A Páscoa é uma das datas comerciais mais aguardadas do ano, oferecendo oportunidades únicas para empreendedores no setor de alimentos. Entretanto, o sucesso durante esse período exige mais do que manter os produtos tradicionais em estoque. É crucial inovar e se adaptar às tendências atuais para atrair novos clientes e maximizar lucros.
Uma tendência que vem ganhando força são os
chocolates personalizados. Com a personalização é possível criar um presente
único que agrada diferentes públicos. Além de ser uma opção atrativa, oferece boas
margens de lucro devido ao seu valor percebido.
As sobremesas gourmet são outra aposta segura. Elas
oferecem uma experiência gastronômica sofisticada, muitas vezes feita com
ingredientes de alta qualidade, o que permite precificá-las de forma a garantir
um bom retorno financeiro. Segundo tendências observadas, como reportado pelo
‘Think with Google’ e ‘Food Connection’, a busca por experiências de consumo
mais completas e satisfatórias está em alta.
A produção artesanal também ganhou destaque
significativo. Clientes buscam produtos com história, feitos com carinho e
atenção aos detalhes. Segundo análises de mercado, produtos artesanais podem
agregar valor percebido pelo cliente, permitindo margens de lucros
significativas.
A sustentabilidade também não pode ser ignorada.
Embalagens ecológicas e matérias-primas de fontes sustentáveis não são apenas
atrativas, mas praticamente exigidas por um segmento crescente de consumidores.
Implementar essas práticas não só melhora a imagem da marca, mas também abre portas
para parcerias estratégicas com outras empresas que compartilhem desses mesmos
valores.
Segundo o especialista em negócios gastronômicos, Marcelo Politi, ao fundir o artesanal com o sustentável e o personalizável, além de atender as expectativas, também cria uma base sólida de clientes. “Alinhar estratégias de negócios com as novas demandas do mercado pode aumentar o faturamento não só na data, mas garantir sucesso contínuo”.
Marcelo Politi - formado em hotelaria e gastronomia pela Ecole des Roches (Association Suisse d’Hôtellerie), na Suiça e pós-graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Aos 29 anos, foi o primeiro executivo contratado como diretor de Marketing pela rede de hotéis francesa Sofitel no Brasil. Foi responsável pela implantação e gestão das operações do Hard Rock Café no Brasil e gerenciou mais de 500 funcionários. O empresário é fundador da Politi Academy, uma empresa focada em trazer lucro, controle e crescimento para donos de negócios de alimentação, por meio de cursos de gestão, administração, marketing, planejamento, treinamento de equipe, entre outros que envolvam um negócio que tenha comida como serviço.
Politi Academy
https://politiacademy.com.br/
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