64,8% dos consumidores
querem comprar à vista, e o valor médio esperado para os
gastos é de R$ 138,00. De acordo com a pesquisa, os homens devem gastar mais
gastos é de R$ 138,00. De acordo com a pesquisa, os homens devem gastar mais
O cenário de baixa
atividade econômica e restrição ao crédito pode diminuir até mesmo a compra do
Dia dos Namorados deste ano. A
expectativa de compra dos consumidores para o 12 de junho foi traçada pelo
Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de
Dirigentes Lojistas (CNDL) e mostra que 52,4% pretendem gastar menos na compra
em relação ao ano passado. As principais justificativas desta
maioria são o desemprego (25,8%) e o endividamento (24,9%).
Entre os 29,9% que
pretendem gastar mais esse ano, 31,3% afirmam querer comprar um presente
melhor, 30,8% dizem ser devido aos preços mais altos dos produtos, e apenas
18,5% por causa de uma eventual melhoria de salário. Segundo a economista-chefe
do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o cenário econômico, determinante para o
comportamento das vendas, também tem impacto em datas comemorativas como o Dia
dos Namorados. "A desaceleração da economia, com o crédito aos
consumidores cada vez mais restrito, a inflação elevada e as altas taxas de juros,
diminui o poder de compra do consumidor e a principal medida para salvar as
finanças é o corte de gastos", diz.
O valor médio que os entrevistados pretendem gastar é
de R$ 138,00, e 76,3% dos entrevistados afirmaram que comprarão apenas um
presente esse ano. O preço pode influenciar nesse número:
quase 80% dos consumidores acreditam que o valor
do produto está mais alto que em 2014.
77% dos homens pretendem comprar
presentes para a esposa
Quando analisado o perfil de quem vai presentear
no Dia dos Namorados, 67,9% pretendem comprar presentes para o esposo(a) e
26,2% para o respectivo namorado(a). E são os homens os que mais pretendem
agradar o cônjuge: 76,7% contra 59,6% entre as mulheres que presentearão o
marido.
O valor médio previsto para ser gasto com
o presente também é maior quando perguntado aos homens: eles pretendem gastar
em média R$ 164,00 - já as mulheres, R$ 114,00.
65% dos consumidores pensam em comprar à
vista
Entre as formas de pagamento que os
consumidores pretendem utilizar para comprar o presente do Dia dos Namorados,
destaca-se o pagamento à vista e o dinheiro é a principal modalidade (57,7%),
bem à frente da escolha pelo cartão de débito (7,1%). É importante destacar
também o cartão de crédito à vista (16,4%) e o cartão de crédito parcelado
(15,7%). "Isso mostra que a grande maioria das pessoas, cerca de 65%, vão
comprar presentes à vista. O momento é de fazer reservas e não se endividar, e
o pagamento parcelado de presentes pode prejudicar o pagamento de contas
básicas no futuro", explica a economista do SPC.
A pesquisa também revelou que a roupa é o
principal item escolhido para presentear no Dia dos Namorados, com 46,5% das
respostas. Logo após aparecem calçados (22,2%), perfumes ou cosméticos (22,2%),
acessórios de moda (10,3%) e o próprio jantar como presente (8,1%). O shopping
center é o principal lugar onde as pessoas têm a intenção de comprar os
presentes (45,3%), mas também aparecem as lojas de rua (22,8%) e as lojas
virtuais (9,7%).
Quanto à da comemoração no 12 de junho,
quase metade dos entrevistados (49,3%) disse que irá celebrar a data em casa -
apenas 18,5% pretender sair para restaurantes. Tal comportamento pode ser
interessante em tempos de crise: a comemoração em casa pode ser mais barata do que
a saída a restaurantes. A comemoração em motéis aparece em terceiro lugar com
8,1% das citações.
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