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terça-feira, 26 de julho de 2022

Relatório de Ameaças Cibernéticas da SonicWall revela uma mudança drástica na corrida armamentista cibernética devido às turbulências geopolíticas e ao aumento dos ciberataques


·       Estudo que mapeia o que se passou em todo o mundo no primeiro semestre de 2022 identificou 2,8 bilhões de ataques de malware, um aumento de 11% em relação a 2021;

·       Embora o volume de ransomware tenha diminuído em 23% em todo o mundo, a Europa ainda teve um aumento de 63%;

·       Mesmo em declínio, o volume acumulado do ano de ransomware ultrapassa o volume dos anos completos de 2017, 2018 e 2019;

·       Experts do SonicWall Capture Labs detectaram quase 20 milhões de tentativas de ransomware com foco no Brasil;

·       Com isso, o país fica atrás somente dos EUA em relação a esse tipo de violação;

·       No primeiro semestre de 2021, o Brasil estava em quinto lugar no ranking dos maiores alvos de ransomware;

·       O setor financeiro sofreu um crescimento drástico nos ataques cibernéticos: malwares aumentaram 100%, com um pico de 243% de ransomware, e um aumento de 269% nas tentativas de cryptojacking;

·       Avanço de 45% em variantes de malware nunca vistas antes, 21x mais do que quando a SonicWall iniciou esse monitoramento, em 2018;

·       Ameaças criptografadas e malware de IoT tiveram aumentos de 132% e 77% ao ano, respectivamente.

 

A SonicWall, fornecedora da inteligência em ameaças de ransomware mais citada do mundo, publicou hoje a atualização semestral do Relatório de Ameaças Cibernéticas da SonicWall de 2022. O relatório mais recente, pesquisado e compilado pelo SonicWall Capture Labs, revelou um aumento de 11% no volume de malware global, um pico de 77% em malware de IoT, um aumento de 132% nas ameaças criptografadas e uma virada, orientada por fatores geográficos, no volume de ransomware à medida que os conflitos geopolíticos afetam as atividades cibernéticas criminosas. 

"Na corrida armamentista cibernética, a cibersegurança e a geopolítica sempre foram vinculadas de forma inseparável, e nos últimos seis meses, isto se confirmou por todo o panorama cibernético" – disse o Presidente e CEO da SonicWall Bill Conner. "A frente de batalha da guerra cibernética mudou, à medida que nossos dados indicam um aumento de 63% no volume de ransomware na Europa e um esforço conjunto para atingir empresas do setor financeiro, ao mesmo tempo que o volume de ransomware caiu em outras regiões. Com aumentos significativos nas ameaças criptografadas, malware em IoT, cryptojacking e novas variantes desconhecidas, é imprescindível que os líderes de segurança cibernética disponham de todas as ferramentas e tecnologia necessárias para detectar e reparar proativamente os danos contra ameaças cada vez mais sofisticadas e direcionadas às empresas".

 

Ataques de ransomware na Europa se expandem à medida que o panorama das ameaças se transforma

Depois de quebrar o recorde em 2021, os ataques globais de ransomware começaram a cair no primeiro semestre de 2022, diminuindo em todo o mundo pelo quarto trimestre consecutivo. Sanções governamentais, deficiências na cadeia de suprimentos, quedas nos preços das criptomoedas e disponibilidade limitada da infraestrutura necessária estão dificultando a vida dos criminosos cibernéticos. A inteligência em ameaças exclusiva da SonicWall fortalece essa análise, uma vez que em junho de 2022 observou o volume mensal mais baixo de ransomware em dois anos, o que ajudou a reduzir o volume global geral. 

"Enquanto as pessoas mal-intencionadas diversificam suas táticas e tentam ampliar seus vetores de ataque, espera-se que o volume global de ransomware aumente – não apenas nos próximos seis meses, mas nos próximos anos" – disse Conner. "Com tantos distúrbios no panorama geopolítico, os crimes cibernéticos estão se tornando cada vez mais sofisticados e variando em termos de ameaças, ferramentas, alvos e locais". 

Embora o volume global de ransomware tenha sofrido uma queda no início do ano, a Europa sofreu aumentos significativos nos ataques de malware (+29% de um ano para outro) e tentativas de ransomware (+63%). Em termos de volume, sete dos 11 países principais almejados por ransomware eram da Europa (Reino Unido, Itália, Alemanha, Holanda, Noruega, Polônia e Ucrânia), o que sugere uma virada no clima das ameaças cibernéticas na região.

 

Recuperação pós-malware com pico global de 11% 

Em relação ao Brasil, os experts do SonicWall Capture Labs detectaram 19.781.098 tentativas de ransomware entre janeiro e junho de 2022. Isso coloca o país na segunda posição dos maiores alvos desse tipo de ataque, atrás somente dos EUA. É uma mudança expressiva: há um ano, o Brasil estava na quinta posição desse ranking. Sofrendo 115 milhões de hits de Malware nos primeiros seis meses do ano, o Brasil é o quinto país mais atingido por Malware. Para Arley Brogiato, Diretor da SonicWall América Latina e Caribe, dados como estes confirmam que o Brasil é um grande alvo para os cibercriminosos. “Organizações e governos continuarão a ser ameaçados por ataques variados. É cada vez mais desafiador proteger dados críticos, conquistando uma visão sobre que tipo de ataque atingirá a empresa e qual a estratégia de ação de cada grupo criminoso”.  

Em 2021, o volume de malwares caiu ligeiramente, confirmando o terceiro ano seguido de queda, além de uma baixa de sete anos. Entretanto, conforme previsto no Relatório de Ameaças Cibernéticas da SonicWall de 2022, uma recuperação foi antecipada devido a um aumento significativo nos ataques durante o segundo semestre de 2021. Essa recuperação da ameaça foi sentida com a ocorrência de mais de 2,8 bilhões de ataques de malware no primeiro semestre de 2022, chegando a um pico de 11%. Na América do Norte, as ameaças criptografadas cresceram incríveis 284% e os malwares em IoT aumentaram em 228% no mesmo período. 

Assim como ocorreu com os números de ransomware, o volume de malware se manteve ou decaiu em áreas tipicamente muito movimentadas, como os Estados Unidos (-1%), o Reino Unido (-9%) e a Alemanha (-13%), embora tenha aumentado no cenário geral na Europa (29%) e na Ásia (32%). 

"O panorama internacional das ameaças agora passa por uma migração ativa que está mudando profundamente os desafios, não apenas na Europa, mas também nos Estados Unidos, da mesma forma" – disse o especialista em ameaças emergentes da SonicWall, Immanuel Chavoya. "Os criminosos cibernéticos estão trabalhando mais do que nunca para se manterem à frente do setor de segurança cibernética e, ao contrário de muitas das empresas que eles almejam, os autores das ameaças muitas vezes não têm a escassez de competências, incentivos, especialização e financiamento em suas organizações".  

O setor financeiro combateu um aumento de 100% nos ataques de malware, uma escalada de 243% em tentativas de ataques com ransomware e assustadores 269% nas tentativas de cryptojacking.

 

Constatado número recorde de variantes de malware ‘nunca vistas antes’ 

A tecnologia de Inspeção Profunda de Memória em Tempo Real patenteada da SonicWall (Real-Time Deep Memory InspectionTM - RTDMI) identificou 270.228 variantes de malware nunca vistas antes durante o primeiro semestre de 2022 – um aumento de 45% acumulado no ano. O primeiro trimestre de 2022 marcou um recorde de descobertas de malware nunca vistos antes (147.851), com março de 2022 batendo o maior dos recordes (59.259). 

Desde a introdução da RTDMI no início de 2018, as novas variantes descobertas se multiplicaram 21 vezes até meados de junho de 2022. Trata-se de ataques cibernéticos novos e até então desconhecidos, que não são detectados por abordagens tradicionais de sandbox. 

Para explorar a atualização semestral completa do Relatório de Ameaças Cibernéticas da SonicWall de 2022, visite sonicwall.com/ThreatReport.

 

 

Sobre o SonicWall Capture Labs

 

Os pesquisadores de ameaças do SonicWall Capture Labs se reúnem, analisam e classificam informações de ameaças entre diversos vetores, na rede de ameaças do SonicWall Capture, que consiste em dispositivos e recursos globais, incluindo mais de 1 milhão de sensores de segurança em quase 215 países e territórios. O SonicWall Capture Labs, pioneiro no uso de inteligência artificial para pesquisa e proteção contra ameaças há uma década, realiza ensaios e avaliações rigorosas com esses dados, estabelece uma pontuação de reputação para remetentes e conteúdos de e-mails, e identifica novas ameaças em tempo real.

 

 

SonicWall

www.sonicwall.com/pt-br/

Twitter, LinkedIn, Facebook e Instagram.

Mercado de imóveis usados registra queda de 19,86% no primeiro semestre de 2022, aponta Kenlo

Pandemia da COVID-19, aumento da taxa de juros, aumento

da taxa SELIC são alguns dos motivos da desaceleração de contratos de aluguéis e vendas no Brasil  

 


De acordo com a Kenlo, maior plataforma do mercado imobiliária do Brasil, o setor de imóveis usados registrou queda de 19,86% nos contratos assinados de imóveis usados no primeiro semestre de 2022, se comparado ao mesmo período de 2021, efeito do aumento da inflação. O Valor Geral de Fechamento (soma de todos os contratos durante o período) registrou queda de 20,58% e o preço médio também caiu 0,89%. 

 

No que se refere às vendas de imóveis usados, o levantamento indicou que houve um decréscimo de 19,37% na quantidade de contratos assinados, queda de 20,62% no valor geral (soma de todos os contratos de vendas), e o preço médio caiu 1,56%. Em relação a locação, o número de fechamentos de contratos caiu 20,05%, o valor geral registrou queda de 14,66%, enquanto o preço médio subiu 6,75%. 

 

“Fatores como a COVID-19, aumento da taxa de juros, alta do Índice de Preços no Consumidor (IPCA) e da taxa SELIC, fizeram com que o poder de compra dos consumidores caísse ainda mais. Isso se tornou mais nítido no mercado imobiliário quando analisamos os nossos dados e percebemos as quedas no primeiro semestre do Valor Geral de Vendas (VGV) e Valor Geral de Locação (VGL), em comparação ao mesmo período do ano anterior”, afirma André Mattos, CDO e CTO da Kenlo. “Por outro lado, observamos que as empresas do setor continuam realizando investimentos para amadurecer o processo de digitalização, o que é fundamental para enfrentar períodos turbulentos como esse”, finaliza o executivo. 

 

O levantamento da Kenlo foi realizado com base no ecossistema da proptech, que conta com 55 mil usuários e mais de 10 mil clientes.

 

Você sabe qual o seu perfil de investidor? Conheça a análise que ajuda a direcionar suas finanças

 Conservador, moderado ou arrojado, especialista explica no que a definição do perfil implica na hora de investir

 

Segundo a pesquisa Raio X do Investidor, realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), um terço dos brasileiros faz algum tipo de investimento em produtos financeiros, com destaque para a poupança. Outros produtos, menos convencionais, também começam a ganhar força, como títulos públicos, ações, títulos privados e criptomoedas. Os fundos de investimento, por exemplo, já são escolhidos por 3% da população, com ênfase nas classes A e B.

 

Mas é justamente na hora de diversificar os investimentos que surgem as dúvidas. O levantamento revelou que quase 70% dos entrevistados não sabem a razão pela qual escolheram onde investir. Contudo, uma ferramenta obrigatoriamente disponibilizada por bancos e corretoras pode ajudar nesse direcionamento. O “perfil de investidor”, também conhecido como suitability, é uma análise feita a partir de um questionário e indica se o respondente é um perfil de investidor conservador, moderado ou arrojado.

 

“Essa análise permite entender o quanto o investidor é tolerante ao risco, seu grau de conhecimento do mercado, objetivos, entre outros aspectos que facilitam a definição de estratégias e as escolhas entre diferentes possibilidades de investimento. Por isso, é fundamental ser bastante sincero ao responder o questionário e seguir as recomendações apresentadas no resultado”, esclarece Lucas Dezordi, economista-chefe da gestora de investimentos TM3 Capital e líder da equipe de Asset Management da empresa.  

 

O economista explica ainda que o perfil do investidor pode mudar com o tempo, conforme ele ganha maturidade. Além disso, as metas também podem sofrer mudanças. “Normalmente, pessoas mais jovens têm maior propensão a aceitarem riscos e aplicarem em ativos mais voláteis. Ao longo do tempo, contudo, os investidores podem deixar de ser arrojados e passar a ser conservadores, com o objetivo de manter o patrimônio”.

 

As características e recomendações para cada perfil: 

Conservador - perfil ligado a um investidor mais sensível a perdas e que tenha necessidade de utilizar o recurso em um prazo mais curto de tempo. Para esse perfil, são recomendados títulos públicos de curto prazo, Fundos DI, Caderneta de Poupança e CDBs.

 

Moderado - aceita um maior nível de risco e volatilidade e sente-se confortável diversificando os investimentos. Títulos públicos de curto e longo prazos, Fundos DI, Fundos Multimercados e uma parcela menor em Fundo de Ações normalmente são as recomendações.

 

Arrojado - aceita maior volatilidade e busca ganhos acima das métricas de mercado (benchmarks). Com isso, busca alocar capital em ativos com maior probabilidade de alta, no longo prazo. Ou seja, não precisa do recurso no curto prazo. Para quem tem essas características, normalmente Fundos Multimercados, Fundo de Ações e Fundo Cambial são boas opções.

 

Esses são os três perfis básicos. Entretanto, é possível classificar um investidor como muito arrojado, o qual utiliza alavancagens e instrumentos financeiros mais voláteis, ou até mesmo como ultraconservador, que investe apenas em renda fixa de alta liquidez.

 

TM3 Asset


Geração Z e TikTok desafiam sistemas de buscas


As mídias sociais provocaram uma das maiores ondas disruptivas nas comunicações da humanidade, somente comparadas, talvez, à invenção da prensa por Gutenberg. Na época, a possibilidade de reprodução rápida de livros e outros conteúdos incentivou a alfabetização e estimulou o surgimento de escolas ao redor do mundo. A circulação de informações levou a humanidade a um novo patamar de conhecimento.

 

É verdade que o rádio e a televisão também impactaram os processos de comunicação e a forma de atuar dos comunicadores. Todos foram obrigados a se adaptar à linguagem dessas novas mídias. Assim também ocorreu com o surgimento da internet no final dos anos 1980. As novas mídias digitais apresentaram caráter disruptivo e trouxeram grandes desafios para a comunicação e para os comunicadores. A situação agora parece ser um pouco mais desafiadora.

 

Ao dar a cada indivíduo o poder de falar diretamente com milhões de pessoas, as mídias sociais quebraram toda a lógica da comunicação que vigorou por mais de cem anos, sempre mediada pelos meios de comunicação e centrada em poucos veículos.

 

Mesmo para as tecnologias nascidas já na era digital como, por exemplo, os sites de buscas, que foram decisivos para viabilizar a internet da forma que a conhecemos, existe uma nuvem de incertezas se formando no horizonte provocada pelas mídias sociais.

 

Dias atrás, navegando no TikTok, a mídia social típica da geração Z, eu me deparei com uma postagem de uma usuária que fazia o seguinte comentário: “Gente, algum de vocês ainda usa o Google para fazer buscas?”

 

Oi? Como assim, “ainda”? Existe outra ferramenta que está ameaçando a liderança da gigante das buscas?

 

A verdade é que, sim, existe. É a geração Z, formada pelos nativos digitais nascidos neste século, que se habituou a buscar informações sobre serviços e produtos - não mais em pesquisas na internet, ou nas fontes tradicionais de informação. Pelo contrário, sua preferência é se informar com base no que outros usuários, que nem sempre são famosos, dizem ou opinam. Para a geração Z, a opinião de quem eles conhecem, ou consideram conhecer, é o que vale, seja ela qual for. Pelo fato de os influenciadores trabalharem com publis, existe a possibilidade de o profissional talvez nem conhecer realmente o produto - ou não usar. Mas, uma pessoa que não ganha a vida com isso, não teria motivo para mentir. Por isso, a opinião e a experiência dela é valiosa.

 

Era sobre isso que a usuária falava. Para ela não fazia sentido buscar informações em outro ambiente que não as mídias sociais. É uma tendência que parece estar chegando com uma força expressiva. Isso não passou despercebido por um dos gênios do SEO e que é um dos nomes mais respeitados do mundo em marketing digital: Neil Patel. Bem no estilo TikTok, Patel gravou um vídeo de 30 segundos no qual ele sugere que essa mídia, adorada pela geração Z, tem potencial para assumir, em breve, a liderança em buscas, justamente pelo comportamento de seus usuários.

 

É ainda difícil mensurar como esse novo comportamento irá impactar nos sites de buscas, mas tenho certeza de que o futuro será focado cada vez mais na qualidade de conteúdo criado. E eu não digo isso pensando em conteúdos complexos e caros, mas sim na qualidade deles independentemente de grandes investimentos. De forma criativa e autêntica, é possível engajar pessoas se o objetivo for gerar conhecimento e não apenas vender algo.

 

Seguramente, esse novo modelo representará desafios imensos para as equipes, ainda mais as de SEO. Nós estamos assistindo emergir uma nova disrupção nos sistemas de buscas. E aí, a sua empresa está preparada?

 

Carol Junqueira - Gerente de Marketing & Cultura da Simplex


Maior olimpíada digital de matemática do mundo está com inscrições abertas

Aberta e gratuita a alunos de escolas públicas e privadas, Olimpíada de Matemática Matific ocorre entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro e avalia o desempenho de jovens em matemática por meio de games

 

A Olimpíada de Matemática Matific acontece em mais de 20 países e inclui milhões de estudantes, sendo a maior competição online dessa ciência exata do mundo. No Brasil, as provas ocorrem desde 2015 e são gratuitas, abertas a alunos de Ensino Infantil e Fundamental de qualquer escola pública ou privada do território nacional. A edição deste ano será realizada de 29 de agosto a 2 de setembro e as inscrições podem ser feitas até 22 de agosto, pelo site oficial.


Segundo, Dennis Szyller, CEO da Matific Brasil, a Olimpíada de Matemática Matific é, provavelmente, a mais divertida do mundo. “Com uma experiência totalmente gamificada, interativa e engajadora, os mais de 2000 jogos disponíveis na plataforma pedagógica estão organizados na chamada Ilha de Aventura, de acordo com o ano escolar e as habilidades de cada participante, o que promove uma interação saudável com recursos dinâmicos e trabalha situações cotidianas e concretas, enriquecendo o processo de aprendizagem”.


 Essa “maratona” da edtech terá duração de cinco dias, durante os quais os estudantes poderão jogar todos os mais de 2000 jogos disponíveis na plataforma. As crianças jogam de acordo com a organização de sua escola e a plataforma pode ser acessada em todos os dispositivos, por meio do site ou do aplicativo – disponível para iOS e Android. O objetivo é conquistar 350 estrelas, sendo que a pontuação máxima é de cinco estrelas por jogo. Caso o aluno não alcance as cinco na primeira tentativa, ele pode tentar novamente e, assim, aprimorar o seu desempenho em determinado desafio. Dentre as habilidades trabalhadas na plataforma, junto à matemática, estão lógica, resolução de problemas e desafios próximos à realidade do estudante.


 

Finalistas


No dia 15 de setembro, os ganhadores serão anunciados e as três primeiras escolas do ranking nacional receberão prêmios em dinheiro, tablets e medalhas. Da quarta colocada à décima, haverá premiações no valor de 2 mil reais em dinheiro e troféus. Independentemente da colocação no ranking nacional, a Matific também estimula que cada instituição faça uma condecoração interna para todo participante. Para além disso, os estudantes melhor colocados receberão da plataforma certificados de acordo com seu desempenho.


“O maior objetivo da Matific Brasil com essa competição é promover um ensino personalizado que incentive a paixão pela matemática, reduza a defasagem escolar e melhore os resultados. A olimpíada vem para combater os grandes impactos causados pela pandemia na educação, buscando despertar o amor pelo aprendizado e construir hábitos duradouros”, enfatiza Szyller.

 

Para os professores, a plataforma possui recursos com diagnósticos, disponibilizando dados acionáveis com informações sobre lacunas de aprendizado e áreas de excelência. “Com esse levantamento, o professor conseguirá analisar suas respectivas turmas mais a fundo, podendo, a partir desses insumos, propor soluções eficazes”, conclui o CEO.

 

Sobre a Matific - A Matific é uma plataforma pedagógica israelense que aperfeiçoa o aprendizado de matemática e de ciências exatas amparada por recursos lúdicos de gamificação. Há oito anos no mercado nacional, o produto da empresa é encontrado em instituições de ensino de todo o país e em sete localidades públicas – o estado do Paraná como um todo e outros seis municípios –, comprometendo-se assim a enriquecer a educação de habilidades cognitivas e socioemocionais dos estudantes. Para além dessa dedicação em auxiliar os alunos, a edtech desenvolve metodologias que apoiam o educador na construção de planos de ensino adequados aos respectivos contextos, como o oferecimento de uma Avaliação Diagnóstica.

 

 

Matific – Olimpíadas Matific

Data: 29 de agosto a 2 de setembro.

Público: Estudantes de Ensino Infantil e Fundamental de escolas públicas e particulares de todo o país

Local: Plataforma pedagógica Matific Brasil - site ou aplicativo oficial, disponível em todas as plataformas digitais

Inscrição: De 15 de julho a 22 de agosto, em https://matific.com/olimpiadas

Organização: Matific Brasil - www.matific.com

 

Fundação Alexander von Humboldt busca jovens líderes brasileiros para desenvolvimento de projetos na Alemanha

A bolsa oferecida pela instituição tem como patrono o Chanceler alemão e oferece até 2.600 euros para as pessoas selecionadas desenvolverem seus projetos em um ano

Estão abertas as inscrições para a edição 2022/2023 da Bolsa Chanceler Alemã para Futuros Líderes do Brasil (German Chancellor Fellowships for prospective leaders from Brazil), promovida pela Fundação Alexander von Humboldt (AvH).


O programa é uma oportunidade única para jovens talentos brasileiros, que buscam impulsionar suas carreiras por meio do desenvolvimento de projetos próprios pelo período de um ano na Alemanha. As áreas contempladas pela bolsa são Política, Economia, Administração, Mídias, Sociedade e Cultura.

Alguns dos pré-requisitos são uma formação superior completada há menos de 12 anos e  fluência em inglês ou em alemão. Outra exigência é a apresentação de uma carta de recomendação de um mentor para a pesquisa, que pode ser de uma instituição, empresa ou entidade disposta a receber a pessoa durante o período do desenvolvimento de seu projeto. A ajuda mensal para os aprovados varia entre 2.000 euros e 2.600 euros, dependendo das qualificações e da situação atual da carreira do candidato. Cursos adicionais de alemão, suporte para a família acompanhar o bolsista e as despesas com viagem estão previstos na bolsa.

Destinada a jovens líderes do Brasil, da China, da Índia, da África do Sul e dos Estados Unidos, a iniciativa prevê 50 bolsas, sendo 10 para cada um dos países participantes.

Todos as informações necessárias estão disponíveis no site da Fundação Alexander von Humboldt.


Evento informativo online

No dia 2 de agosto, às 9:00 horas, a Dra. Sara ten Brinke, do Departamento de Seleção da Fundação Alexander von Humboldt, o Dr. Christian Roschmann, membro do comitê de seleção do programa, assim como o Consulado Geral da Alemanha em São Paulo e alumnis do programa participarão de uma live no YouTube da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo para apresentar mais detalhes sobre a iniciativa e esclarecer as principais dúvidas sobre o processo de seleção do programa.

A live acontecerá em inglês. Os interessados podem se inscrever e enviar suas dúvidas previamente clicando aqui


As sabotagens do bom desempenho no mundo de hoje e como combatê-las

Elimine as desculpas e premie o bom desempenho, com seu próprio exemplo

  

Muitos empresários e líderes vivem em meio às desculpas da sua equipe:


“ eu não sabia”

“não fui avisado”

“não tive tempo”

“estou aguardando a resposta”

“não temos um bom sistema”


Essas são alguns exemplos relatos pelo autor João Cordeiro, no livro Desculpability.

E pior que isso, é quando o próprio gestor, em vez de dar exemplos, dá desculpas. Essa mentalidade é contagiosa e com o passar do tempo se incorpora à identidade da pessoa, além de desanimar, roubar a autoestima dos outros e sua própria e diminuir a percepção sobre a própria capacidade.

É necessário que os empresários e líderes tenham consciência de que a equipe é reflexo do líder e esse tem como função principal desenvolver as pessoas. Em um ambiente contaminado por justificativas, não há crescimento, há estagnação. Isto ocorre, em primeiro lugar, para a própria pessoa se convencer de que não foi responsabilidade dela não fazer o que deveria ser feito. Esse conceito se opõe ao conceito de “Alta Performance”, que é fazer o melhor possível com os recursos que tem naquele momento.

"A alta performance é pegar para si a responsabilidade e não parar no meio do caminho, fazendo o que se propôs sem abandonar a situação pela metade. Isso vai desde o atendimento ao cliente por whatsapp ou telefone, até grandes negociações, que podem ser perdidas, por negligência, por não querer deixar a zona de conforto e por desculpas" afirma Sirlei Mendes, diretora e Master Trainer da Evolua Treinamentos e Desenvolvimento Humano, uma empresa inovadora, dedicada à melhoria do desempenho dos profissionais emtodas as áreas.

"O empresário e líder precisa estar atento primeiramente às suas narrativas: será que ele está fazendo sua História com letra maiúscula acontecer?" pergunta ela. "Ou está constantemente contando “historinhas” para ele próprio e para sua equipe? Em segundo lugar, pelo seu exemplo: precisa ensinar sua equipe a ter a cultura da alta performance, fazendo seu melhor com os recursos que dispõe naquele momento e até que se esgotem todas as possibilidades".

Esse comportamento, se levado a sério e com disciplina, tem ajudado empresários e líderes a terem melhores resultados, gerando maior lucratividade para a empresa. Ensine, mostre e, acima de tudo, escolha não dar desculpas, não contar justificativas vazias que diminuem o seu poder de realização e o que você acredita ser merecedor. Decida fazer da sua História, uma História de verdade, abolindo da sua vida as “historinhas” que minam sua responsabilidade, sua competência e seus resultados. 

 

Evolua Treinamentos e Desenvolvimento Humano Ltda

Sirlei Mendes 

Diretora e Master Trainer  

evoluatreinamento.com.br
@sirleimendestreinadora

Facebook: Sirlei Mendes Treinadora

 

Como evitar problemas na entrevista de emprego

Manter a postura e usar roupas adequadas são algumas das dicas

 

Quando o assunto é entrevista de emprego, o antigo ditado “pense antes de falar” torna-se mais propício do que em qualquer outra ocasião. Um deslize involuntário pode custar o emprego em questão e, por isso, é importante saber como se comportar e quais atitudes evitar nessa primeira impressão – já que se sabe muito bem que “a primeira impressão é a que fica” e que, para mudá-la, é preciso um esforço muito maior.

A ânsia que cada profissional tem por convencer o recrutador de que é o candidato ideal para ocupar a vaga de emprego disponível, muitas vezes, leva ele a pecar pelo excesso. E, muitas vezes, também acontece o contrário. O participante opta por se comportar de maneira contida, e deixa de mostrar as competências e habilidades essenciais ao cargo. Resultado: é eliminado por falta de iniciativa. Por isso, é preciso um equilíbrio.

Sobre a questão de falar muito – ou pouco, dependendo do profissional, - o ideal é responder a pergunta do recrutador com objetividade. Falar demais torna a entrevista cansativa e você corre o risco de ser prolixo, característica condenada pelos selecionadores. Por outro lado, ser monossilábico também atrapalha. É preciso ser claro e objetivo.

As roupas utilizadas na entrevista também podem fazer toda a diferença. Mulheres com trajes muito decotados, apertados ou saias muito curtas correm o risco de chamar a atenção pelo motivo errado, assim como maquiagem carregada ou acessórios muito chamativos. Para os homens, a recomendação é estar com a barba bem feita, o cabelo arrumado e ir à entrevista com roupa social.Outro ponto muito importante é o horário. É preciso se programar para não chegar à entrevista atrasado. Se preciso for, chegue com antecedência, pois o atraso desqualifica qualquer profissional.

Duas atitudes comuns – que podem ser encaradas como erros – na hora da entrevista, é quando o candidato se supervaloriza – afim de tentar impressionar o recrutador - ou responde perguntas que não foram feitas.  Caso o profissional não compreenda a pergunta do recrutador, é preciso ser honesto e pedir para ele repetir a questão. Divagar sobre algo que não tenha sido questionado é uma falha que não deve ser cometida.

Outras atitudes que devem ser evitadas são gesticular exageradamente – atitude que tira o foco do recrutador para o que está sendo dito, - falar mal da empresa anterior, e, é claro, mentir na entrevista. O recrutador pesquisa muito bem o histórico profissional do candidato antes da entrevista. Se perceber algo estranho, investigará melhor a vida do profissional para saber o que está errado. Muitas vezes, ele mesmo cai em contradição, o que acaba queimando a sua oportunidade no processo.

 

Madalena Feliciano - Gestora de Carreira

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Professor Aprígio Gonzaga 78, São Judas, São Paulo - SP.


Dia dos Avós: a importância dessa forte rede de apoio para o desenvolvimento das crianças

No dia 26 de julho é celebrado o Dia dos Avós e a Chicco, marca especialista em parentalidade, traz os benefícios dessa relação responsável por criar narrativas únicas e especiais que marcam profundamente as nossas vidas 

 

Eles têm um amor sem medidas, sempre um abraço gostoso, contam boas histórias, são cúmplices das traquinagens e grandes parceiros na vida. Mas a importância dos avós na infância vai além desses momentos mágicos! Ser avó e avô é como amar o filho pela segunda vez. É ter uma segunda oportunidade de participar da criação das crianças, mas, desta vez, de forma mais leve.

A Chicco, marca referência em parentalidade, constrói a sua história e os seus valores ouvindo todo o conjunto de pessoas que cuida das crianças, inclusive os avós, que formam a rede de apoio que ama, educa e contribui diretamente para o desenvolvimento socioemocional dos netos. Por isso, a convite da marca, a psicóloga e mestre em saúde da criança, Camila Machado, listou alguns benefícios que essa relação pode trazer para o presente e o futuro dos pequenos.

De certa forma, os avós são os responsáveis pela construção das raízes familiares sendo o grande elo dessa ligação.  “Eles proporcionam momentos de união, são responsáveis pelas melhores lembranças e isso ajuda a criar a narrativas únicas e especiais para as crianças, construindo uma memória afetiva e cheia de significado para elas”, ressalta a profissional.

A convivência com os avós também permite aos pequenos uma conexão do passado com o mundo atual. Eles, de gerações totalmente diferentes, têm modos singulares de pensar e ver o mundo. Com suas experiências, são mentores, e as crianças conseguem aproveitar a sabedoria dos mais velhos para absorver habilidades e conhecimentos.

“A convivência com os avós também torna as crianças mais responsáveis, autônomas e solidárias. Elas crescem se sentindo mais amadas e confiantes e esse vínculo contribui para a autoestima. Outro enriquecimento é saber, desde cedo, a lidar com diferenças para aprender a respeitá-las’, destaca a profissional.

Também, não podemos nos esquecer do quanto os avós ajudam nos cuidados quando os pais não estão presentes. E nesse mundo atual, em que pai e mãe têm muitas responsabilidades e rotinas de muito trabalho e afazeres, é um grande privilégio poder contar com pessoas amorosas e dispostas a ensinar e acompanhar o dia a dia dos seus filhos.

Mas engana-se quem pensa que os benefícios são apenas para as crianças. Estudos concluíram que essa relação é fonte de apoio também para os avós, que mantém a vida mais ativa e com estímulo à saúde mental, diminuindo assim as chances de depressão, ansiedade e de doenças degenerativas.

Mas nem tudo são flores e apesar de todos esses benefícios, conflitos podem surgir, principalmente no que diz respeito à educação dos pequenos. Contudo é importante ter os papéis bem definidos para que a harmonia familiar prevaleça. “Tudo é uma questão de diálogo. Os pais e/ou responsáveis precisam entender e aceitar a sabedoria e o amor destemido que os avós sentem, mas em contrapartida o vovô e a vovó também devem respeitar a autoridade e a forma que os pais educam. Com isso, o contato dos avós com os netos trará benefícios para as crianças e para toda a família deixando marcas de ternura e amor por toda a vida”, reforça Camila Machado.

  

Chicco


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