Pesquisar no Blog

sábado, 8 de março de 2025

4 receitas de aromaterapia para pós Carnaval


Depois de dias intensos de festa, bloquinhos e muita animação, o corpo pede descanso e recuperação. O cansaço, o inchaço nos pés e panturrilhas, as dores musculares e até mesmo as dores de cabeça podem ser amenizados com o uso estratégico da aromaterapia. Segundo a aromaterapeuta, perfumista botânica, naturóloga e especialista em neurociência Daiana Petry, a combinação de óleos essenciais pode trazer alívio e restaurar a energia para voltar à rotina com disposição.
 

Para aliviar cansaço, inchaço e dores nas panturrilhas e pés 

Para combater dores e inchaços, Daiana recomenda a preparação de um creme utilizando óleos essenciais com propriedades estimulantes da circulação:

  • Em 30g de creme neutro, pingue 5 gotas de óleo essencial de cipreste e 5 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta.
  • Aplique na região das pernas e pés com movimentos de massagem para estimular a circulação e aliviar o desconforto.


Para recuperar a energia e voltar à rotina 

Para retomar as atividades com mais disposição física e mental, a aromaterapeuta sugere o uso de um difusor pessoal:

  • Pingue 1 gota de óleo essencial de hortelã-pimenta e 1 gota de óleo essencial de limão-siciliano.
  • Inale por pelo menos 15 minutos para estimular a vitalidade e o foco.

Para relaxar mais uns dias 

Se a intenção é descansar e prolongar o bem-estar, o óleo essencial de laranja-doce é uma excelente opção:

  • Promove relaxamento, reduz o estresse e melhora o humor.
  • Pode ser usado em um difusor de ambiente ou diluído em um creme neutro para aplicação no corpo.


Para alívio de dores de cabeça 

A combinação de óleos essenciais também pode ser eficaz para quem sofre com dores de cabeça após os dias de folia. Daiana ensina uma fórmula poderosa:

  • Pingue 1 gota de óleo essencial de hortelã-pimenta, 1 gota de eucalipto globulus e 1 gota de lavanda no difusor pessoal para inalação.
  • Para aplicação tópica, misture 30g de creme neutro com 2 gotas de hortelã-pimenta, 2 gotas de lavanda e 2 gotas de eucalipto globulus.
  • Massageie na nuca, têméporas e testa para alívio rápido.

Importante: O óleo essencial de hortelã-pimenta e o eucalipto globulus não são recomendados para hipertensos e epiléticos.



Daiana Petry @daianagpetry - Aromaterapeuta, perfumista botânica, naturóloga e especialista em neurociência. Professora dos cursos de formação em aromaterapia, perfumaria botânica e psicoaromaterapia. Autora dos livros: Psicoaromaterapia, Cosméticos sólidos e Maquiagem ecoessencial. Fundadora da Harmonie Aromaterapia.
Link


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados