de grandes sacrifícios, mudar pequenos hábitos em sua rotina é o suficiente para melhorar a qualidade de vida.  A continuação revelamos sete destes truques:
1. Comer de maneira equilibrada: a dieta mediterrânea pode ser a melhor opção, se trata de uma alimentação saudável que aporta grande quantidade de energia ao corpo para enfrentar as tarefas do dia a dia.
2. Dormir bem: os especialistas recomendam dormir entre oito e nove horas diárias, agora se sua média é bem inferior, cuidado! Seu corpo estará mais cansado ao longo do dia e como consequência terá um menor rendimento no trabalho.  Adotar alguns hábitos na hora de dormir também te ajudará: desligar o smartphone duas horas antes de ir à cama, evitar comer muito, não beber líquidos em grandes quantidades e nada de ver televisão no quarto.
3. Tempo de ócio e vida social ativa: Aproveitar 100% o tempo livre é o sonho de qualquer pessoa, desconectar dos problemas diários ao realizar aquelas atividades que mais gosta. E o benefício será ainda maior se conseguimos aproveitar este tempo com os amigos e familiares.
4. Um ponto final ao estresse: ler, praticar esporte ou qualquer outra atividade que te faça relaxar o suficiente para que desapareça, o nem apareça, o tão temido estresse. Nos últimos anos aulas de Yoga e Tai Chi Chuan vem ganhando força e passaram a ser classificadas como essenciais para conseguir uma vida mais saudável.
5. Fazer uma atividade física: escolher uma modalidade esportiva que mais se adapte a seu ritmo e praticá-la várias vezes por semana. Pode optar por esportes individuais (running, natação) ou por atividades em equipe (futebol, basquete). Além disso, um plano de treinamento adequado relaxa sua mente e é uma peça fundamental para prevenir a obesidade. 
6. Hidratação: aposte pelo consumo de água e sucos naturais, evitando assim a desidratação.
7. Estilo pessoal: este ponto é muito importante, porque para conseguir os resultados desejados é preciso estar bem consigo mesmo. Aposte por um estilo pessoal, longe das modas atuais se estas não te agradam. Seja você em cada âmbito de sua vida, o aspecto físico (calçado e roupa) é o primeiro reflexo de sua personalidade.
Então diga adeus à preguiça e comece a mudar sua rotina. Em pouco tempo seu corpo agradecerá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados