Pagamento digital, personalização por meio de IA e omnicanalidade são algumas práticas que continuarão em evidência, diz especialista
No próximo ano,
pagamentos cada vez mais simplificados serão determinantes nas jornadas de
compra do varejo, e a IA seguirá em destaque na evolução do segmento; mas o
grande protagonista será o varejo físico, como aconteceu em 2024. Somente na
Black Friday, por exemplo, o setor viu um aumento de 17,1% nas vendas,
enquanto o e-commerce subiu apenas 8,9%, de acordo com estudo da
empresa de meios de pagamento Cielo.
Para William
Santos, diretor comercial da VarejOnline — empresa especializada em tecnologia
para gestão de lojas, franquias e pontos de venda (PDV) —, os motores para
aprimorar a relação entre empresas e consumidores serão tecnologias avançadas,
experiências personalizadas e sustentabilidade.
“Estar atento a
essas variações é muito importante para os varejistas que buscam inovar e se
manterem competitivos no mercado atual. Adotar novas tecnologias e ajustar
estratégias conforme as demandas emergentes podem ser fatores decisivos para
alcançar o crescimento em 2025”, comenta.
Pensando nisso, o
executivo compartilha tendências que devem ficar em alta no próximo ano no
setor varejista. Confira:
Experiência
omnicanal, integrando o físico e digital
Nove em cada dez consumidores brasileiros esperam que empresas tenham integração entre seus múltiplos canais de venda, de acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box e a retail tech Bornlogic. Tudo isso porque eles buscam experiências de compra fluidas, independentemente de estarem em lojas físicas, online ou ambientes híbridos.
Para atender a
essa demanda, as empresas devem integrar o mundo físico e o digital ao conectar
seus pontos de contato, unificando estoques, sistemas de pagamento e canais de
atendimento, a fim de oferecer uma jornada contínua e sem interrupções.
Personalização
aprofundada com inteligência artificial
A utilização de
dados e da inteligência artificial, especialmente ferramentas de machine
learning, permitirão que marcas ofereçam produtos e conteúdos
adaptados às necessidades específicas de cada consumidor.
“Com a coleta e
análise de dados cada vez mais precisas, as empresas poderão proporcionar uma
experiência de compra mais assertiva, aumentando a fidelidade e as taxas de
conversão ao fazer os clientes se sentirem mais valorizados”, destaca.
Sustentabilidade
e processos conscientes
Com consumidores
cada vez mais conscientes de seu impacto ambiental, adotar práticas mais
responsáveis, desde a produção até o descarte de produtos, pode ser uma ótima
iniciativa. A transparência nas cadeias de fornecimento e a rastreabilidade
serão essenciais para conquistar a confiança do público. Práticas logísticas e
de produção sustentáveis, bem como o uso de embalagens ecológicas, são
indispensáveis para se manter competitivo no mercado.
Pagamentos
digitais e criptomoedas
Com a facilidade
trazida pelo Pix, os outros meios de pagamento precisaram se reinventar para
proporcionar praticidade e segurança parecidas. O uso de carteiras digitais já
é popular entre consumidores, mas deverá ser amplamente adotado em 2025,
proporcionando transações mais rápidas, seguras e práticas.
“Para atender às
expectativas dos consumidores, as empresas precisarão oferecer uma variedade de
opções de pagamento, incluindo alternativas como pagamentos por aproximação e
criptomoedas, garantindo flexibilidade nas transações presenciais”, finaliza
William.
VarejOnline
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