- Iniciativa visa chamar a atenção do Ministério da Saúde e das
Secretarias de Saúde sobre a espera de mais de 8 meses para acesso aos
oftalmologistas e aos exames e alertar a população com diabetes sobre a
importância de visitar estes profissionais uma vez ao ano –
- Hoje em muitos municípios
brasileiros as pessoas demoram mais de 8 meses para conseguir a consulta e
realizar os exames no SUS-
Com
o tema Retinopatia Grave e Pode Cegar, a Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes
e Obesidade cria a campanha para sensibilizar a população brasileira sobre a
importância do diagnóstico precoce da retinopatia diabética e chama a atenção
das autoridades sobre a fila de espera para que os brasileiros com diabetes
tenham acesso tanto ao oftalmologista como aos exames para diagnóstico da condição.
Segundo a
Federação Internacional de Diabetes*, são 16 milhões de brasileiros com
diabetes. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a retinopatia diabética
atinge mais de 150 mil brasileiros por ano. A doença é a maior
causa de cegueira em pessoas com diabetes. 80% dos casos de cegueira do Brasil,
por diferentes causas, poderiam ser evitados se houvesse diagnóstico médico
precoce e tratamento adequado.**
A retinopatia diabética
afeta exatamente 4 milhões de pessoas, segundo as Diretrizes da Sociedade
Brasileira de Diabetes (2019-2020), correspondendo de 35% a 40% dos indivíduos
com o diabetes. Ela constitui uma
das mais incapacitantes complicações micro angiopáticas em pacientes idosos com
a condição. É dividida em duas fases: não proliferativa e proliferativa. A
primeira caracteriza-se por alterações intrarretinianas associadas ao aumento
da permeabilidade capilar e, ocasionalmente, à oclusão vascular. Na progressão
da RD não proliferativa, observa-se a formação de neovasos na interface vítrea
da retina, que constitui a versão proliferativa.
A
melhor forma de evitar a retinopatia diabética ou diagnosticá-la precocemente é
controlar a glicemia adequadamente, visitar o oftalmologista com a descoberta
do diagnóstico do diabetes e ter um acompanhamento anual com este profissional.
Se houver alguma alteração da visão, é necessário visitá-lo o mais rapidamente
possível.
De
acordo com Vanessa Pirolo, coordenadora da Coalizão Vozes do Advocacy em
Diabetes e Obesidade, “hoje em muitos municípios brasileiros as pessoas demoram
mais de 8 meses para conseguir a consulta e realizar os exames no SUS, conforme
é relatado na Campanha: Retinopatia Grave e Pode Cegar. Contatamos durante as gravações da
iniciativa que há lacunas tanto no sistema público como privado de saúde. Além
disso, muitos profissionais, incluindo clínicos gerais e endocrinologistas, não
indicam a importância de visitar o oftalmologista uma vez ao ano.
“Como resultado, temos recebido várias pessoas
com diabetes com estágio da doença bem avançado, e que não conseguimos reverter
a perda de visão com qualquer tratamento disponível no SUS. Além disso, se
todas as pessoas com diabetes visitassem o oftalmologista uma vez ao ano,
preventivamente, haveria uma diminuição do gasto, principalmente no SUS”,
relata o oftalmologista Arnaldo Bordon, Presidente da Sociedade Brasileira de
Retina & Vitro.
Além disso, a campanha estará
disponível no site institucional da Coalizão no dia 3 de abril, com
conteúdos sobre diabetes, obesidade e complicações e o contato das organizações
de todo o país, que fazem parte dessa iniciativa.
Para que a mensagem da campanha possa
chegar até a população, foram solicitados espaços de mídia calhau para
diferentes veículos de comunicação em todo o país. Ela também está sendo
veiculada nas redes sociais da Coalizão Vozes do Advocacy, bem como nas redes
sociais das 24 organizações, que a compõem, e de instituições apoiadoras como
sociedades médicas, organizações de pacientes parceiros, influenciadores
digitais, deputados federais ligados à causa e personalidades de destaque no
panorama nacional.
Com estratégia, planejamento e conteúdo
desenvolvidos pela Relações Públicas e mestra em Políticas Públicas, Mely
Paredes VT e SPOT da Catraca Filmes, sob comando de Binho Ferronatto e equipe,
e site desenvolvido pelo designer Pedro Heinen.
A iniciativa tem o apoio de: Allergan/Abbvie, Bayer e
Roche.
Sobre a Coalizão
Vozes do Advocacy em Diabetes e em Obesidade
Com
a participação de 22 associações e de 2 institutos de diabetes, o projeto
promove o diálogo entre os diferentes atores da sociedade, para que
compartilhem conhecimento e experiências, com o intuito de sensibilizar a
sociedade sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces do diabetes
da obesidade e das complicações de ambas as doenças, além de promover políticas
públicas, que auxiliem o tratamento adequado destas doenças no país.
Mais
informações podem ser acessadas no site: www.vozesdoadvocacy.com.br, nas redes sociais: Instagram: vozesdoadvocacy e no Facebook: vozesdoadvocacy.
Referências:
*Federação
Internacional de Diabetes: https://diabetesatlas.org/
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Organização Mundial da Saúde: https://www.who.int/docs/default-source/documents/publications/world-vision-report-accessible.pdf