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quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Empresa cinquentenária dá dicas sobre como ter longevidade nos negócios para quem está começando em 2025

Divulgação

Menos de 40% das empresas brasileiras conseguem sobreviver após os cinco primeiros anos
 

 

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados em 2021, mostram que menos de 40% das empresas fundadas no Brasil conseguem sobreviver após cinco anos de atuação. Na contramão desse cenário, empresas tradicionais seguem atuando com as novas tecnologias. Uma dessas empresas é a Vetor Editora, primeira organização a adaptar testes psicológicos para a realidade da população brasileira, com pesquisas e coleta de dados por região, escolaridade e idade. 

O CEO Ricardo Mattos, que está a frente da empresa há mais de 11 anos, elencou algumas dicas e alguns dos aprendizados desses anos de atuação que podem auxiliar futuros empreendedores. Veja a seguir:
 

1- Seja resiliente

Empreender em 2025 exigirá ainda mais resiliência e capacidade de se adaptar a novos cenários. Segundo Ricardo Mattos, cada desafio no caminho pode abrir portas para o crescimento. “Como somos uma empresa de vanguarda, o desafio constante será sempre o desenvolvimento do mercado. Podemos citar como exemplo a migração da avaliação feita em papel para o modelo online. Esse processo de quebra de paradigmas exigiu muita resiliência da nossa equipe e foi essencial para nos mantermos competitivos.”

Para os novos empreendedores, é fundamental entender que os obstáculos fazem parte da jornada e trazem aprendizados importantes para fortalecer o negócio.

 

2- Acompanhe as mudanças do mercado e inove quando preciso

Quando uma empresa cresce, o desafio chega. Por isso é de extrema importância que CEO’s e diretores estejam atentos às oportunidades de mercado. A pandemia, por exemplo, impulsionou organizações a desenvolverem novas plataformas e soluções que acompanhassem também a mudança do seu público. “A nossa plataforma VOL Vetor Online, por exemplo, foi criada para atender uma demanda de avaliação psicológica a distância que cresceu exponencialmente e que até então ainda não fazia parte do nosso modelo de negócios. Foi diante desse contratempo que enxergamos uma oportunidade de crescer”, explica o executivo.

A dica aqui é simples: escute o mercado, identifique tendências e não tenha medo de reinventar seus processos e serviços.
 

3- Valorize o seu cliente

Parece óbvio, mas oferecer um atendimento ao cliente de qualidade e excelência pode gerar muitos frutos positivos a longo prazo. “Ter esse olhar atento aos nossos clientes, tratar com respeito todos eles ao longo dessa jornada também foi fundamental para o fortalecimento da nossa marca. Temos parceiros que já estão a mais de 4 anos conosco, como a Prevent Senior Private, operadora de saúde, D'avo Supermercados, Fundação Butantan e a Ajinomoto do Brasil, isso é fruto de um serviço personalizado e de muita eficiência. Um dos nossos propósitos com a Vetor Editora é, e sempre foi, manter a qualidade e a cientificidade nos materiais que editamos e ofertamos ao mercado. Acreditamos que muito do sucesso da nossa atuação durante todos esses anos vem desse compromisso com a seriedade dos nossos conteúdos”, finaliza. 

Em 2025, com consumidores cada vez mais exigentes, oferecer uma experiência personalizada e humanizada será um fator determinante para o crescimento e a consolidação de novas empresas no mercado.

 

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