A febre dos influenciadores é um fato. Para
qualquer tipo de lançamento, a primeira estratégia que vem à mente de
empreendedores que não possuem muito conhecimento dentro da área de marketing é
a utilização dessas personalidades da web para conseguir engajar um público
parecido com o seu target ideal. Contudo, é necessário fazer o questionamento:
“investir em influenciadores é a resposta certa?” – afinal, existem muitos
outros estratagemas que podem ser utilizados em seu lugar capazes de trazer resultados
tão bons quanto.
De fato, não há como negar a influência dessas
personalidades atualmente. Em uma pesquisa realizada pela StartSe, relacionada
à utilização e efetividade de influencers, como exemplo, 75% dos entrevistados
declararam já ter comprado algo por causa de terem percebido o produto como uma
boa oportunidade apresentada por um influenciador; além de 55% que disseram ter
mais confiança em comprar de uma marca indicada por alguma pessoa que eles
seguem em alguma rede social.
Em questão de resultados, um estudo apresentado no
portal da Harvard Business Review em 2022 mostrou que as empresas que tiveram
1% de aumento no investimento no marketing de influencer conquistaram um
crescimento de engajamento de 0,46%, o que sugere que a estratégia pode, de
fato, resultar em um ROI positivo. Na prática, a utilização de influenciadores
para aumentar o reconhecimento da marca, conversando com um público que está
dentro de sua área de interesse e aumentando a conexão com as pessoas, algo que
não é não só viável, como extremamente recomendado para se destacar frente aos
concorrentes.
A forma pela qual eles estão consagrando espaço no
ambiente online, contudo, vem sendo modificada nos últimos anos, passando da
figura de “foco” para uma que mais se mostra como o apresentador de um
lifestyle, e passando a servir como uma corrente para alguém que busca a
conexão com os clientes ao mesmo tempo em que preza em apresentar o produto
como ponto principal das parcerias. Com a chegada da Geração Z no mercado, esse
tipo de estratégia vem ganhando ainda mais força, atraindo o olhar das marcas e
empreendedores para os frutos que podem ser colhidos através desse movimento.
Para os interessados em realizar essas parcerias,
alguns cuidados precisam ser tomados para assegurar uma boa promoção de seus
produtos ou serviços. Ao lançar um novo produto, por exemplo, formar uma
parceria com um influenciador digital para somente anunciar essa novidade
funcionará, na melhor das suas possibilidades, caso a introdução da marca for
feita gradualmente para criar um vínculo e interesse por parte dos seguidores.
Uma dica que pode auxiliar nisso é apostar na originalidade deste das
personalidades – algo que, ainda segundo os dados da mesma pesquisa da Harvard
Business Review, é responsável por um aumento de cerca de 15% no ROI do
marketing de influência.
Diante desses dados, não há como negar que investir
na parceria com influenciadores pode ser a resposta certa para muitas marcas. A
decisão de seguir ou não por esse caminho poderá variar a depender do tamanho
do negócio ou empresa para qual está sendo traçado um plano de marketing. Além
disso, é de extrema importância não deixar de lado as estratégias e ações ainda
mais básicas como, por exemplo, uma campanha de mídia paga nas redes sociais,
que pode, por vezes, trazer um maior ROAS que é muito mais interessante do que
uma ação de parceria traria.
Cada negócio possui a resposta ou a capacidade de
analisar e definir se investir em influenciadores no atual momento é
interessante ou não, para que, a partir disso, busque a personalidade que mais
se adequa ao seu público-alvo para que possam construir uma estratégia
assertiva de comunicação e promoção de seus produtos e serviços.
https://iobee.com.br/
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