Pesquisar no Blog

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

Espetáculos que estreiam e reestreiam em 2025 (Em São Paulo e Rio de Janeiro)

 JANEIRO

 

Festival de Comédia do Grupo Tapa 

O Festival de Comédias do Grupo Tapa reúne duas peças curtas do dramaturgo francês Georges Feydeau com direção de Eduardo Tolentino de Araujo.

 

A Falecida Senhora Sua Mãe

Autor: Georges Feydeau.

Direção: Eduardo Tolentino de Araujo

Elenco: Fernanda Viacava, Fernando Nitsch, Paloma Galasso e Mauricio Bittencourt.

De 9 de janeiro a 21 de fevereiro de 2025,  quintas e sextas, às 20h.

Teatro Itália (Av. Ipiranga, 344 - República, São Paulo - SP)

Duração: 70 minutos. Classificação: 14 anos.Ingressos: De R$40 a R$80.

 

A Falecida Senhora sua Mãe, de 1908, é uma peça de humor que explora confusões e mal-entendidos após a morte da mãe de um dos personagens principais, envolvendo heranças, trocas de identidade e situações absurdas que satirizam as convenções sociais da época. 

 

A trama, marcada por reviravoltas e situações engraçadas, revela o falso bom-mocismo da classe média e foi a primeira obra de Feydeau a integrar o repertório da Comédie-Française. A ação se desenrola em um quarto, onde o protagonista, vestido de Luís XIV após uma festa à fantasia, é cenicamente contextualizado por uma paleta de preto e branco que evolui ao longo da peça.

 

 

 

Não Andes Nua Por Aí 

Autor: Georges Feydeau

Direção: Eduardo Tolentino de Araujo.

Elenco: André Garolli, Camila Czerkes,  Laerte Melo e Mauricio Bittencourt.

De 11 de janeiro a 23 de fevereiro de 2025, aos sábados, 20h e domingos, às 19h

Teatro Itália (Av. Ipiranga, 344 - República, São Paulo - SP)

Duração: 70 minutos. Classificação: 14 anos.Ingressos: De R$40 a R$80.

 

Não Andes Nua Por Aí, de 1911, é uma sátira à sociedade burguesa da época, que explora a moralidade através da história de Ventroux, um político preocupado com sua imagem pública e com o comportamento da esposa, Clarice, que costuma andar pela casa em trajes minimalistas. 

 

As situações cômicas se intensificam com a chegada de visitas inesperadas, como um político da oposição e um jornalista que pode arruinar a carreira de Ventroux. Ambientada em um verão europeu ensolarado, a peça destaca homens vestidos de linho e Clarice em uma camisola de renda transparente, que acentua as ansiedades do protagonista. 

 

 

O Figurante 

Com Mateus Solano.

Dramaturgia: Mateus Solano e Isabel Teixeira.

Direção: Miguel Thiré.

De 10 de Janeiro a 31 de março de 2025 - Sextas às 21h, sábados às 19h e domingos às 17h.

 

Teatro Renaissance - Alameda Santos, 2233 - Jardim Paulista.

Duração: 70 minutos. Classificação: 12 anos. Ingressos: De R$75 a R$ 150.

 

A trama mergulha na rotina de Augusto, um figurante que luta para encontrar a si próprio em meio a uma rotina pobre de sentido, que o mantém num lugar muito aquém da sua potência como ser humano.  O Figurante reflete sobre a dificuldade de se conectar com a própria essência e sobre os desafios de assumir o controle da própria narrativa.

 

A dramaturgia foi construída a partir do método Escrita na Cena, desenvolvido por Isabel Teixeira, que estimulou o ator a explorar sua própria criatividade por meio de improvisos. As cenas criadas por Mateus foram gravadas, transcritas e reelaboradas por Isabel para compor o texto final, preservando a autenticidade das reflexões do personagem.

 

 

 

A Lista 

Com Lilia Cabral e Giulia Bertolli

Dramaturgia: Gustavo Pinheiro.

Direção: Guilherme Piva.

 

Temporada Rio de Janeiro

Teatro Carlos Gomes - Praça Tiradentes, s/n° - Centro, Rio de Janeiro - RJ.

De 11 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025 - Sábado e domingo, às 18h.

Duração: 75 minutos. Classificação: 12 anos. Ingressos: De R$40 a R$80.

 

Temporada São Paulo

Teatro FAAP - Rua Alagoas, 903 - Higienópolis, São Paulo - SP. 

De 13 de junho a 3 de agosto de 2025 - Sexta e sábados, às 20h e domingos, às 18h.

 

Desde sua estreia em 2022, a montagem conquistou mais de 60 mil espectadores que se encantaram com o espetáculo, uma verdadeira declaração de amor ao Rio de Janeiro, especialmente ao bairro de Copacabana. A nova temporada popular marca o retorno de Lilia Cabral ao Teatro Carlos Gomes, onde se apresentou pela última vez em 1985 com o espetáculo Miss Banana

 

A peça mostra o encontro de uma aposentada de Copacabana com sua jovem vizinha. A relação desencadeia um turbilhão de sentimentos, lembranças e descobertas que marcam suas vidas. 

 

 

Escola de Mulheres 

Autor: Molière..

Direção, tradução e adaptação: Clara Carvalho

Elenco: Ariell Cannal, Brian Penido Ross, Felipe Souza, Fulvio Filho, Gabriela Westphal, Nando Barbosa, Leandro Tadeu, Luiz Luccas e  Vera Espuny. 

 

TEATRO MOÓCA - Moóca Plaza Shopping

Rua Capitão Pacheco e Chaves, 313, São Paulo - São Paulo

De 11 de janeiro a 1º de março de 2025 - Sábados, às 21h; e domingo, às 18h

Ingressos: Plateia Premium R$100 / R$50. Plateia Select: R$80 / R$40.

Classificação: 12 Anos. Duração: 85 Minutos.

 

A montagem da comédia clássica de Molière, que celebra os 400 anos do autor, estreou em 2022 e fez grande sucesso de público por onde passou. Com direção de Clara Carvalho, a peça tem Brian Penido Ross no papel principal. Escrita em 1662, a comédia trata da infidelidade conjugal. Arnolfo, um solteirão convicto e profundo conhecedor das artimanhas do adultério resolve se casar. Com medo de ser traído, ele decide criar uma jovem, para que, no futuro, se torne sua mulher. 


A peça, que foi um sucesso estrondoso na sua estreia em Paris, e gerou infindáveis discussões sobre a polêmica comportamental que trazia, é exemplarmente clássica, com unidade de tempo – tudo se passa em 24hs – espaço e ação e a encenação busca mesclar sugestões do século XVII com traços contemporâneos. Tudo se passa numa praça e, ao fundo, um painel com o sol nos remete a Luís XIV, patrono das artes e da trupe de Molière.

  

 

Um Grito Parado no Ar 

Autor: Gianfrancesco Guarnieri.

Dramaturgia: Jonathan Silva, Rogério Tarifa e Teatro do Osso.

Direção:  Rogério Tarifa.

Com Grupo Teatro do Osso.

 

Sesc Bom Retiro - Alameda Nothmann, 185 - Campos Elíseos

De 17 de janeiro a 16 de fevereiro de 2025 - Sextas e sábados, às 20h, e aos domingos e feriados, às 18h.

Duração: 150 minutos. Classificação: 14 anos. Ingressos: De R$18 a R$60.

 

Escrito em 1973, durante a ditadura militar no Brasil, o texto de Gianfrancesco Guarnieri se destaca pela audácia em tratar das dificuldades de se criar arte em um contexto de repressão. Na adaptação de Rogério Tarifa, o espetáculo musical preserva sua crítica contundente, ao mesmo tempo que dialoga com o presente, conectando as questões sociais daquela época aos desafios culturais contemporâneos.


A narrativa acompanha um grupo de artistas que se prepara para uma apresentação com apenas dez dias até a estreia. Enquanto enfrentam pressões externas, como dívidas e limitações financeiras, a narrativa reflete sobre a vulnerabilidade e a resistência da arte em tempos adversos. Por meio de improvisações inspiradas em histórias de moradores locais, o espetáculo revela as tensões sociais e econômicas que permeiam o cotidiano, reafirmando o teatro como um espaço de luta e transformação.

 

 

 

Ray Você Não Me Conhece


Dramaturgia e direção: Rodrigo Portella.

Elenco: César Mello, Sidney Santiago Kuanza, Abrahão Costa, Luiz Otávio, Flávio Bauraqui, Leticia Soares, Luci Salutes, Lu Vieira, Roberta Ribeiro, e pelas crianças Caio Santos e Victor Morais.

 

Teatro B32 - Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3.732, no Itaim Bibi, SP.

De 17 de janeiro a 17 de fevereiro de 2025 - Sextas e sábados, às 16h e às 20h; e domingos, às 17h.

Duração: 150 minutos (com intervalo)

Classificação: 12 anos. Ingressos: De R$100 a R$250.

 

Baseado no livro de Ray Charles Júnior, a peça musical mergulha na vida e na carreira do renomado músico Ray Charles, destacando não apenas seus desafios e conquistas, mas também a complexa relação entre pai e filho. 

 

O autor e diretor Rodrigo Portella descreve sua interpretação da história como uma espécie de acerto de contas entre eles. A narrativa se inicia no dia seguinte ao funeral de Ray, quando Ray Charles Júnior, ainda em sonho, revive momentos da infância e encontra o espírito do pai. O espetáculo retrata a trajetória musical de Ray Charles, desde seus primeiros passos até se consolidar como um ícone da música. Embora a atmosfera da obra seja carregada de tensão, ela também é marcada por músicas e instantes de humor.

 

 

 

Shakespeare Embriagado 


De William Shakespeare.

Direção: Dagoberto Feliz.

Com Lívia Camargo, Robert Gomez, Bruna Assis, Michel Waisman e Guilherme Tomé.

 

Coringa Madá -  Rua Luís Murat, 370 - Vila Madalena.

Dias 17, 24 e 31 de janeiro, todas as sextas, às 20h30. Sessão extra dia 25 de janeiro, sábado, às 20h30. 

Duração: 60 minutos. Classificação: 18 anos. Ingressos: R$60.

 

O diretor Dagoberto Feliz traz uma adaptação de Hamlet, que narra a jornada do príncipe dinamarquês em busca de vingança pela morte do pai. O espetáculo une o texto clássico com a espontaneidade dos improvisos dos atores, que, junto com o público, constroem novas possibilidades a cada apresentação.

 

Durante cada apresentação, os atores fazem uso moderado de bebidas, mas um deles costuma consumir um pouco mais, seja whisky ou tequila. Para garantir a veracidade da bebida, um espectador é convidado a se juntar a ele na primeira dose.

  

 

Libélula 

Dramaturgia: Marcos Lacerda.

Direção: Luccas Papp.

Elenco: Dayzon Nascimento, Henry Cechini, Matheus Sampaio, Marcus Maia, Guilherme Soares, Giulia Gianolla, Ali Baraúna e Lu Astolfo.

 

Teatro Itália - Av. Ipiranga, 344 - República, São Paulo.

De 18 de janeiro a 22 de fevereiro de 2025 - Sábados, às 16h.

Duração: 80 minutos. Classificação: 12 anos.Ingressos: De R$50 a R$100.

 

A história acompanha José, um jovem seminarista à beira de sua ordenação como padre, que recebe de Frei Ambrósio, seu orientador espiritual, uma última tarefa: confessar-se de forma completa e sem reservas. Essa confissão se torna um mergulho em memórias marcantes, incluindo o relacionamento que José viveu com Filipe, seu colega no seminário. Durante esse processo, a peça explora episódios que abordam questões relacionadas a vínculos afetivos, limites pessoais e as escolhas que definem trajetórias.


A peça investiga episódios que tocam em temas como vínculos afetivos, limites pessoais e as escolhas que moldam as trajetórias de vida. Além de abordar questões universais sobre amor, o espetáculo foca na jornada de autodescoberta e transformação do protagonista.

 

 

Rita Lee - Uma Autobiografia musical 

Roteiro e pesquisa: Guilherme Samora. 

Dramaturgia: Márcio Macena.

Direção: Marcio Macena e Débora Dubois.

Elenco: Mel Lisboa, Bruno Fraga, Fabiano Augusto, Carol Portes, Debora Reis, Flavia Strongolli, Yael Pecarovich, Antonio Vanfill, Gustavo Rezê e Roquildes Junior.

 

Teatro Porto - Alameda Barão de Piracicaba, 740 - Campos Elíseos.

De 31 de Janeiro a 27 de abril - Sextas e sábados, às 20h. Domingos, às 17h.

Duração: 120 minutos. Classificação: 12 anos. Ingressos: De R$40 a R$ 200.. 

*Abertura de vendas a partir de 31 de janeiro de 2025.

 

A montagem é inspirada no livro Rita Lee – Uma Autobiografia, em que a artista fala abertamente da sua vida pessoal e profissional. O musical recria casos como o primeiro disco voador avistado por ela, os primeiros passos na vida artística, sua prisão durante a ditadura e seu encontro de almas com Roberto de Carvalho.

 

O musical já foi assistido por mais de 60 mil pessoas, completou mais de 100 apresentações, recebeu o Prêmio Arcanjo Especial pelo fenômeno de público da temporada e, até o momento, a atriz Mel Lisboa (que interpreta a roqueira a pedido da própria) está indicada como melhor atriz nos prêmios DID, APCA e Shell."

 

 

MARÇO  

 

Três Mulheres Altas 

De Edward Albee.

Direção: Fernando Philbert 

Elenco: Suely Franco, Deborah Evelyn e Nathalia Dill.

 

Teatro Bravos - Rua Coropé, 88 - Pinheiros, São Paulo.

De 7 de março a 11 de maio de 2025 - Quinta a sábado às 20h e domingo às 17h.

Duração: 100 minutos. Classificação: 12 anos. Ingressos: De R$19,80 a R$ 140.

 

No palco, as atrizes dão vida a três mulheres, nomeadas pelo autor apenas com as letras A, B e C. A mais velha, interpretada por Suely Franco, já ultrapassa os 90 anos e, debilitada pela doença, mistura lembranças e eventos enquanto relembra sua vida para a personagem B, vivida por Deborah Evelyn, que atua como sua cuidadora ou dama de companhia. Por sua vez, a jovem C, interpretada por Nathalia Dill, é uma advogada encarregada de gerenciar os bens e recursos da idosa, que se mostra incapaz de lidar com questões financeiras e burocráticas.

 

Entre os muitos embates travados pelas três, a grande protagonista do espetáculo é a passagem do tempo e também a forma com que lidamos com o envelhecimento.

 

  

ABRIL

 

Agora é Que São Elas!

Autor e Direção: Fábio Porchat.

Elenco: Júlia Rabello, Maria Clara Gueiros e Priscila Castello Branco.

Estreia 26 de abril no Teatro das Artes - Shopping Eldorado - SP.

Duração: 70 minutos. Classificação: 14 anos. 

 

Júlia Rabello, Maria Clara Gueiros e Priscila Castello Branco transformando-se em vinte personagens, masculinos e femininos, através de nove esquetes de Fábio Porchat. Após uma estreia bem-sucedida no Festival de Curitiba e uma temporada lotada no Teatro dos Quatro no Rio, o espetáculo faz agora sua estreia no Teatro das Artes, em São Paulo. 


Para montar Agora É que São Elas!, Porchat misturou textos recém-criados e outros que, apesar de escritos em 2004 e 2005, revelam conexão com a década de 2020. Na época, Porchat era estudante da CAL (Casa das Artes de Laranjeiras), no Rio, e chegou a encenar alguns deles ao lado do saudoso colega Paulo Gustavo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados