Previsão de gasto médio é de R$ 229
No
próximo Dia das Mães, uma das datas mais importantes para o comércio nacional, 63%
dos brasileiros, aproximadamente dois terços, têm a intenção de comprar
presentes. O gasto médio é de R$ 229. Esses dados são resultado
de uma pesquisa da Abecs, realizada em parceria com o Instituto Datafolha. A
estimativa é que a data deve movimentar aproximadamente R$ 15
bilhões em compras nos setores de comércio e serviços.
Em
comparação com 2023, 4 em cada 10 entrevistados, ou 39%,
acreditam que os gastos serão maiores em 2024, enquanto 23%
acreditam que serão menores e 35% o mesmo valor.
Loja física tem preferência
Quando
perguntados sobre o local de compra de preferência, a maior parte dos
entrevistados (72%) pretende
comprar presentes de Dia das Mães em uma loja física, e um quarto (24%)
pretende fazer as compras online.
O
mesmo resultado, 72%, é registrado tanto entre os
homens como entre as mulheres. No recorte que traz dados entre as faixas
etárias, a população com a 45 a 59 anos (77%) e 60+ (76%)
aparecem com resultados acima da média nacional.
Cartões lideram como meio de pagamento
Entre
os consumidores entrevistados, 47% afirmam ter intenção de
utilizar o cartão como meio de pagamento, sendo 27% cartão de
crédito e 20% cartão de débito. O segundo meio de pagamento mais
mencionado é o Pix, com 37%. O dinheiro aparece em terceiro
lugar com 31% das respostas, enquanto 1%
não ainda não sabem.
O
Sudeste (54%) e o Sul (52%) são as regiões onde o uso do
cartão é mais predominante, com mais da metade dos entrevistados optando por
esse meio de pagamento. Os cartões também lideram as menções entre homens (47%)
e mulheres (46%). São também o meio de pagamento escolhido, com
resultado acima da média nacional, entre pessoas de 18 a 24 anos com 55%,
60+ com 52% e 25 a 34 anos com 49%.
Consumidores das classes A/B também optam pelo cartão, 59%,
assim como na classe C, 48%.
A
pesquisa também perguntou sobre a intenção de parcelamento das compras: 67%
das respostas foram afirmativas. Dessas, 43% pretendem parcelar em 2 vezes e
26% em 3 vezes.
Dados regionais
Entre
todas as regiões, a região Sudeste apresenta o maior valor médio (R$300),
seguida pelo Norte (R$277), Nordeste (R$254),
Sul (R$217) e Centro-Oeste (R$215).
Em
relação à projeção de consumo também o Sudeste aparece com valor mais
expressivo, R$ 6 bilhões, seguido pelo Nordeste R$
4,4 bilhões. As regiões Sul (R$
2 bilhões), Norte (R$ 1,4 bilhão)
e Centro-Oeste (R$ 1 bilhão)
aparecem nesta sequência.
Sobre
a intenção de compra, Norte e Nordeste lideram com 72%.
O Sul aparece com 63%, seguido pelo Sudeste com 57%
e Centro-Oeste com 52%.
Gasto médio por faixa etária e classe socioeconômica
Os
consumidores de 18 a 24 anos tem intenção de gastar, em média, R$ 304.
Entre 25 e 34 anos, R$281 e entre 35 e 44 anos a média
é de R$ 272. Na população de 45 a 59 anos a média de gasto é
de R$223 e acima de 60 anos é de R$ 232.
No
recorte que traz resultados considerando a classe socioeconômica, as classes
A/B aparecem com maior valor médio, de R$ 358, seguida da classe C com R$243
e das classes D/E com R$214, valor mais próximo da média
nacional.
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