Pesquisar no Blog

quarta-feira, 23 de março de 2022

Transformações e o futuro sustentável das organizações

A pandemia acelerou a preocupação das empresas, e da sociedade como um todo, em relação ao ESG - Environmental, Social and Governance – Meio Ambiente, Social e Governança, que passa agora a ser prioridade, colocando no topo da pauta corporativa a questão da sustentabilidade.

 

Até a década de 70, a preocupação com recursos naturais e sociais era praticamente inexistente, pois não se acreditava na falta de recursos e não havia uma grande preocupação com a qualidade das condições humanas. Foi nesse período que os cientistas começaram a alertar sobre os problemas do efeito estufa e do esgotamento dos recursos naturais, iniciando a realização de estudos sobre maneiras conscientes de explorar o meio ambiente e de forma sustentável, surgindo então a ideia de que é preciso garantir que os recursos usados hoje sejam renovados para que gerações futuras também possam usufruir deles. Junto aos estudos do meio ambiente, também surgiu a preocupação com o desenvolvimento social e as condições humanas.

A partir desses estudos, a questão socioambiental começou a ser uma preocupação das grandes organizações internacionais, que passaram a discutir sobre como desenvolver a exploração de forma sustentável, sem comprometer o próprio desenvolvimento tecnológico e social.

Essa preocupação chegou aos investidores institucionais e em 2006, juntamente com a Iniciativa Financeira do Programa da ONU para o Meio-Ambiente (UNEP FI) e o Pacto Global, foram publicados os princípios do investimento responsável - Principles for Responsible Investments (PRI), que sintetizou essa preocupação em seis princípios que devem orientar os investidores na tomada de decisões em relação aos seus investimentos.

São eles:  

1 - Incorporaremos os temas ESG às análises de investimento e aos processos de tomada de decisão.

2 - Seremos pró-ativos e incorporaremos os temas ESG às nossas políticas e práticas de propriedade de ativos.

3 - Buscaremos sempre fazer com que as entidades nas quais investimos divulguem suas ações relacionadas aos temas ESG.

4 - Promoveremos a aceitação e implementação dos Princípios dentro do setor do investimento.

5 - Trabalharemos unidos para ampliar a eficácia na implementação dos Princípios.

6 - Cada um de nós divulgará relatórios sobre atividades e progresso da implementação dos Princípios.

Desde então, o número de signatários desse compromisso tem aumentado cada vez mais. Em 2006 eram em torno de 200 investidores, hoje são mais de 3.000. Somando os recursos movimentados por esses investidores temos o valor de 120 trilhões de dólares disponível para a realização de investimentos em negócios voltados para os conceitos do ESG.

Essa mudança de paradigma, no sentido de que os negócios devem ser preocupar com o meio ambiente, questões sociais, além da governança, tem como fundamento o desenvolvimento sustentável não só do meio-ambiente ou do âmbito social, mas do próprio negócio.

Um bom exemplo de empresa com foco no ESG é a Faber Castell, que replanta árvores nos lugares onde ela extrai madeira para produzir seus lápis, como uma questão autoconsciente, garantindo a manutenção dos recursos para continuar construindo seu principal produto e, assim a sua própria sustentabilidade como negócio.

A mídia também desempenhou um papel fundamental para conscientizar a população sobre o consumo de produtos ou serviços de empresas que estivessem comprometidas com a questão ESG, estimulando ainda mais as companhias interessadas em cativar esse público, a adotarem esse sistema.

Uma empresa que investe em ações ESG tende a passar maior credibilidade aos investidores e, também, aos seus colaboradores, fornecedores e clientes, por estar seguindo os padrões inovadores e sustentáveis, além de estar em conexão ao inconsciente coletivo da sociedade, que também incorporou essa ideia ao seu estilo de vida, uma vez que todos querem que as gerações seguintes também possam usufruir dos recursos e manter o legado de conscientização desenvolvido na segunda metade do século 20.

Outra tendência ESG é gerar economia à própria população, poupando-a de ter que arcar com os custos gerados com problemas ambientais que as empresas deixavam ou explorar recursos os quais elas ficariam sem.

Daí por que o poder público também se mostra cada vez mais suscetível a essa ideia. Vale mencionar o fomento do governo do Paraná, além de linhas de crédito específicas do Finame e do BNDES, que incentivam a adoção de energia renovável e a instalação de sistemas de micro e minigeração de energia elétrica fotovoltaica, eólica ou de biomassa, que permitem que a produção excedente de energia elétrica renovável possa ser compartilhada com o sistema das distribuidoras concessionárias tradicionais, gerando ainda crédito adicional para seus produtores.

Vale lembrar que a Governança Corporativa se pauta pelos tradicionais pilares de transparência, prestação de contas, equidade e responsabilidade corporativa. E dentro desse pilar de responsabilidade corporativa já havia a preocupação com o compliance e a responsabilidade socioambiental. Mas com o suporte dos investidores e da própria sociedade, que cada vez mais vem pautando as ações corporativas voltadas para o ESG, a sua implementação veio para ficar.

  

Monica Bressan - especialista em governança corporativa, compliance, ISO 37001, ISO 31000, contratos e finanças.


Poupatempo disponibiliza mais de nove mil vagas para o mutirão de renovação de CNH deste sábado (26)

 Essa é mais uma oportunidade para os condutores com habilitações vencidas entre setembro e outubro de 2020 possam regularizar a situação a tempo 

  

O Poupatempo promove no próximo sábado (26) o último mutirão do mês para a renovação de CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Os motoristas que tiveram os documentos vencidos entre setembro e outubro de 2020, e agora precisam regularizar a situação até o dia 31 de março deste ano, podem aproveitar mais essa oportunidade. Na ação anterior, promovida em 19/3, foram realizados 3,8 mil atendimentos.  

De acordo com estimativas do Detran.SP, aproximadamente 200 mil motoristas estão com as habilitações vencidas neste período. E, para atender principalmente esse público, serão mais de nove mil vagas distribuídas nos postos de atendimento do programa. O agendamento para a ação foi liberado nesta quarta-feira (23) e já pode ser realizado nos canais digitais – portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento.  

Nos dois primeiros meses de 2022, o Poupatempo realizou cerca de 600 mil atendimentos para renovações de CNH, sendo 390 mil por meio das plataformas digitais e outras 210 mil de forma presencial nos postos. Ao longo de 2021 foram 4,2 milhões de solicitações para o processo de renovação da habilitação no Poupatempo e, desse total, mais de 2,8 milhões (65%) foram realizadas de forma online.   

Importante ressaltar que o serviço presencial será disponibilizado no horário habitual de cada unidade, mediante agendamento prévio, que deve ser feito nos canais eletrônicos de forma gratuita. A prioridade é atender aqueles que estejam com a habilitação para vencer ainda neste mês e precisam realizar alterações no documento, como transferência interestadual, por exemplo.    

A renovação simplificada deve ser feita preferencialmente de forma remota, tanto pelo Poupatempo quanto pelos canais do Detran.SP. Para isso, o motorista não precisa comparecer presencialmente em uma unidade, bastando seguir o passo a passo do atendimento online, realizar o exame médico na clínica indicada durante o processo e o novo documento chegará ao endereço de cadastro, pelos Correios. 

Vale lembrar que motoristas que tenham CNH nas categorias C, D ou E precisam realizar o exame toxicológico em laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com antecedência, pois o laudo poderá ser solicitado durante o exame médico. O exame é válido por dois anos e meio para menores de 70 anos e tem a mesma validade da CNH para maiores de 70 anos. Outra opção é o motorista solicitar o rebaixamento de categoria, o que também pode ser feito pelos canais digitais, inclusive durante o processo de renovação simplificada.  

Desde a reabertura das unidades, após o período mais crítico da pandemia, o Poupatempo atende de forma presencial apenas os serviços que ainda não estão disponíveis nas plataformas digitais, como a primeira via do RG, transferência interestadual e alteração nas características do veículo, por exemplo, sempre mediante agendamento prévio. O programa mantém ainda protocolos sanitários para a segurança de colaboradores e da população.   

As demais opções, além da própria renovação simplificada de CNH, como licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Atestado de Antecedentes Criminais, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego, Carteira de vacinação digital da Covid-19, entre outras, estão disponíveis nos canais eletrônicos do Poupatempo. Atualmente, mais de 190 serviços podem ser acessados pelo portal, app e totens de autoatendimento do Poupatempo.  

 

Renovação da CNH  

 

Para renovar a CNH, basta acessar o portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital, clicar em Serviços > CNH > Renovação de CNH. Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda e realiza o exame médico na clínica credenciada indicada pelo sistema.   

Quem exerce atividade remunerada ou optar pela inclusão do EAR na CNH, precisa passar também pela avaliação psicológica e será direcionado a um profissional credenciado.   

Se for aprovado nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão e aguardar as orientações que serão enviadas por e-mail pela Senatran para acessar a CNH Digital, que tem a mesma validade do documento físico, disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O código de segurança para acessar a CNH digital também pode ser consultado pelos canais eletrônicos do Poupatempo.   

Para evitar deslocamentos e proporcionar mais conforto e comodidade, o cidadão irá receber a CNH física, pelos Correios, no endereço indicado pelo motorista. 

 

Calendário com os novos prazos de CNH:   

Mês/Ano de Vencimento 

Prazo Máximo 

Setembro/2020 

Outubro/2020 

Março/2022 

Novembro/2020 

Dezembro/2020 

Abril/2022 

Janeiro/2021 

Fevereiro/2021 

Maio/2022 

Março/2021 

Abril/2021 

Junho/2022 

Maio/2021 

Junho/2021 

Julho/2022 

Julho/2021 

Agosto/2021 

Agosto/2022 

Setembro/2021 

Outubro/2021 

Setembro/2022 

Novembro/2021 

Dezembro/2021 

Outubro/2022 

Janeiro/2022 

Fevereiro/2022 

Novembro/2022 

Março/2022 

Abril/2022 

Dezembro/2022 

Maio/2022 

Janeiro/2023 

Janeiro/2023 

Junho/2022 

Fevereiro/2023 

Fevereiro/2023 

Julho/2022 

Março/2023 

Março/2023 

Agosto/2022 

Abril/2023 

Abril/2023 

Setembro/2022 

Maio/2023 

Maio/2023 

Outubro/2022 

Junho/2023 

Junho/2023 

Novembro/2022 

Julho/2023 

Julho/2023 

Dezembro/2022 

Agosto/2023 

Agosto/2023 

 

 Serviço:  

Mutirão para renovação de CNH: acontecerá nas unidades do Poupatempo, com nove mil vagas. Em função de feriado municipal, o posto de Carapicuíba estará fechado e não participa da ação deste sábado (26). 

Data: sábado, 26 de março. 

Horários de atendimento: habitual, de acordo com unidade escolhida e mediante agendamento prévio. Os locais e endereços podem ser consultados no portal www.poupatempo.sp.gov.br


5 dicas do que você precisa saber para fechar um bom negócio na troca de carro em 2022

Freepik
Especialista afirma que é necessário um planejamento para evitar agir por impulso diante das oportunidades 


O que acha de começar 2022 com um carro novo na garagem? Por conta dos impactos da pandemia, o mercado automotivo teve que paralisar a produção dos zero quilômetros devido a falta e a consequente alta no custo de matérias-primas. Na prática, esse contexto resultou na valorização dos automóveis usados e semi-novos, o que faz deste um ótimo momento para a troca de carros.  

