Durante os 16 Dias de Ativismo, Instituto Natura reforça a importância do enfrentamento à violência contra mulheres através de serviços de assistência como a Ângela
No período de janeiro a setembro de 2024, a Ângela,
assistente virtual do Instituto Natura, que recentemente incorporou o Instituto
Avon, registrou mais de 10 mil acessos únicos ao chatbot. Este número
representa um aumento significativo de aproximadamente 233% em comparação com o
ano de 2023, quando o total de acessos foi de quase 3 mil. Dedicada ao apoio às
mulheres vítimas de violência doméstica, a ferramenta oferece atendimento
gratuito, humanizado e sigiloso, que conta com assistência integral de especialistas
no tema.
"A Ângela foi criada em 2020, com a finalidade de
proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para mulheres vítimas de violência
doméstica. Desde sua criação, já conseguimos acolher mais de 700 mulheres em
situação de violência doméstica e apoiá-las por meio de serviços de atendimento
qualificados", explica Daniela Grelin, diretora executiva de Direitos e
Saúde das Mulheres e Comunicação Institucional do Instituto Natura.
De janeiro a
setembro de 2024, 377 mulheres tiveram o acompanhamento multidisciplinar
especializado através da assistente virtual, um aumento de 10% em relação ao
consolidado total de 2023, que foi de 342. Além disso, no mesmo período,
142 Consultoras de Beleza Natura e Avon receberam o atendimento humanizado, contra
119 em 2023. Já para o público em geral, esse número chega a 235, até setembro
de 2024, em comparação com 223 no ano de 2023.
Este ano a
Ângela é a embaixadora oficial da campanha do Instituto, “Vozes Entrelaçadas – Quem
Escuta uma Mulher Cala a Violência", para os 16 Dias de Ativismo pelo Fim
da Violência contra as Mulheres.
16 Dias
de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres
Embaixadora
oficial do Instituto Natura no enfrentamento à violência contra mulheres e
meninas, a Ângela cumprirá papel fundamental durante a campanha dos 16 Dias de
Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, período entre 25 de
novembro e 10 dezembro, voltado para a conscientização sobre o tema.
Além disso,
durante o período dos 16 Dias, as redes sociais do Instituto contarão com uma
série de conteúdos dedicados aos serviços oferecidos pela Ângela, visando
incentivar e ampliar o uso do atendimento especializado em casos de violência
doméstica. Nosso objetivo é assegurar que todas as mulheres possam contar com
um espaço seguro, um lugar onde se sintam acolhidas e apoiadas para enfrentar e
superar situações de violência. Queremos ser um recurso valioso para quebrar o
ciclo de violência que muitas delas enfrentam, proporcionando-lhes as
ferramentas necessárias para se fortalecerem e se libertarem dessas
circunstâncias traumáticas", finaliza Daniela.
Neste ano, o
Instituto resgata o movimento “Vozes Entrelaçadas – Quem Escuta uma Mulher Cala
a Violência”, para reforçar sobre a importância de promover a escuta ativa
através de trocas que reflitam sobre os diferentes tipos de violência
existentes. Dessa forma, cada vez mais mulheres poderão receber o apoio
necessário por meio de sua rede de apoio.
Como a
Ângela ajuda as vítimas de violência
A vítima de violência doméstica pode acessar a plataforma
enviando uma mensagem de texto via WhatsApp para o número (11) 94494-2415. O
serviço inicial fornecerá informações e orientações imediatas por meio de um
chatbot. Se a vítima optar por um atendimento mais completo, será direcionada
para o acompanhamento personalizado e humanizado de uma assistente social
especializada no assunto, que poderá orientá-la da maneira mais adequada, de
acordo com as necessidades específicas de cada situação.
“É importante
salientar que a Ângela não é um canal de denúncias, mas sim de um espaço de
acompanhamento para apoiar a mulher em sua jornada de emancipação, permitindo
que ela tome decisões em seu próprio ritmo e sem pressões externas”, comenta
Daniela.
A diretora reforça, ainda, que muitas delas sentem receio
de falar abertamente sobre o que passam. “Muitas vezes as mulheres sentem-se
inseguras em seguir para o contato humano, por acreditar que as informações
podem ser vazadas, principalmente no caso das consultoras, que imaginam que
esses relatos possam chegar até aos seus gestores. Queremos reforçar que toda a
comunicação é feita de maneira acolhedora, sigilosa e respeitosa, garantindo
confidencialidade em todas as interações”.
Coalizão
Empresarial pelo Fim da Violência Contra Mulher
A Ângela, conta com o apoio de empresas parceiras para oferecer uma gama de serviços de suporte a mulheres em situação de violência. A Uber, por exemplo, fornece vouchers para que essas mulheres possam se deslocar para delegacias ou centros de assistência especializada. Já a iniciativa Bem Querer Mulher contribui no direcionamento das vítimas para Delegacias de Defesa da Mulher, abrigos e serviços de saúde, conforme as necessidades individuais de cada uma. Além disso, fornece informações precisas sobre os direitos das mulheres e orientações sobre como agir e acessar os recursos disponíveis nas redes de atendimento locais, auxiliando as mulheres a identificar situações de violência e contribuindo para a interrupção desse ciclo.
Como
resultado dessas parcerias, já foram registrados mais de 90 atendimentos
psicológicos e 800 socioassistenciais, além de mais de 250 encaminhamentos para
políticas públicas e mais de 170 deslocamentos realizados através da Uber,
entre Janeiro e Setembro de 2024.
Instituto Natura
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