O mercado de beleza foi um dos setores que sofreu
dificuldades e transformações durante o período de pandemia; Pensando nisso,
Luiz Ferraz, fundador do centro de beleza, estética e clínica médica DUO+, esclarece o que esperar para o setor no próximo
ano
Não
é novidade que durante o período de pandemia, todos os setores de trabalho
sofreram consequências e precisaram se reinventar para sobreviver. Por exemplo,
quando falamos do setor de beleza, segundo estimativas da Associação Brasileira
de Salões de Beleza (ABSB), mais de 357 mil salões no país já foram à falência
desde o início da pandemia. Os salões de beleza estão entre as empresas que
mais resistiram e inovaram durante o período de crise sanitária. Para se ter
ideia, segundo a 12ª pesquisa de Impacto da Pandemia do Coronavírus nas Micro e
Pequenas Empresas, realizada pelo Sebrae em parceria com a
Fundação Getúlio Vargas (FGV), 70% dos espaços de
atividades de beleza funcionam hoje com adaptações por conta da pandemia.
Para
Luiz Ferraz, fundador do centro de beleza, estética e clínica médica DUO+, este ainda foi um ano atípico nos negócios, mas que
está melhorando aos poucos. "No início do ano foi complicado, já que
ficamos três meses de portas fechadas trabalhando com processo de contingência
e atendendo nossos clientes em suas casas, além de termos noventa dias
praticamente com um faturamento reduzido e o desempenho caindo. No meio do ano,
as coisas começaram a alavancar novamente, mas logo estagnou. No último mês as
coisas têm começado a aquecer novamente, aos poucos. O setor da beleza não teve
a retomada que outros setores tiveram, como de restaurantes e eventos. No
salão de beleza, ainda não senti a alavancada total que outros setores já estão
presenciando”, diz.
O
que se espera para 2022 é que, com a vida começando a voltar ao normal, as
pessoas estarão mais nas ruas e o mercado de beleza conseguirá dar uma
alavancada maior. “Eu vejo que, aos poucos, as coisas têm começado a acontecer
novamente. Sempre com todos os cuidados necessários, mas sinto que o mercado
vai voltar a dar uma guinada. Como perdemos muitos negócios no mercado da
beleza, parece que cada vez mais iremos presenciar a união de marcas de salões
- se fortificando uma com a outra, realizando um aspecto de gestão
compartilhada, pensando sempre em como o setor da beleza foi e continua sendo
afetado durante a pandemia”, entende Luiz.
O
próximo ano será cheio de inovações para o setor da beleza. Pensando nisso, o
empreendedor explica sobre as principais vantagens e desvantagens que o mercado
da beleza deve encontrar em 2022. Confira:
1.
Os negócios do setor estarão mais unidos
Neste
ano, os salões de beleza encontram um movimento de final de ano muito abaixo do
que o normal. O próximo ano deve ser um momento de guinada para o setor.
“Acredito que, em 2022, o mercado dará uma aquecida. Mas o que vai trazer uma
fortaleza para os salões de beleza, são aqueles que estão se unindo uns com os
outros. Em termos de consultoria, fusão e muitas coisas, sinto que isso já está
virando uma tendência para o mercado brasileiro. Como as marcas de salão estão
diminuindo, as que estão ficando irão se unir mais. Até mesmo a concorrência
desleal vai começar a diminuir, já que é nesses momentos de luta que aparecem
as maiores soluções para o mercado”, acredita Luiz
2.
O mercado precisa se reinventar para voltar a crescer
O
que os setores aprenderam durante a pandemia é que um negócio não consegue mais
sobreviver sem se reinventar. “Eu não sei se ainda consigo enxergar um
crescimento no mercado para o próximo ano, mas consigo ver uma remodelagem dos
negócios de salões de beleza. Acho que os próximos anos serão de muita
transformação, pois o mercado é o consumidor, e o comportamento deles mudou.
Com isso, automaticamente as empresas terão que se modelar e remodelar para
poder fazer parte da vida do consumidor. Então, acredito que, no próximo ano, o
setor irá sofrer mais um processo de transformação do que de crescimento. Esse
crescimento será colhido mais na frente, mas somente para aqueles que estão
realmente antenados com a nova tendência que está surgindo”, explica.
3.
Os profissionais precisam entender o novo comportamento do consumidor
O
período de pandemia transformou as pessoas, com isso o comportamento dos
consumidores também acabou mudando. “Hoje, eu vejo que os clientes buscam uma
liberdade maior. Uma liberdade de existência, não querem mais estar tão fixos,
por exemplo, tendo que estar todas as semanas dentro de um salão de beleza.
Eles estão procurando, cada vez mais, serviços para que possam se cuidar de
dentro de casa, com baixa manutenção. Então, para o ano que vem, os
profissionais do setor da beleza precisam começar a entender o novo
comportamento do cliente. Acho que será um ano em que estaremos mais colhendo
informações do que realmente agindo. Após entender essas mudanças que os negócios
podem se reinventar e voltar a crescer”, diz.
4.
O setor precisa recorrer ao cliente
Para
Luiz, a melhor forma de se reinventar é recorrer ao seu cliente. Entender os
clientes que você já tem hoje na sua base, até mesmo a equipe que você já tem,
ajudará a entregar as atividades com um alvo certeiro. “Se hoje nós já temos o
entendimento de que o comportamento do cliente mudou, precisamos entender pra
que lado, que tipo de serviço ele está buscando, que tipo de corte ele está
buscando e qual o tipo de tratamento ele quer. É preciso estudar mais a fundo
os consumidores, justamente para que os negócios sejam capazes de se modelar
aos seus novos gostos. Acho importante entendermos que reinventar e inovar nada
mais é, principalmente, entregar o que o cliente busca”, complementa o
empreendedor.
5.
Estude o seu negócio
Para
as pessoas que desejam iniciar no mercado da beleza no próximo ano, a principal
dica é estudar muito bem a localização do novo negócio e ver todas as parcerias
que podem ser feitas para já começar com movimento. “Quando falamos de salão de
beleza, é importante trazer cabeleireiros parceiros que façam sentido para a
sua marca, não apenas como um número de faturamento, mas aquele que busca os
mesmos valores que o seu negócio e que vai te ajudar a somar e crescer. É
necessário pensar muito bem na geolocalização que o negócio estará inserido e
nas parcerias também. Tudo tem que ser algo que traga benefício para o negócio
e na formatação da equipe”, diz.
6.
Olhe para o bem-estar do seu cliente
Um
modelo de negócios que deve ser aderido pelos donos de salão de beleza nos
próximos anos, é a junção entre clínica médica e salão. “Isso é pensar não só
no estético do cliente, mas no bem-estar também. Além disso, acaba sendo uma
vantagem competitiva de se ter. Uma vez que o cliente não está consumindo com
tanta frequência no salão, ele pode estar na clínica médica. Esse é um
comportamento que deve receber atenção. Normalmente, o cliente que busca um
salão de beleza, também vai buscar e querer ter um cuidado a mais na clínica.
Quando entregamos várias soluções para o cliente, ele fica com você. Dessa
forma, você entrega diferentes tipos de soluções para o momento ideal do
cliente e isso é uma vantagem para se ter dentro de um salão”, conclui Luiz
Ferraz.