De acordo com Daniel Abbud, fundador e CEO da Dryve, plataforma digital que por meio da sua rede exclusiva de agentes autorizados oferece produtos e soluções automotivas ao cliente final, fechar um bom negócio é sinônimo de planejamento em vez de simplesmente agir por impulso diante das oportunidades. Desta maneira, o executivo reuniu as cinco principais dicas que devem ser levadas em consideração na hora da troca de um carro. Confira abaixo: 

 

Defina o seu objetivo 

O primeiro passo para ter sucesso na mudança de um automóvel é ter em mente o seu objetivo final. Ou seja, é preciso definir o modelo de interesse. Nesta etapa, uma ótima sugestão é refletir sobre as reais necessidades que o motivam a realizar essa troca. Outro ponto importante é pensar no seu perfil como motorista. Para uma pessoa solteira, por exemplo, um tipo compacto e econômico pode ser uma alternativa. Já para uma família com filhos pequenos, o modelo deve ser mais espaçoso e com mais acessórios de segurança . 

 

Priorize o orçamento 

Atualmente, a aquisição e manutenção de um veículo é uma das razões que leva o brasileiro ao endividamento. Portanto, além de refletir sobre o estilo de vida durante a troca de um carro, é necessário procurar não comprometer o orçamento. Neste caso, um modelo que apresenta um bom custo benefício à primeira vista na verdade pode gerar outras despesas a médio e longo prazo que exigem uma atenção especial. Antes de fechar o negócio, é importante avaliar questões como preço do seguro, IPVA, facilidade de encontrar peças, manutenção e consumo do combustível. 

 

Pesquise! 

Depois de definir as suas preferências, vem a etapa da pesquisa a fim de encontrar as melhores ofertas. Nesta fase, uma dica para otimizar o tempo sem pecar na assertividade do processo é ir em busca de marketplaces do setor automotivo. Estas plataformas costumam reunir milhares de anúncios em um único local, que já foram até mesmo filtrados para evitar a ocorrência de golpes. 

 

Informe-se sobre o histórico do veículo à venda 

Durante a troca de um carro, é fundamental se informar sobre o histórico do veículo em que se tem interesse. Confira se houve revisões, troca de peças, batidas, acidentes e acionamento do seguro, que são imprescindíveis para entender as condições de funcionamento do carro a ser adquirido e prever problemas futuros. 

 

Valorize o seu automóvel 

Para não ter o carro usado desvalorizado no momento da revenda, é necessário que todas as revisões e manutenções preventivas tenham sido feitas. Com o veículo bem cuidado, a avaliação feita pelo possível comprador será otimizada. Aqui, também é importante cuidar da aparência e interior do veículo, visto que a primeira impressão é decisiva. Para alcançar a melhor avaliação possível, é fundamental que o carro esteja limpo, sem riscos e amassados, além de pneus novos.

 

Dryve - startup uma plataforma digital que por meio da sua rede exclusiva de agentes autorizados oferece produtos e soluções automotivas ao cliente final.


Reputação ou lucro: o que a guerra na Ucrânia ensina às grandes marcas?

Uma guerra sempre deixa suas marcas na história. Mas, também serve como um ensinamento acerca das nossas ações. Os confrontos vividos na Ucrânia já começaram a refletir economicamente pelo mundo e, pela primeira vez, estamos vivenciando um posicionamento contrário à Rússia, partindo de grandes empresas – decisão que nos leva à reflexão sobre o peso da reputação e o lucro nas ações organizacionais.

Desde o início do conflito, a Rússia vem sofrendo sanções econômicas de diversos países, na tentativa de frear o confronto que já dura mais tempo que o esperado e, sem nenhuma resolução. O que, à princípio, se tratava de medidas geopolíticas, ganhou um novo destaque com o anúncio da saída de importantes grupos empresariais do país. A lista que cresce a cada dia já conta com, ao menos, 300 companhias que oficializaram o encerramento das suas atividades.

Diante dessa movimentação, somos colocados, simultaneamente, em um uma crise humanitária e em uma guerra econômica, onde vemos organizações concorrentes engajadas em um mesmo propósito como estratégia de perpetuação: os investimentos em ações ambientais, sociais e de governança, representados pela sigla ESG.

