Pesquisar no Blog

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Em outubro, 58,1% das tentativas de fraudes evitadas tinham inconsistências cadastrais, segundo a Serasa Experian

Volume de diligências registradas foi de 1.055.272, representando alta de 18,0% em comparação com o mesmo período de 2023, segundo maior índice do ano até agora;

Na visão por modalidades “verificação cadastral” teve mais 613 mil registros

 

Até agora, outubro de 2024 foi o segundo mês com o maior número de tentativas de golpes evitados no país, registrando o total de 1.055.272. Os dados são do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil e representa aumento de 15% quando comparado ao mesmo período de 2023. Na visão por tipos de ocorrência, “inconsistências nas informações cadastrais” foi a que registrou a maior participação (58,1%). Veja o levantamento dos últimos 12 meses no gráfico abaixo e a visão por modalidades na tabela a seguir: 



Para o Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha, é fundamental que empresas e consumidores estejam atentos contra os golpes, que estão se modernizando todos os dias. “Combinar soluções antifraude, sem que impactem a experiência do usuário e com a conscientização dos consumidores, é primordial para que possamos cada vez mais barrar a ação de golpistas e proteger os dados de pessoas e companhias. A conscientização e a educação sobre práticas seguras também são fundamentais para fortalecer ainda mais as defesas contra essas ameaças”. 

Na visão por setores das fraudes evitadas em outubro, “Bancos e Cartões” foi o segmento em que houve mais registros (52,8%) e “Varejo” o segmento com a menor recorrência (1,9%). Em relação às idades, os cidadãos de 36 a 50 anos foram os que tiveram maior incidência das tentativas de fraude em julho (33,4%). Confira o detalhamento por setor e faixa etária: 


Estados do Sudeste e Sul lideram as tentativas de fraudes

Ainda segundo os dados de outubro do Indicador, os estados com maior concentração de tentativas de fraude evitadas em julho foram do Sul e Sudeste. No detalhamento por variação anual, o indicador mostra que houve aumento das diligências evitadas em todas as Unidades Federativas (UFs), com destaque para Mato Grosso com o maior (23,5%) e o Amazonas com o menor (14,0%). Veja a seguir o gráfico com as quantidades de ocorrências estaduais evitadas e a tabela com a variação anual: 

 


Tentativas a cada milhão de habitantes

O mês de outubro teve, em média, 4.480 tentativas de fraude a cada milhão de habitantes no Brasil, de acordo com o Indicador. No ranking por UFs, o DF liderou, seguido por SP, MT, PR, RJ e MS. Confira a lista completa com os números no gráfico abaixo: 


Evite fraudes: veja dicas dos especialistas da Serasa Experian para se proteger

Consumidores: 

·      Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;

·      Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;

·      Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;

·      Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;

·      Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;

·      Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;

·      Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;

·      Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.


Empresas: 

·      Invista em tecnologias de prevenção à fraude para proteger a integridade e a segurança das operações da sua empresa..

·      Em um ambiente de negócios cada vez mais digital e interconectado, onde as fraudes evoluem e se ampliam rapidamente a prevenção à fraude em camadas não é apenas uma boa prática, mas uma necessidade estratégica;

·      Garanta a qualidade e a veracidade dos dados das soluções de prevenção à fraude a partir de soluções que se aprimorem constantemente diante das mudanças e ameaças das fraudes;

·      Entenda profundamente o perfil do seu usuário e busque constantemente minimizar pontos de fricção em sua jornada digital, garantindo uma experiência fluida e sem comprometer a segurança.

·      Utilize a prevenção à fraude como uma alavanca para gerar receita, implementando uma orquestração inteligente de soluções que maximize a segurança, reduza perdas e permita uma experiência de compra mais ágil e confiável para o cliente

 

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor é resultado do cruzamento de dois conjuntos de informações das bases de dados da Serasa Experian: 1) total de consultas de CPFs efetuado mensalmente na Serasa Experian; 2) estimativa do risco de fraude, obtida por meio da aplicação dos modelos probabilísticos de detecção de fraudes desenvolvidos pela Serasa Experian, baseados em dados brasileiros e tecnologia Experian global já consolidada em outros países. O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes – Consumidor é constituído pela multiplicação da quantidade de CPFs consultados (item 1) pela probabilidade de fraude (item 2), além da adição do volume de tentativas de fraudes registradas pela companhia referentes a verificação de documentos, biometria facial e verificação cadastral.

 

Experian
experianplc.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados