Os
serviços das companhias aéreas brasileiras não estão deixando os consumidores
muito satisfeitos. Prova disso é a queda de 5,9pp no Índice Nacional de
Satisfação do Consumidor (INSC), medido pela ESPM, de agosto, quando o setor de
aviação registrou 57,7% de avaliação positiva contra os 61,6% do mês anterior.
De
acordo com o estudo, a avaliação teve retração em três dos quatro players
pesquisador – Tam, Gol, Azul e Avianca – e se deve a cancelamentos de voos por
problemas em aeronaves e dificuldades na compra de passagens pela internet.
Primeiro
e único indicador brasileiro com dados totalmente levantados pela internet, o
INSC – que fechou com agosto em queda de 1,3pp (de 55,3% em julho para 54%) –
pesquisa mensalmente 92 empresas de 23 setores da economia.
Os
setores que tiveram alta em agosto foram os bancos (+ 3,1pp), seguradoras (+
0,5pp), hospitais & laboratórios (+ 0,4pp), saneamento básico (+ 0,8pp) e
gás (+ 1,5pp).
Além
das companhias aéreas, todos os demais setores registram queda na satisfação
dos consumidores: energia elétrica (a maior retração, com – 9,8pp),
supermercados (- 1,6pp), lojas de departamento (- 2,5pp), vestuário (- 0,7pp),
drogarias (- 2,7pp), indústria automobilística (- 3pp), eletroeletrônicos (-
1,1pp), indústria digital (- 4,5pp), personal care (- 0,4pp), bebidas (-
2,6pp), indústria alimentícia (- 6,4pp), bens de consumo (- 4,4pp), comunicações
(- 1,1pp), convênios médicos (- 1,5pp), transportes metropolitanos (- 1,4pp),
indústria farmacêutica (- 0,3pp) e construtoras (- 8,6pp).
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