O termo vem sendo amplamente utilizado no mercado financeiro para designar o enquadramento e performance das empresas nestas três categorias. As organizações que implementam em sua gestão tais iniciativas, assumem um verdadeiro compromisso com o meio ambiente, a responsabilidade social e a governança – e, ao mesmo tempo, são avaliadas e monitoradas pelos seus colaboradores, consumidores e parceiros por tais ações.

É praticamente impossível não fazer um questionamento de como empresas e países seguem fazendo negociações sem terem esse mesmo propósito como parâmetro. Esse protagonismo, que vem sendo liderado pelas grandes marcas, carrega a importância do que neste momento é o mais importante a ser priorizado: o bem-estar das pessoas.

Outro ponto a ser considerado é a influência geopolítica no mercado financeiro. É certo afirmar que, ao mesmo tempo em que as incertezas o cercam, é possível prever os impactos que serão enfrentados pelo setor logístico com o aumento do petróleo, que será refletido em todos os outros mercados, num efeito cascata. Essas perspectivas nos colocam em uma posição de buscarmos por novas soluções para contornar os desafios que virão.

Para isso, a tecnologia continua sendo a maior aliada. Contudo, a guerra nos dá um amplo exemplo de como essa pode ser uma ferramenta empregada tanto para o bem como para o mal, já que, ao mesmo tempo em que ela provoca velocidade, facilidade e acessibilidade aos negócios em prol da sociedade, permite ciberataques a fim de desestabilizar o inimigo.

Ainda assim, fazendo referência a um ditado popular que cabe ao atual momento, quando uma porta se fecha, abre-se uma janela. No cenário de guerra, é importante estarmos atentos também às oportunidades que são avistadas. Para o mercado, é uma excelente hora para ganhar protagonismo no agronegócio com a exportação de fertilizantes, desenvolver ferramentas para ajuda humanitária, além de dar um maior foco nas fontes alternativas de energia, traçando novas estratégias que visem a resiliência das empresas no longo prazo.

Os ensinamentos que essa crise irá nos deixar, serão enormes. Promissoras janelas de oportunidade de reestruturação interna e redirecionamento de estratégias podem ser aplicadas – imensamente favorecidas graças à alta conectividade na qual estamos inseridos.

A movimentação das grandes marcas deixando a Rússia, mesmo significando uma perda significativa em seu faturamento, é um exemplo marcante das novas perspectivas de gerenciamento das organizações, levando à risca os seus valores e missão. O que, para muitos, é deixado de lado, se torna ainda mais uma ação para enfatizar e divulgar o propósito da empresa.

Está mais do que na hora de colocar o ESG como critério na hora de estabelecer relações. A partir dessa ação, se torna mais fácil garantir a segurança do seu negócio, compatibilidade com o esperado pelos consumidores e adequação aos trilhos que coloquem as empresas em um caminho de resiliência e prosperidade.

  

Glaucia Viera - sócia proprietária da G2 Tecnologia, consultoria especializada em SAP Business One.


G2

https://g2tecnologia.com.br/

 

Agronegócio pode aproveitar benefícios fiscais do crédito de carbono

Advogado alerta mercado para possibilidades de consegue eficiência tributária a partir da adoção de métodos mais sustentáveis

 

Existem vantagens para o agronegócio no uso de créditos de carbono? Com a pauta sobre sustentabilidade no agronegócio cada vez mais aquecida e as exigências ambientais, sociais e de governança (ESG -- Environmental, Social e Governance) como critérios ainda mais considerados para investimento, a resposta é sim. As vantagens existem e podem, inclusive, serem exploradas do ponto de vista tributário. 

“O mercado de créditos de carbono pode trazer boas oportunidades de negócios e investimentos para a agricultura sustentável no país, dentre elas grãos, cana de açúcar, cacau, café, laranja e mandioca, entre outros produtos. Como muitas empresas brasileiras comercializam créditos de carbono e de descarbonização, é essencial conhecer os aspectos tributários dessas operações para trazer mais inteligência jurídica para a execução desses serviços”, explica o advogado Felipe Azevedo Maia, sócio fundador da banca Azevedo Maia Advogados Associados. 

