Tecnologia deve movimentar bilhões de dólares nos próximos anos. Especialista orienta cuidados que empreendedores devem tomar para melhor aproveitar os novos recursos
O Brasil tem mais de 80 milhões de consumidores online, que
movimentam quase R$ 90 bilhões por ano, segundo pesquisa da Ebit | Nielsen. Os
números do e-commerce no país crescem e empreendedores do setor devem ficar atentos
às inovações e tendências que podem ser aplicadas aos negócios, para aproveitar
as oportunidades e esse amplo público. É o caso do Metaverso, espaço virtual em
3D onde as pessoas podem imergir e interagir por meio de recursos como a
realidade aumentada. Anunciada recentemente, a tecnologia vem repercutindo
bastante e já foi abraçada por grandes marcas, que estão apostando em lojas e
provadores virtuais e também na comercialização de produtos 100% virtuais.
A expectativa é que o Metaverso movimente bilhões de dólares
nos próximos anos, segundo a consultoria Ernst & Young, e revolucione a
jornada do consumidor. “O e-commerce que incluir o Metaverso como um novo canal
de interação e compra proporcionará novas experiências aos clientes. Será
possível, por exemplo, entrar em uma loja virtual com um avatar, provar
diversas camisetas e comprar somente a que ficar melhor. O consumidor terá uma
experiência muito próxima de uma atividade que realizaria no mundo físico,
podendo testar produtos e serviços de maneira muito realista”, explica Eric
Vieira, head E-commerce do Grupo FCamara, consultoria de soluções tecnológicas
e transformação digital.
Adesão exige infraestrutura adequada e preparo antecipado
Grandes empresas no país já estão se aventurando com a nova tecnologia.
É o caso da TIM e da Lacta, que inauguraram lojas recentemente no Metaverso.
Vieira aponta que negócios de diferentes portes poderão aproveitar as novas
possibilidades, mas para isso o empreendedor deverá estar atento aos aspectos
inerentes à implantação de um novo canal de vendas.
“A inauguração de um novo canal é sempre um desafio, tanto
em relação à preocupação de manter uma boa experiência do usuário, quanto às
questões técnicas de implementação de uma infraestrutura adequada. No
Metaverso, isso não será diferente. O varejo online terá que disponibilizar uma
boa experiência de compra, considerando que o cliente ainda não estará
ambientado ao novo canal. Por isso, será preciso minimizar os riscos de
rejeição”, esclarece o executivo.
Nesse sentido, a arquitetura de infraestrutura pode impactar
de forma significativa o sucesso desse tipo de iniciativa. É necessário
implementar um ambiente adequado ao volume de acessos e interações e nessa hora
pode-se esbarrar em outro desafio, que é a disponibilidade de profissionais
qualificados. Por isso, para que isso aconteça, é necessário que haja incentivo
e projetos para formar especialistas no negócio e-commerce aliado a novas
tecnologias, para que essas pessoas sejam capazes de tornar essas experiências
excelentes, já que ainda é considerado que atualmente o número de profissionais
da área seja escasso se comparado ao crescimento do setor.
“Além dessa necessidade cada vez maior de profissionais
especializados em negócios e comércio digitais, haverá poucas pessoas com
conhecimento técnico em Metaverso no mercado. Todos esses pontos devem ser
considerados e quem antecipar sua preparação para ingressar no novo universo de
possibilidades, estará em vantagem. Um e-commerce que possui presença forte com
website, aplicativo e marketplace, ao aderir ao Metaverso alcançará uma posição
de mais destaque em relação aos concorrentes”, conclui Vieira.
Grupo
FCamara - consultoria de TI que fomenta a transformação digital ao
prover desenvolvimento e soluções tecnológicas orientadas aos resultados dos
clientes, com alta especialização e atuação nos principais players do mercado
de varejo, saúde, seguros, banking, indústria de transformação entre outros.
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