Pesquisar no Blog

domingo, 14 de junho de 2015

Por que proteger os olhos, mesmo no inverno?




Muita gente associa o isso de óculos escuros ao verão, mas para a saúde dos olhos é importante proteger sempre que possível, explica oftalmologista
De todos os raios de luz que chegam ao nosso planeta apenas uma parte pode ser vista pelos seres humanos, mas todos agem sobre os olhos e o efeito pode ser cumulativo.
"Não sentimos os raios infravermelho, mas eles causam doenças para o nosso organismo. A exposição exagerada aos Raios UVA e UVB nos olhos pode causar: espessamento ou câncer na conjuntiva, também fibrose que pode invadir a córnea, ceratite (inflamação na córnea), catarata, degeneração do vítreo, queimadura da retina, degeneração macular", alerta Dr. Renato Neves, cirurgião oftalmologista com pós-doutorado em Imunologia, Córnea e Catarata na Harvard Medical School e Presidente Sociedade Brasileira de Ceratocone.
 A intensidade dos raios pode ser alta independentemente do calor que a pessoa sente, mas o ideal mesmo é que criemos um hábito que pode salvar a nossa visão, até porque mesmo em dias nublados os raios de sol passam através de nuvens finas.
"A prevenção tem que começar na infância Se esse cuidado for tomado desde cedo, as doenças que costumam aparecer após os quarenta podem ser evitadas ou atenuadas”, lembra o oftalmologista.
Outro ponto importante é a atenção com os idosos e crianças, alerta o especialista.
"Normalmente a gente se lembra de pegar os nossos óculos escuros, mas se você cuida de crianças e idosos é fundamental que se preocupe em protegê-los também. Nos idosos a visão, em geral, já está impactada e cada pequeno cuidado pode fazer diferença para preservar características mais saudáveis."
Quais os cuidados ao escolher os óculos de sol? Confira algumas dicas:
- Deve envolver a face de um lado ao outro, de têmpora a têmpora, para que os raios não penetrem pela lateral;
- Ter lentes com filtros que bloqueiem 100% dos raios UVA E UVB;
- Ter tratamento antirrisco, antirreflexo e polarização;
- Preço não influencia;
- Procure o selo de qualidade e o selo de proteção UV;
- Se possível, proteja-se do sol da 10h da manhã às 14h;
- Escolha corretamente a cor das lentes;
Qual é a cor de lente ideal para a sua atividade?
Dr. Renato Neves diz que na hora de escolher os óculos de sol devem-se evitar as lentes pretas, dando preferência a uma cor que favoreça as atividades e a visão da pessoa. Veja alguns exemplos:
1.          Cinza – São usadas para várias atividades, fazendo com que o usuário sinta-se à vontade e confortável.
2.          Âmbar/castanho – São indicadas para dirigir, já que oferecem uma boa noção de contraste e profundidade.
3.          Verde – As lentes verdes filtram pouca luz azul, mas oferecem melhor visão de contraste. É a cor mais adequada para a população acima dos 60 anos, quando tem início uma perda gradual da visão de contraste.
4.          Púrpura – São a melhor opção para quem pratica esqui ou caça, porque aumentam a visão de contraste em ambientes com fundo azul ou verde.
5.          Amarela – As lentes amarelas bloqueiam a luz azul e reduzem o ofuscamento de motoristas no lusco-fusco do entardecer. Entretanto, são inadequadas durante o dia, já que reduzem a visão de contraste em ambientes com muita luminosidade.

Dr. Renato Neves - foi um dos primeiros cirurgiões a realizar no Brasil a cirurgia de catarata com facoemulsificação em 1993. Formado pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo, concluiu também nessa instituição a sua residência, mestrado e doutorado, se especializando com um pós-doutorado em Imunologia, Córnea e Catarata na Harvard Medical School - Massachusetts Eye and Ear Infirmary e no MIT – Massachusetts Institute of Technology. É sócio fundador do Instituto da Visão da UNIFESP e da Sociedade Brasileira de Cirurgia a LASER e membro da American Academy of Ophthalmology, onde recebeu, em 2005, o Achievement Award. É também membro da International Society of Refractive Surgery e European Society of Cataract and Refractive Surgery. Autor do livro “Perguntas e Respostas Sobre Cirurgia a Laser – Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia”, em que esclarece as principais dúvidas que as pessoas têm sobre a cirurgia a laser. É também presidente da Sociedade Brasileira de Ceratocone. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados