A junção das competências técnicas e sociais é o que faz de
cada pessoa um profissional único, em um mercado de trabalho no qual processos
seletivos têm alcançado a concorrência de mil candidatos por vaga. Essa
combinação envolve desenvolver as habilidades sociais, chamadas soft skills, em
consonância com as habilidades técnicas, conhecidas por hard skills. Tais
características comportamentais não apenas ajudam os profissionais a se
destacarem em seus papéis, mas também contribuem para um ambiente de trabalho
mais saudável e produtivo.
Assim, é primordial que os profissionais tracem seus perfis
comportamentais por meio de ferramentas, como realizar um teste DISC para
identificar os pontos positivos e aqueles que precisam ser desenvolvidos de
acordo com o plano de carreira de cada pessoa. Algumas habilidades sociais e técnicas
estão vinculadas a determinado cargo ou função, setor ou cultura
organizacional, enquanto outras são tidas como essenciais para a maioria dos
profissionais. Habilidades interpessoais, a exemplo de comunicação eficaz,
empatia e colaboração, continuarão a ser valorizadas, independentemente das
mudanças tecnológicas.
Nesse sentido, a Refuturiza,
ecossistema que une educação e empregabilidade, listou as habilidades mais
desejáveis para o mercado de trabalho em 2025.
1- Digitalização e tecnologia
Com o avanço progressivo da tecnologia digital, as mudanças
serão cada vez mais intensas e aceleradas, e as empresas precisam de
profissionais que saibam lidar com essas inovações.
A demanda por habilidades digitais, como programação,
análise de dados, automação e, sobretudo, inteligência artificial, continua a
crescer à medida que as empresas buscam inovação e eficiência. Por isso, é
essencial não apenas se adaptar, mas também aprender a usufruir de toda a nova
tecnologia que vem surgindo.
2- Empatia e inteligência emocional
A empatia, habilidade de compreender e se relacionar com as
emoções e perspectivas dos outros, é essencial para construir relacionamentos
sólidos, tanto no ambiente de trabalho quanto na vida em geral. Da mesma forma,
a inteligência emocional, a habilidade de reconhecer, entender e gerenciar as
próprias emoções, bem como as emoções dos outros, é crucial para o sucesso
interpessoal.
A empatia é responsável por promover ambientes mais diversos
e inclusivos, uma vez que é a nossa capacidade de entender e compartilhar as
emoções dos outros, demonstrando compaixão e consideração pelos colegas de
trabalho. O ser humano é diverso e merece ser respeitado em todas as
circunstâncias. Por isso, não há mais espaço, dentro das organizações, para
preconceito e intolerância. As empresas estão em busca de profissionais que
cultivem o respeito e a boa convivência com todas as pessoas.
3- Trabalho em equipe e colaboração
A capacidade de colaborar com colegas, entender perspectivas
diferentes e trabalhar eficientemente em equipe é altamente valorizada. Essa
habilidade envolve contribuir em grupos, dar e receber feedbacks construtivos.
Entre as habilidades a serem desenvolvidas está a
comunicação efetiva, capacidade de se expressar clara e concisamente, tanto
verbalmente quanto por escrito, além de ouvir atentamente.
A habilidade de resolução de problemas também é cobiçada no
mercado de trabalho e envolve ser capaz de analisar situações complexas,
identificar soluções eficazes e tomar decisões, muitas vezes pensando de
maneira criativa.
4- Gestão do tempo
Na era da agilidade, tudo acontece ao mesmo tempo. No
entanto, o excesso de informações e conectividade faz com que a nossa
capacidade de foco diminua, o que necessita a gestão eficaz do tempo.
Assim, a gerir o tempo se torna essencial e significa
desenvolver competências para organizá-lo de modo eficiente e ter a capacidade
de priorizar tarefas.
5- Resiliência
A resiliência é a capacidade de lidar com desafios, superar
obstáculos e se recuperar de fracassos, aprendendo com as experiências difíceis
e os desafios. Envolve adaptação a mudanças, gerenciamento do estresse,
persistência e determinação, e tomadas de decisão de maneira eficaz.
Fundamental em todos os pilares da vida, desde o pessoal até o profissional, a resiliência é uma habilidade que deve ser desenvolvida por todas as pessoas.
6 - Aprendizado e formação
O aprendizado contínuo é uma prerrogativa que envolve a disposição e capacidade de adquirir novas habilidades e conhecimentos ao longo do tempo e, para se manter atualizado, é necessário pesquisar as tendências da sua área, buscando aprender novas formas de fazer o seu trabalho.
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