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quarta-feira, 6 de maio de 2020

Prefeitura amplia para 13 o número de Cates reabertos para atender demanda do seguro-desemprego e auxílio emergencial


Medida visa agilizar o atendimento e evitar grandes deslocamentos na capital


A Prefeitura de São Paulo ampliará, a partir de segunda-feira, 11 de maio, de 9 para 13 unidades do Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo reabertas na cidade para realizar as solicitações de habilitação do seguro-desemprego e requisição do auxílio emergencial. A medida aumenta em 43% a capacidade de atendimento dos postos chegando a 2 mil pessoas por dia.

As novas quatro unidades que passam a atender ao público ficam em Santana, Itaim Paulista, São Mateus e Jabaquara. As unidades também irão atender por meio de agendamento, realizado pela central 156 ou pelo portal do serviço https://sp156.prefeitura.sp.gov.br, para evitar aglomeração e o contágio pelo coranavírus.

“A primeira etapa de reabertura dos Cates priorizou as unidades localizadas na periferia da cidade para evitar grandes deslocamentos na capital. Resolvemos ampliar o número de postos a fim de facilitar o acesso e aumentar o número de pessoas atendidas”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “A Prefeitura está aumentando o atendimento diante da estimativa que cerca de 500 mil pessoas têm direito ao auxílio emergencial em São Paulo e ainda não tiveram acesso ao benefício. Com essa ampliação, ajudaremos também a evitar as grandes filas na porta das agências da Caixa Econômica Federal”.

Já foram realizados 24 mil agendamentos desde a reabertura dos Cates, sendo 5 mil nos primeiros quatro dias de atendimento. A maioria dos contatos foi feito por telefone para a central 156 e os demais agendamentos por meio do portal do serviço. Desde a reabertura dos Cates, 65% dos pedidos de atendimento foram para habilitar o seguro-desemprego ou resolver pendências deste benefício. O restante se refere à requisição do auxílio emergencial.

Tem direito ao benefício do seguro-desemprego o trabalhador formal e doméstico, dispensado sem justa causa. O trabalhador formal com contrato de trabalho suspenso em virtude de participação em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador também tem direito.

Já para ter direito ao auxílio emergencial do governo federal, será avaliada a renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa, e de até três salários mínimos por família. Podem receber os desempregados, trabalhadores informais, MEI – Microempreendedores Individuais, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais e contribuinte individual ou facultativo da Previdência Social.

As 13 unidades seguem as recomendações dos órgãos de saúde para o distanciamento social em filas e assentos, além do uso obrigatório de máscaras pelas equipes técnicas e usuários. No local, é oferecido álcool em gel e máscaras descartáveis, caso a pessoa chegue ao local sem a proteção.


Como agendar o atendimento

As pessoas que precisam habilitar o seguro-desemprego ou requerer o auxílio emergencial devem ligar para a central 156 da Prefeitura de São Paulo ou acessar a página principal do Portal SP156 no endereço https://sp156.prefeitura.sp.gov.br. No uso por telefone, a gravação do serviço informa as opções 0-4-4-2 do ambiente eletrônico para ser direcionado para agendar o atendimento no Cate mais próximo de sua casa.


Documentos a serem apresentados nas unidades do Cate:
 
Para quem agendou serviços de Seguro Desemprego:


Para o Trabalhador Doméstico:


1. Documento de Identificação com foto (original ou cópia autenticada)

2. Número do CPF - Cadastro de Pessoa Física;

3. Carteira de Trabalho, com a anotação do contrato de trabalho (versão em papel ou versão digital);

4. Cartão do PIS (Programa de Integração Social), extrato atualizado ou Cartão Cidadão;

5. Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT), devidamente acompanhado do Termo de Quitação ou de Homologação.

Para o Trabalhador Formal:

1. Documento de Identificação com foto (original ou cópia autenticada)

2. Número do CPF - Cadastro de Pessoa Física;

3. Carteira de Trabalho, com a anotação do contrato de trabalho (versão em papel ou versão digital);

4. Cartão do PIS (Programa de Integração Social), extrato atualizado ou Cartão Cidadão;

5. Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT), devidamente acompanhado do Termo de Quitação ou de Homologação.

6. Documento de levantamento dos depósitos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), ou comprovante de saque do FGTS;

7. Requerimento do Seguro-Desemprego (em duas vias, emitido pela empresa, pelo aplicativo Empregador Web)



Para quem agendou a solicitação do Auxílio Emergencial:


1. Documento de Identificação com foto;

2. Número do CPF;

3. Aparelho de celular com numero ativo para recebimento do código de validação.

4. Caso não seja o único solicitante de seu grupo familiar, apresentar também o número de CPF e data de nascimento das pessoas que compõem seu grupo familiar


Unidades do Cate com atendimento emergencial, das 8h às 17h

Zona Norte
Cate Brasilândia - Av. João Marcelino Branco, 95
Cate Jaçanã - Rua Luis Stamatis, 300
Cate Perus - Rua Ylídio Figueiredo, 349
Cate Santana - Av. Tucuruvi, 808

Zona Sul
Cate Cidade Ademar - Av.
Yervant Kissajikian, 416
Cate Interlagos - Av.
Interlagos, 6122
Cate Jabaquara - Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 2314

Zona Leste
Cate Cidade Tiradentes - Rua Milagre dos Peixes, 357
Cate Itaquera - Rua Augusto Carlos Bauman, 851
Cate Sapopemba - Av. Sapopemba, 9064
Cate Itaim Paulista - Av. Marechal Tito, 3012
Cate São Mateus - Av. Ragueb Chohfi, 1400

Zona Oeste
Cate Butantã - Rua Doutor Ulpiano da Costa Manso, 201
Internet

Seguro-Desemprego

Auxilio Emergencial do Governo Federal
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Dicas para empreendedores que estão trabalhando remotamente



Pesquisa aponta que o trabalho remoto aumentou significamente nos últimos três anos no Brasil

Pesquisa aponta que o trabalho remoto aumentou significamente nos últimos três anos no Brasil


O crescimento do trabalho remoto é uma realidade que surge de uma necessidade que algumas empresas têm de continuarem realizando negócios, mesmo que seus funcionários estejam fora do escritório. Comparando com o home office, o trabalho remoto não se restringe a trabalhar somente em casa, mas também permite a escolha de um local mais afastado, como por exemplo, outra cidade, outro país. Para se ter uma ideia, a Universidade de Harvard, divulgou um estudo em 2019, onde mostra que trabalhar de qualquer lugar aumenta a produtividade em comparação com o trabalho em home office.

Para alguns empreendedores essa alternativa já é realidade, afinal eles precisam ter autonomia, liberdade criativa e flexibilidade, além de estar disponível em lugares diferentes, participando de reuniões, fechando contratos, entre outras atividades. Neste cenário, a internet possibilita que o colaborador da empresa esteja em múltiplos lugares ao mesmo tempo. Além disso, o empreendedor se torna mais rápido, já que não precisa ficar se deslocando tanto quanto antes, por estar parado no trânsito ou com algum problema no veículo, impedido por conta de chuva, enchente ou qualquer outro tipo de desastre ambiental.

De acordo com Sidney Zynger, diretor de marketing da startup de gestão Bling - que comanda remotamente um time de mais de 10 colaboradores no Brasil e atua em uma empresa com mais de 140 funcionários, as empresas que querem sobreviver na oscilação do mercado precisam investir em tecnologia e se preparar para ter um cloud computing ou armazenamento de dados em nuvem. 

Ainda segundo o empreendedor, a flexibilidade do trabalho remoto é realidade em diversos países e ajuda diretamente com a produtividade e o crescimento do negócio. “Para empresas que estão trabalhando remotamente, uma dica é apostar em apps e ter a tecnologia como aliada. Já existem muitas ferramentas que auxiliam os empreendedores, como por exemplo, os sistemas de gestão, os sistemas em nuvem, os softwares gratuitos. Apostar nessas soluções agrega valor para a rotina de todos os colaboradores.” comenta.

O empreendedor deu algumas dicas para empreendedores que estão trabalhando remotamente. Confira:


Estabeleça uma rotina de trabalho

Trabalhar em casa está cada vez mais comum no nosso país. De acordo com dados da Robert Half, empresa de recrutamento especializado, o Brasil é o terceiro país onde mais cresce o home office. A pesquisa foi realizada com 1.876 diretores de Recursos Humanos em 16 países. Ainda de acordo com o levantamento, 47% dos entrevistados brasileiros, o trabalho remoto aumentou nos últimos três anos.

Para quem já cmeçou, a primeira dica é estabelecer uma rotina profissional. É importante também separar um local para fazer seu “ambiente de trabalho”. Com isso, a produtividade também irá aumentar. Um espaço separado para o trabalho não precisa ser uma sala ou escritório. Mas precisa ser um local organizado, com os principais recursos que irá te ajudar no dia a dia.


Invista em ferramentas gratuitas

O profissional deve investir em soluções que o auxilie em toda essa rotina produtiva, conectando-o com o mercado. Um exemplo é o Zoom, que permite fazer conferência e apresentações em grupo. O Google Drive, também possibilita que arquivos e documentos sejam armazenados em nuvem e oferece compartilhamento de arquivos para todo o time - que pode acessar de onde estiver e inclusive pelo celular. Já o Trello ou o Asana são ferramentas que ajudam a gerenciar projetos, rotina e agenda do profissional e podem colaborar com a produtividade de quem está trabalho fora do escritório. Outra ferramenta gratuita que pode ajudar, é o Hubspot - uma ferramenta de CRM gratuita que gerencia e organiza os clientes, oferecendo diversas funcionalidades.


Tenha um sistema de gestão em nuvem

O Bling (https://www.bling.com.br/), por exemplo, é um sistema de gestão empresarial (ERP) para micro e pequenas empresas. Tudo é feito de forma online: da contratação dos serviços até o atendimento por meio do SAC. Por meio de uma plataforma o empreendedor tem o controle total da gestão e controle financeiro do seu negócio - tudo isso em uma plataforma 100% online, que pode ser acessada de qualquer lugar. O sistema permite ainda organizar vendas, estoque, produtos, clientes, pedidos, além da emissão de notas fiscais eletrônicas, e a emissão de boletos bancários. Além disso, é integrado com SIGEP Web dos correios e com as maiores plataformas marketplaces do país.


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