43% dos consumidores planejam procurar ofertas online. Itens de moda e acessórios, beleza e cosméticos, casa e decoração, flores, joias e eletrodomésticos são os segmentos favoritos para presentear na data
O Dia das Mães se aproxima e os comerciantes se
preparam para um dos momentos mais importantes no calendário do varejo. A
pesquisa Dia
das Mães 2024, da Opinion Box, indica que 77% dos consumidores pretendem
aproveitar a ocasião para presentear as mamães. Além disso, 43% planejam
pesquisar ofertas no e-commerce.
Leandro Gorzoni, CEO da Yooper, agência de
marketing digital especializada em performance, explica que essa é uma grande
oportunidade para alavancar o modelo de vendas online. Ele destaca que o
comércio presencial registrou queda no faturamento da data em 2023, enquanto o
comércio eletrônico cresceu – e chegou a movimentar mais de R$ 6,7 bilhões.
“É evidente a relevância do e-commerce como um
canal de vendas estratégico, especialmente em datas comemorativas como o Dia
das Mães. Adaptar-se a essas mudanças no comportamento do consumidor é
essencial para manter a competitividade e aproveitar as oportunidades
oferecidas pelo mercado atual”, recomenda Gorzoni.
Confira abaixo as principais dicas do especialista
para a data.
- Foco nos principais segmentos
Alguns setores recebem mais destaque quando o
assunto é presente para as mães. De acordo com a pesquisa da Opinion Box, itens
de moda e acessórios, beleza e cosméticos, casa e decoração, flores, joias e
eletrodomésticos são os favoritos. Leandro lembra que também é válido ter em
mente os segmentos menos populares, como clubes de assinatura e esportivo, para
desenhar a melhor estratégia.
“Embora esses setores ofereçam alternativas
interessantes, é importante considerar que sua adesão é relativamente baixa em
comparação com as opções mais populares. Portanto, ao focar seus esforços de
marketing e estoque nos setores mais promissores, você estará posicionando sua
empresa para aproveitar ao máximo as oportunidades de vendas durante o Dia das
Mães em 2024”, enfatiza o CEO da Yooper.
- Ofereça uma experiência de compra confiável
Aspectos como avaliações negativas online, altas
taxas de frete e a falta de confiança na loja são fatores decisivos para os
consumidores desistirem de uma compra. Leandro reforça que oferecer políticas
de frete favoráveis, principalmente neste período, e promover avaliações
positivas sobre a marca durante o ano todo ajuda a estabelecer a confiança com
os clientes e garantir as vendas.
- Diversifique as opções de pagamento
A pesquisa Dia das Mães 2024 demonstra ainda que a
maioria dos consumidores planeja gastar entre R$ 50,00 e R$ 200,00, com o
cartão de crédito sendo o método de pagamento preferido para 72% dos
entrevistados, enquanto 24% optarão pelo Pix. “Esses dados mostram a
necessidade de oferecer uma variedade de opções de pagamento para atender às
preferências dos clientes e facilitar suas compras”, finaliza Leandro.
Para mais informações sobre as principais datas
para o varejo, confira o
E-book Calendário E-commerce 2024 preparado pela Yooper com insights de
especialistas e dicas estratégicas para ajudar os comerciantes a se prepararem
de forma eficaz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário