Pesquisar no Blog

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Hospital faz campanha sobre uso do marcapasso em crianças




Ação de orientação acontece pelo Dia do Portador de Marcapasso nesta quarta, dia 23

O Hospital Infantil Sabará realiza, nesta quarta-feira dia 23 de setembro, uma campanha para orientar os pais sobre o uso do marcapasso em crianças. A ação acontece em parceria com o Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial (Deca) em comemoração ao Dia do Portador de Marcapasso.
Especialistas do Centro de Cardiopatias Congênitas do Hospital vão esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do aparelho com a participação de voluntários da Associação Pequenos Corações e do próprio Sabará.
Atualmente, mais de 300 mil pessoas utilizam marcapassos no Brasil e, a cada ano, cerca de 50 mil novos dispositivos são implantados, de acordo com o Deca.
Em crianças, o uso desse dispositivo é indicado em casos nos quais a frequência cardíaca é baixa. Essa frequência baixa pode ser consequência de uma patologia congênita ou secundária a uma cirurgia para correção de determinada cardiopatia.
A médica Ritmologista do Hospital Infantil Sabará Dra. Cecilia Monteiro Boya Barcaello,  espe­cialista em Estimulação Cardíaca pelo Depar­tamento de Estimulação Cardíaca (DECA) da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascu­lar (SBCCV) e atual secretária do DECA-SBC­CV, esclarece abaixo as principais dúvidas das famílias sobre o tema.


1. O marcapasso de uma criança é igual a de um adulto?
Sim, não existem marcapassos específicos para crianças. O marcapasso cardíaco utili­zado em crianças é o mesmo que o utilizado em um adulto.

2. Meu filho vai ter uma vida normal? Vai po­der brincar e fazer exercícios como qualquer outra criança?
Depende. O que determina as restrições aos exercícios físicos e demais atividades é a pa­tologia que indicou o implante do marcapas­so, não o gerador em si. Se a criança tem uma patologia somente elétrica (um bloqueio atrioventricular congênito, por exemplo), ela poderá ter uma vida completamente normal e fazer exercícios físicos sem restrições.

3. Meu filho terá de trocar o marcapasso?
Sim, o marcapasso cardíaco é dotado de uma bateria e deve ser trocado a cada seis ou sete anos. Tudo dependerá da forma como o marcapasso é utilizado (a frequên­cia cardíaca, os limiares de estimulação etc.). Só um especialista em estimulação cardíaca poderá avaliar corretamente e indicar a tro­ca quando necessária.


4. Será que um dia meu filho deixará de utili­zar o marcapasso?
Provavelmente não. Essas próteses, quando indicadas, são por conta da frequência car­díaca muito baixa e, normalmente, o coração não se recupera. No entanto, só um especia­lista poderá avaliar caso a caso.

5. Como deve ser a avaliação de uma criança portadora de marcapasso?
Ela deve passar por avaliações inicialmen­te trimestrais e posteriormente semestrais com médicos especialistas, que através da telemetria com o marcapasso irão avaliar a integridade dos eletrodos e o estado da ba­teria do gerador. O especialista também vai adequar a frequência cardíaca com a idade e o desenvolvimento da criança.

6. Meu filho portador de marcapasso poderá frequentar a escola? Jogar videogame, usar o computador?
Sim, os marcapassos cardíacos sofreram uma grande transformação desde a déca­da de 1960, quando foram inventados. Hoje são próteses maravilhosas que permitem aos seus portadores uma vida sem grandes restrições (sempre na dependência da pato­logia que indicou o implante do marcapsso).

7. É verdade que existem marcapassos com­patíveis com Ressonância Nuclear Magnética?
Sim, hoje temos marcapassos compatíveis com Ressonância Nuclear Magnética. Con­sulte o especialista em estimulação cardíaca para mais informações.

8. É verdade que existem marcapassos que dão “choques no peito”? “Crianças usam este tipo de marcapasso?
Sim, estes marcapassos, são os Cardiodes­fibriladores Implantáveis ou CDIs. Eles são indicados para pacientes que sofreram pa­radas cardíacas ou possuem patologias que podem levar a uma parada cardíaca. Exis­tem crianças que utilizam essas próteses.

9. Qual a principal indicação do uso de uma marcapasso cardíaco em crianças?
A principal indicação é a frequência baixa. Essa frequência baixa pode ser por conta de uma patologia congênita (que a criança nas­ceu com ela) ou secundária a uma cirurgia para correção de determinada cardiopatia.

10. Por que em um adulto o marcapasso fica no tórax e em uma criança, na maioria das vezes, fica no abdômen (barriga)?
Tudo depende do tamanho da criança. Lem­bre-se que a criança vai crescer e que mui­tas vezes, quando o marcapasso é indicado, a criança é pequena. Dessa forma, inicial­mente o marcapasso é colocado epicárdico e o local do gerador é o abdômen. Quando a criança cresce, o eletrodo (fio que liga o ge­rador ao coração) passa a ser endocárdico e o gerador é colocado no toráx da criança.


SERVIÇO
Data: 23 de setembro de 2015
Local: Pronto Socorro – Hospital Infantil Sabará. Av. Angélica, 1987 - Higienópolis
Horário: 9h às 17h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados