Volume de diligências registradas foi de 1.055.272, representando alta de 18,0% em comparação com o mesmo período de 2023, segundo maior índice do ano até agora;
Na visão por modalidades
“verificação cadastral” teve mais 613 mil registros
Até agora, outubro de 2024 foi o segundo mês com o maior número de tentativas de golpes evitados no país, registrando o total de 1.055.272. Os dados são do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil e representa aumento de 15% quando comparado ao mesmo período de 2023. Na visão por tipos de ocorrência, “inconsistências nas informações cadastrais” foi a que registrou a maior participação (58,1%). Veja o levantamento dos últimos 12 meses no gráfico abaixo e a visão por modalidades na tabela a seguir:
Para o Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha, é fundamental que empresas e consumidores estejam atentos contra os golpes, que estão se modernizando todos os dias. “Combinar soluções antifraude, sem que impactem a experiência do usuário e com a conscientização dos consumidores, é primordial para que possamos cada vez mais barrar a ação de golpistas e proteger os dados de pessoas e companhias. A conscientização e a educação sobre práticas seguras também são fundamentais para fortalecer ainda mais as defesas contra essas ameaças”.
Na visão por setores das fraudes evitadas em outubro, “Bancos e Cartões” foi o segmento em que houve mais registros (52,8%) e “Varejo” o segmento com a menor recorrência (1,9%). Em relação às idades, os cidadãos de 36 a 50 anos foram os que tiveram maior incidência das tentativas de fraude em julho (33,4%). Confira o detalhamento por setor e faixa etária:
Estados do Sudeste e Sul lideram as tentativas de fraudes
Ainda segundo
os dados de outubro do Indicador, os estados com maior concentração de
tentativas de fraude evitadas em julho foram do Sul e Sudeste. No detalhamento
por variação anual, o indicador mostra que houve aumento das diligências
evitadas em todas as Unidades Federativas (UFs), com destaque para Mato Grosso
com o maior (23,5%) e o Amazonas com o menor (14,0%). Veja a seguir o gráfico
com as quantidades de ocorrências estaduais evitadas e a tabela com a variação
anual:
Tentativas a cada milhão de habitantes
O mês de
outubro teve, em média, 4.480 tentativas de fraude a cada milhão de habitantes
no Brasil, de acordo com o Indicador. No ranking por UFs, o DF liderou, seguido
por SP, MT, PR, RJ e MS. Confira a lista completa com os números no gráfico
abaixo:
Evite fraudes: veja dicas dos especialistas da Serasa Experian para se proteger
Consumidores:
· Garanta que seu documento,
celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos
aplicativos;
· Desconfie de ofertas de
produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses
momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para
tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de
sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e
informações pessoais do comprador;
· Atenção com links e
arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser
maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os
dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;
· Cadastre suas chaves Pix
apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet
Banking ou agências;
· Não forneça senhas ou
códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
· Não faça transferências
para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente
se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado
ou falsificado;
· Inclua suas informações
pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um
ambiente seguro;
· Monitore o seu CPF com
frequência para garantir que não foi vítima de fraude.
Empresas:
· Invista em tecnologias de
prevenção à fraude para proteger a integridade e a segurança das operações da
sua empresa..
· Em um ambiente de negócios
cada vez mais digital e interconectado, onde as fraudes evoluem e se ampliam
rapidamente a prevenção à fraude em camadas não é apenas uma boa prática, mas
uma necessidade estratégica;
· Garanta a qualidade e a
veracidade dos dados das soluções de prevenção à fraude a partir de soluções
que se aprimorem constantemente diante das mudanças e ameaças das fraudes;
· Entenda profundamente o
perfil do seu usuário e busque constantemente minimizar pontos de fricção em
sua jornada digital, garantindo uma experiência fluida e sem comprometer a
segurança.
· Utilize a prevenção à
fraude como uma alavanca para gerar receita, implementando uma orquestração
inteligente de soluções que maximize a segurança, reduza perdas e permita uma
experiência de compra mais ágil e confiável para o cliente
Metodologia
O Indicador
Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor é resultado do cruzamento
de dois conjuntos de informações das bases de dados da Serasa Experian: 1)
total de consultas de CPFs efetuado mensalmente na Serasa Experian; 2)
estimativa do risco de fraude, obtida por meio da aplicação dos modelos
probabilísticos de detecção de fraudes desenvolvidos pela Serasa Experian,
baseados em dados brasileiros e tecnologia Experian global já consolidada em
outros países. O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes –
Consumidor é constituído pela multiplicação da quantidade de CPFs consultados
(item 1) pela probabilidade de fraude (item 2), além da adição do volume de
tentativas de fraudes registradas pela companhia referentes a verificação de
documentos, biometria facial e verificação cadastral.
experianplc.com
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