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quinta-feira, 9 de maio de 2019

Para a saúde de seu filho



A pratica de exercícios físicos voltados especialmente à crianças é de extrema importância para proporcionar uma vida saudável aos pequenos  

A obesidade infantil é um assunto sério, devemos incentivar a prática de exercícios físicos e esportes na infância. Esse incentivo é muito importante pois, houve um aumento assustador de casos de obesidade infantil em nosso País - segundo o ministério da saúde hoje cerca de 10% das crianças com menos de 10 anos já estão obesas.

A Dra Márcia Simões, diretora técnica da Eden Clinc, em Curitiba, relata que hoje em dia cada vez menos essas crianças praticam exercícios, ficando, cada vez mais, grudados nas telinhas dos celulares e computadores.

Incentivamos mais o uso dos aparelhos eletrônicos do que a busca por uma infância saudável e divertida. Mas, segundo a médica precisamos externar essa consciência da importância do exercício físico na infância: “Através da prática de atividades físicas especialmente as artes marciais a criança aprende bons hábitos, regras, aprende a socializar e a respeitar o próximo, desenvolve também a atenção, o foco, a concentração e a memória. A melhoria da autoestima também é observada.

Para a médica, as atividades praticadas pelas crianças precisam ser mais tranquilas e individualizadas de acordo com a faixa etária. “As crianças aprendem rápido e evoluem com facilidade conforme os ensinamentos a disposição”, afirma.

Podemos ressaltar inúmeros benefícios: melhora da coordenação motora, da resistência muscular e física, da aptidão cardiorrespiratória, ajuda na evolução da flexibilidade, dentre outros benefícios.

Segundo a médica, uma dúvida frequente que surge entre os pais é se a prática de exercícios é segura às crianças: “De acordo com os estudos publicados na revista “Pediatrics” pelo “Institute of training Science and Sports Informatics”, da Alemanha e orientações da “American Academy of Pediatrics (APP)”, a pratica de exercícios é sim segura para as crianças. Portanto não deixe de matricular o seu filho em alguma atividade física e permita que ele se desenvolva e experimente todos os benefícios de uma vida saudável”.




Eden Clinic                         
Dra. Marcia Simões - CRM 33207 - Médica e Diretora Técnica da Eden Clinic
Endereço: Rua Padre Anchieta 2050 – sala 607 e 608 – Bigorrilho.


Cinco dicas para incentivar a leitura na primeira infância









Acesso aos livros fortalece o desenvolvimento da criança e beneficia o hábito da leitura


O período que abrange a faixa etária de 0 a 5 anos é cheio de descobertas e novos conhecimentos. Nessa fase, também chamada de primeira infância, é hábito dos pais conversar, cantar e explicar as palavras novas que vão surgindo. Mas o que algumas pessoas não sabem é que nessa fase da vida o incentivo à leitura pode trazer inúmeros benefícios, como o fortalecimento da imaginação e dos vínculos familiares, além do desenvolvimento de habilidades importantes para o futuro.

Assim, o acesso aos livros é um convite para as primeiras experiências literárias. “Mesmo antes de a criança compreender as letras e números ela já faz a leitura de imagens e símbolos. Ler e ouvir histórias nesta fase aproxima o conhecimento das informações do mundo e da própria cultura a sua volta”, explica Marcia Nanaka, especialista em educação infantil das Escolas Sociais do Grupo Marista.

Neste processo os adultos têm um papel fundamental como grandes incentivadores. A escola, por exemplo, é um local bastante propício para isso. No Centro Social Marista Irmão Robru, que atende gratuitamente mais de 300 crianças na educação infantil, na Zona Leste de São Paulo, além da biblioteca, há espaços especiais criados com intencionalidade e acesso livre aos livros em sala de aula. “É o momento em que eles podem se dedicar a leitura, a ouvir as histórias. Além disso eles podem levar o livro para a casa, e assim contar da sua maneira a história aos seus familiares”, revela Verônica Lemos, coordenadora pedagógica da unidade.

Em casa, os pais podem dedicar momentos para leitura em família, assim como programas ao ar livre que incluam a leitura.

Veja algumas dicas da especialista Marcia Nanaka para promover o incentivo à leitura desde a primeira infância.

  1. Ler para as crianças
Ao ler histórias para seus filhos os pais podem utilizar vários tipos de entonação na voz, assim como objetos e recursos para ilustrar a leitura. Desta forma, além de ensinar, podem também entreter as crianças. “As histórias mais longas podem ser lidas em partes, todas as noites, antes de dormir, por exemplo”, reforça Marcia.

  1. Visitar bibliotecas públicas e livrarias
Incluir um passeio também é uma ótima referência da importância da leitura. Nestes espaços é comum encontrar uma série de atividades, como contação de histórias, por exemplo, além da possibilidade de manusear os livros.

  1. Oferecer os livros de banho
Os livros de manuseio, conhecidos como livros de banho, são feitos especialmente para serem os companheiros, principalmente dos bebês, na hora do banho. São maleáveis e indestrutíveis, estimulam o sensorial da criança e promovem a introdução ao mundo literário com textos curtos que podem ser lidos durante a atividade.

  1. Levar livros para as atividades ao ar livre
Um piquenique no parque ou até um passeio na praia podem ser atividades nas quais os livros são inseridos. De maneira lúdica, o ato de ler e contar histórias conta com cenários ainda mais reais e bonitos.

  1. Criar um canto de leitura
Manter os livros organizados em casa é essencial para que a criança tenha acesso facilitado a eles. Criar um canto de leitura no quarto também pode contribuir e despertar o interesse dos pequenos.

 

Educar para transformar: quem é o líder do futuro?


“Não existe vento favorável para o marinheiro que não sabe aonde ir”. A famosa frase do filósofo Sêneca – um dos mais célebres advogados, escritores e intelectuais do Império Romano – se encaixa perfeitamente nas discussões sobre educação executiva responsável, uma vez que, encontrar seu valor vai muito além da simples propagação de princípios. As instituições focadas em formação de líderes responsáveis precisam despertar uma visão global das mudanças que são necessárias para impactar de forma positiva a sociedade.

O diretor do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em Nova York, Vinícius Pinheiro elenca os principais desafios relacionados à três áreas-chaves: 


Economia digital: os avanços em tecnologia, robótica e automação podem contribuir positivamente para melhorar as condições de vida das pessoas. Por outro lado, podem ampliar as desigualdades sociais.


Mudanças climáticas e transição para a economia verde: representam uma mudança nos processos produtivos e uma releitura do uso dos recursos naturais disponíveis no planeta. Além disso, tem o potencial de geral 18 milhões de empregos no mundo, impactando os outros pilares do tripé da sustentabilidade: o social e o econômico.


Transição demográfica: considera a realidade inegável e já bastante discutida de que a população mundial em idade para trabalhar irá diminuir progressivamente. Com exceção da África que terá um incremento de 12% de pessoas nesse grupo, há uma previsão de redução de 14% para a Europa. É um cenário que precisa ser pensado e planejado.

Entre as inovações disruptivas há o receio de que as pessoas sejam dispensáveis perante a supremacia das máquinas. A alta tecnologia domina todos os setores produtivos: na indústria, no mercado, na saúde, nas linguagens, nas nossas escolas, na nossa casa. As novas formas de consumo questionam nossas referências, nosso próprio modelo de vida e são acompanhadas de um constante medo do desconhecido, como profissões que sequer existem ainda. E para atender a tudo isso, não podemos mais ficar sentados atrás de grandes mesas ou a frente de quadros negros das escolas sem olhar para o que está acontecendo no mundo ao redor.

A sala de aula como costumava ser tinha o professor como detentor do conhecimento. Hoje, um aluno com um celular na mão tem acesso a muito mais informações do que o professor é capaz de memorizar. A sala de aula deve fazer parte dessa transformação e se tornar um espaço para compartilhamento, no qual cada um dos envolvidos tem um potencial valioso que não pode ser limitado a formalidades, mas deve ser medido por sua capacidade de participação, articulação e contribuição para o aprendizado em comunidade.

Paulo Freire foi um grande educador, pedagogo e filósofo brasileiro que há décadas defende a necessidade de mudança no papel da educação. Como grande defensor do aluno protagonista do conhecimento, em suas colocações afirma que “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou sua construção”.

Há vinte anos, o ISAE Escola de Negócios defende essa abordagem, acreditando no potencial de transformação da educação. Ao adotarmos um modelo educacional que associa teoria e a prática, valorizamos a experienciação, a avaliação por meio de resultados aplicáveis e o grau de comprometimento do aluno. Somos defensores do ensino transversal, do aluno como protagonista de seu próprio aprendizado e vemos o professor como facilitador desse processo e instigador da busca por mais conhecimento.

Nosso maior objetivo é honrar nosso compromisso de estar aqui para contribuir com a sociedade por acreditarmos na educação executiva responsável como grande fator de transformação social. No entanto, a transformação depende das pessoas. Se as pessoas não se mobilizarem, a educação sozinha não terá poder algum. Por isso, mais do que estar consciente das mudanças do mundo do futuro é preciso encará-las como oportunidades e instigar em nossos alunos a curiosidade, sendo provocador e despertando o interesse pelo aprendizado e a sede por conhecimento. Somente assim, quando conseguimos inspirar o outro, deixamos de ser espectadores passivos e nos tornamos verdadeiros agentes da mudança.





Norman de Paula Arruda Filho - Presidente do ISAE Escola de Negócios, conveniado à Fundação Getulio Vargas, professor do Mestrado em Governança e Sustentabilidade do ISAE/FGV, e Coordenador do Comitê de Sustentabilidade Empresarial da Associação Comercial do Paraná (ACP).

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