Maia explica que existem duas hipóteses de tributação para o agronegócio que trazem consigo benefícios fiscais. O primeiro é do crédito de carbono, que devido sua natureza e aspectos da operação abre espaço para benefícios fiscais como a não tributação pela CSLL, PIS e COFINS, bem como do ISS. O segundo caminho é o da agricultura sustentável, que em especial referente ao ICMS tem como possibilidade de benefícios o diferimento do imposto, base de cálculo reduzida, regime especial para determinado local, entre outras hipóteses. 

“Cabe ao contribuinte ficar atento a este novo mercado porque já há na agricultura aceitável benefícios que podem levar um custo melhor nas transações comerciais”, explica o tributarista. 

No Brasil há pelo menos 500 milhões de toneladas de carbono equivalente (tCO2eq) que podem ser convertidos em dinheiro pelo setor produtivo. Uma quantia que, a considerar os valores praticados no exterior atualmente, virariam US$ 5 bilhões para os produtores rurais. O valor se refere apenas à área ocupada pela agropecuária nacional. Considerando as florestas, há outros 5 bilhões de toneladas.

 

E-commerce se prepara para abraçar Metaverso e oferecer novas experiências aos consumidores; especialista tira dúvidas

 Tecnologia deve movimentar bilhões de dólares nos próximos anos. Especialista orienta cuidados que empreendedores devem tomar para melhor aproveitar os novos recursos

 

O Brasil tem mais de 80 milhões de consumidores online, que movimentam quase R$ 90 bilhões por ano, segundo pesquisa da Ebit | Nielsen. Os números do e-commerce no país crescem e empreendedores do setor devem ficar atentos às inovações e tendências que podem ser aplicadas aos negócios, para aproveitar as oportunidades e esse amplo público. É o caso do Metaverso, espaço virtual em 3D onde as pessoas podem imergir e interagir por meio de recursos como a realidade aumentada. Anunciada recentemente, a tecnologia vem repercutindo bastante e já foi abraçada por grandes marcas, que estão apostando em lojas e provadores virtuais e também na comercialização de produtos 100% virtuais.

 

A expectativa é que o Metaverso movimente bilhões de dólares nos próximos anos, segundo a consultoria Ernst & Young, e revolucione a jornada do consumidor. “O e-commerce que incluir o Metaverso como um novo canal de interação e compra proporcionará novas experiências aos clientes. Será possível, por exemplo, entrar em uma loja virtual com um avatar, provar diversas camisetas e comprar somente a que ficar melhor. O consumidor terá uma experiência muito próxima de uma atividade que realizaria no mundo físico, podendo testar produtos e serviços de maneira muito realista”, explica Eric Vieira, head E-commerce do Grupo FCamara, consultoria de soluções tecnológicas e transformação digital. 

 

Adesão exige infraestrutura adequada e preparo antecipado

Grandes empresas no país já estão se aventurando com a nova tecnologia. É o caso da TIM e da Lacta, que inauguraram lojas recentemente no Metaverso. Vieira aponta que negócios de diferentes portes poderão aproveitar as novas possibilidades, mas para isso o empreendedor deverá estar atento aos aspectos inerentes à implantação de um novo canal de vendas.

 

“A inauguração de um novo canal é sempre um desafio, tanto em relação à preocupação de manter uma boa experiência do usuário, quanto às questões técnicas de implementação de uma infraestrutura adequada. No Metaverso, isso não será diferente. O varejo online terá que disponibilizar uma boa experiência de compra, considerando que o cliente ainda não estará ambientado ao novo canal. Por isso, será preciso minimizar os riscos de rejeição”, esclarece o executivo. 

 

Nesse sentido, a arquitetura de infraestrutura pode impactar de forma significativa o sucesso desse tipo de iniciativa. É necessário implementar um ambiente adequado ao volume de acessos e interações e nessa hora pode-se esbarrar em outro desafio, que é a disponibilidade de profissionais qualificados. Por isso, para que isso aconteça, é necessário que haja incentivo e projetos para formar especialistas no negócio e-commerce aliado a novas tecnologias, para que essas pessoas sejam capazes de tornar essas experiências excelentes, já que ainda é considerado que atualmente o número de profissionais da área seja escasso se comparado ao crescimento do setor.

 

“Além dessa necessidade cada vez maior de profissionais especializados em negócios e comércio digitais, haverá poucas pessoas com conhecimento técnico em Metaverso no mercado. Todos esses pontos devem ser considerados e quem antecipar sua preparação para ingressar no novo universo de possibilidades, estará em vantagem. Um e-commerce que possui presença forte com website, aplicativo e marketplace, ao aderir ao Metaverso alcançará uma posição de mais destaque em relação aos concorrentes”, conclui Vieira.

 

 

Grupo FCamara - consultoria de TI que fomenta a transformação digital ao prover desenvolvimento e soluções tecnológicas orientadas aos resultados dos clientes, com alta especialização e atuação nos principais players do mercado de varejo, saúde, seguros, banking, indústria de transformação entre outros.

 www.fcamara.com.br/


Receita Federal fará cruzamento de dados para identificar contadores inaptos por meio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC)

Os profissionais que ainda não têm registro na instituição precisam regularizar sua situação o mais rápido possível

 

A Receita Federal (RF) está fazendo agora um cruzamento dos dados cadastrados no Conselho Federal de Contabilidade (CFC), com as informações de profissionais que atuam na área que têm apresentado ao órgão documentos contábeis e declarações de renda. Essa ação obedece ao que foi disposto na Nota Técnica ECD - Escrituração Contábil Digital nº 001, de 12 de janeiro de 2022, que visa garantir o cumprimento da normativa que regulamenta o exercício da profissão contábil no Brasil, que estabelece que só contadores ou técnicos em contabilidade com registro nos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC) podem atuar trabalhar na área Contábil.
 

Desse modo, todas as Escrituras Contábeis Digitais (ECDs) transmitidas a partir deste ano podem receber um aviso durante a transmissão informando sobre os profissionais de contabilidade que constem como “inaptos” nos registros do Conselho Federal de Contabilidade, mas que, mesmo assim, assinam a escrituração. Esse aviso, entretanto, não impede a transmissão da ECD, que continua sendo obrigatória.
 

De acordo com a Nota Técnica, os profissionais de contabilidade que serão submetidos ao cruzamento de dados da Receita Federal juntamente ao CFC são aqueles registrados sob os códigos: 900 - contador/contabilista; 940 - auditor independente signatários da escrituração; 910 - Contador/Contabilista responsável pelo termo de verificação para fins de substituição da ECD; e 920 - auditor independente, responsável pelo termo de verificação para fins de substituição da ECD.
 

“A recomendação é que o profissional sujeito ao cruzamento de informações se regularize o mais breve possível, para que não venha a sofrer sanções do seu conselho de classe”, alerta Eduardo Todeschini, CEO da Pryor Global.
 

O que é a ECD e quem é obrigado a declarar? 

A Escrituração Contábil Digital (ECD) foi instituída em Instrução Normativa do Governo Federal e faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). Ambos foram criados para facilitar e unificar a recepção, validação, armazenamento e autenticação de documentos contábeis em todo o país. 

“Assim, a ECD permitiu a substituição de documentos em papéis por digitais de livros diários, de razão e balancetes, além de fichas de lançamentos diários e outros. Isso não impede que o empresário guarde os seus livros físicos, caso seja necessário apresentá-los em alguma auditoria”, explica Todeschini.

Todas as pessoas jurídicas, inclusive as equiparadas e as entidades imunes e isentas, que estejam sujeitas à tributação do imposto sobre a renda, com base no lucro real ou presumido, são obrigadas a submeter a ECD todos os anos. 

 

Pryor - pioneira e uma das líderes em soluções integradas de representação legal, benefícios e seguros empresariais, gestão de capital humano e serviços de outsourcing contábil para empresas nacionais e internacionais dos mais variados setores.
  

Posts mais acessados