Pesquisar no Blog

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Exame de colonoscopia reduz em 90% os riscos de câncer de intestino



 
Oncologista clínica do HCor, Dra. Lucíola Pontes, explica que a colonoscopia é o exame mais indicado para a prevenção de tumores intestinais, por detectar e tratar a presença de pólipos pré-cancerosos
 
O câncer colorretal, ou o câncer de intestino, é um dos poucos tipos de tumores que possui prognóstico positivo, com 90% de sobrevida, se diagnosticado e tratado precocemente. Configura-se como o terceiro tipo de câncer mais comum entre os homens, e o segundo entre as mulheres. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimam que, ainda neste ano, ocorram cerca de 576 mil novos casos de câncer, sendo 33 mil de intestino.

Alguns fatores aumentam o risco de desenvolvimento da doença, como idade acima de 50 anos, tabagismo, hereditariedade, história pessoal de doenças inflamatórias intestinais, como Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa, associado a uma alimentação rica em gordura de origem animal, conservantes, corantes e carnes vermelhas.

Segundo a oncologista clínica do HCor Onco, Dra. Lucíola Pontes, este tipo de câncer geralmente é assintomático em sua fase inicial
. “Os sinais de alerta surgem quando a doença está avançada e incluem sangramento nas fezes, alterações no ritmo intestinal, como constipação (prisão de ventre), diarreia, cólicas persistentes, anemia e emagrecimento repentino. A partir do aparecimento de qualquer um destes sintomas, o paciente deve procurar auxílio médico para investigação e tratamento adequado”.

Diagnóstico precoce pode salvar vidas
Quanto mais cedo for constatado o tumor, maiores são as chances de cura do paciente. De acordo com a Dra. Lucíola Pontes, a colonoscopia é o exame mais indicado para a prevenção da doença, por detectar lesões cancerosas chamadas de pólipos. “Por meio da colonoscopia, podemos detectá-los, retirá-los e assim prevenir o desenvolvimento do câncer em até 90% dos casos. O exame precisa deixar de ser tabu. Os pacientes não devem se recusar a fazê-lo, pois assim estarão evitando sérias complicações”, alerta.

Embora seja um exame temido, a colonoscopia é um procedimento rápido e indolor. O preparo requer alguns cuidados: o intestino deve estar absolutamente limpo, é preciso que o paciente faça uma dieta líquida especial, pelo menos 24 horas antes do exame, e ingira laxativos, conforme recomendação médica. Este procedimento permitirá ao médico analisar o revestimento interno do reto e do cólon.

A recomendação médica é realizar o exame a partir dos 50 anos, idade em que o risco se torna mais significativo. Para aquelas pessoas que pertencem a um grupo de risco ou que possuem parentes com câncer intestinal ou pólipos, a investigação terapêutica deve iniciar mais cedo, após orientação médica.

“Em resumo, é preciso levar uma vida saudável, com uma dieta rica em alimentos naturais, ricos em fibras, como legumes, hortaliças, frutas, tubérculos, praticar atividade física regularmente e restringir a ingestão de carne vermelha, embutidos e álcool para prevenir o câncer colorretal”, finaliza Dra. Lucíola.

Sobre o HCor Onco
O HCor Onco conta com uma clínica especializada para tratamento de neoplasias, com serviço de Oncologia Clínica, Radioterapia e Radiocirurgia. O espaço da Radioterapia, localizado a duas quadras do Complexo Hospitalar, é equipado com acelerador linear de alta precisão, capaz de realizar procedimentos radioterápicos com o mínimo de dano aos tecidos saudáveis, e pode ser usado contra diversos tipos de câncer e doenças benignas. Sua precisão é milimétrica, o que torna o tratamento menos desgastante. Dentro do próprio aparelho, uma tomografia chamada Cone Beam CT permite monitorar o paciente.

Os serviços oferecidos pelo HCor Onco buscam contemplar todas as necessidades que um paciente possa ter e compartilham unidades de internação e serviços de diagnóstico, como endoscopia, tomografia computadorizada, PET Scan, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados