Pesquisar no Blog

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Mulher de 115 anos renova a Carteira de Identidade para provar que está viva ao INSS





Na semana em que se comemora o Dia do Idoso (nesta quinta, 1/10), Dona Dita foi ao Poupatempo Pindamonhangaba para tirar a segunda via do RG.


Aos 115 anos, dona Maria Benedita Pereira da Silva saiu da sua casa no bairro Santa Luzia, em Aparecida, no interior de São Paulo, e foi até a unidade do Poupatempo em Pindamonhangaba para renovar sua cédula de identidade. Ela precisou renovar o documento para comprovar ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) que está viva para continuar recebendo a aposentadoria. O RG antigo foi tirado quando ela tinha 60 anos de idade, ou seja, há 55 anos.

Nascida no dia 9 de agosto de 1900, dona Dita, como é mais conhecida, é considerada uma das mulheres mais idosas do Brasil, mas goza de boa saúde.  Apesar de ter nascido bem depois da abolição dos escravos, dona Benedita chegou a ser vendida pelo antigo patrão, segundo a nora Lucimara Conceição Bento, de 45 anos, que a acompanhou na troca do documento.

Em entrevista a uma emissora de TV, ela disse que o que mais gosta na vida é de ‘usar um vestido bonito'. Como o ano do seu nascimento é o último do século 19, ela está no terceiro século de vida e acompanhou duas guerras mundiais e oito trocas de moedas brasileiras.

Dona Dita é uma das 117 pessoas com mais de 100 anos que tiraram a segunda via da carteira de identidade entre janeiro e julho este ano. Além da prova de vida perante a Previdência Social, outro motivo que leva idosos a providenciar a segunda via do RG é a necessidade de resolver questões referentes a imóveis e instituições financeiras. Para evitar fraudes, bancos exigem documentos atualizados - com menos de dez anos - e em bom estado de conservação.

Dados do Poupatempo mostram que 137 mulheres e 69 homens com mais de cem anos pediram a segunda via do RG em 2014. Nos primeiros seis meses de 2015, foram 80 mulheres e 37 homens. De janeiro de 2013 a julho de 2015, 17.149 pessoas com idade entre 90 e 100 anos tiraram novo RG. No mesmo período, foram 162.126 pessoas com idade entre 80 e 90 anos.

Um comentário:

  1. Gostaria de entra em contato com a Sr. Maria Benedita Pereira da Silva, favor entra em contato com o número: 01721992412622
    Atenciosamente: Algemiro Pereira da Silva

    ResponderExcluir

Posts mais acessados