Para Reinaldo
Boesso, é possível atrair mais clientes e ampliar a conversão com ações simples
e eficazes
A Black Friday, um dos eventos mais aguardados do
ano, que impulsiona o consumo digital e intensifica as compras online,
acontecerá no próximo dia 29 de novembro. Essa data representa uma grande
oportunidade para os infoprodutores que desejam aumentar suas vendas,
aproveitando o engajamento elevado dos consumidores em busca de ofertas
exclusivas.
Em 2023, segundo levantamento da Neotrust e
ClearSale, a Black Friday movimentou R$ 5,3 bilhões no comércio online, somando
8,21 milhões de pedidos e ticket médio 1,7% maior que em 2022. Neste ano, uma
pesquisa da Opinion Box mostra que 55% dos consumidores já planejam comprar
algo na data.
De acordo com Reinaldo Boesso, especialista
financeiro e CEO da TMB, fintech
especializada em pagamento através de boleto parcelado, adotar algumas ações
específicas pode fazer a diferença na conversão de leads e na atração de novos
clientes para os infoprodutos. “Na Black Friday, é essencial investir em
estratégias que não só chamem atenção, mas que também criem um sentido claro de
valor para o cliente. Isso faz com que ele veja a compra como uma oportunidade
única", ressalta.
Segundo o especialista, uma das alternativas mais
eficazes é criar pacotes com diferentes infoprodutos. “Ao invés de oferecer
produtos individuais, o infoprodutor pode combinar cursos, e-books e materiais
que agreguem valor. Ao montar pacotes, além de incentivar o cliente a adquirir
mais de um produto, você passa a sensação de um valor agregado muito maior, o
que torna o desconto mais atrativo e amplia a percepção de oportunidade”,
explica.
Para Boesso, essa prática pode não só elevar o
ticket médio das compras, mas também ajudar o cliente a resolver mais de uma
necessidade com um único pacote. “Além disso, é fundamental oferecer novas
formas de pagamento, como o boleto parcelado, já que a maior parte da população
tem um limite baixo de crédito e muitas vezes não adquire o produto por não ter
uma outra alternativa além do cartão”, diz.
O especialista recomenda o uso de gatilhos de
urgência para criar um impulso imediato de compra na Black Friday, e explica que
recursos como contadores regressivos nas páginas de vendas, e-mails de contagem
para o fim da promoção e avisos de "estoque limitado" são poderosas
ferramentas para despertar o interesse rápido do consumidor. "Quando o
cliente percebe que a oferta tem tempo limitado, a decisão de compra se
acelera, o que é ideal para um evento como a Black Friday", aponta Boesso.
Infoprodutor deve usar prova
social e depoimentos
Outro ponto chave para ampliar as vendas na Black
Friday é mostrar ao cliente que outras pessoas já compraram e aprovaram o
produto. Exibir depoimentos e avaliações de clientes reais aumenta a confiança
e fortalece a credibilidade, segundo o especialista. "A prova social faz
com que o cliente em potencial veja que aquele infoproduto realmente entrega
resultados e atende expectativas", comenta Reinaldo Boesso.
Bônus que complementem o produto principal, como
uma consultoria rápida, um e-book complementar ou até acesso a um grupo fechado
de discussão para os primeiros compradores também podem ser grandes
diferenciais, segundo o executivo. “Assim como a criação de uma lista de espera
VIP antes da Black Friday, que permita que os leads interessados garantam o
desconto antecipadamente e recebam ofertas exclusivas antes do evento”,
finaliza.
Confira as 6 ações que os
infoprodutores podem colocar em prática para vender mais na Black Friday,
segundo Reinaldo Boesso:
- Criar
pacotes com diferentes infoprodutores complementares
- Oferecer
novas formas de pagamento, como o boleto parcelado
- Usar
gatilhos de urgência para um estímulo rápido de compra
- Aproveitar
depoimentos e avaliações como prova social
- Oferecer
bônus complementares para quem comprar
- Criar
uma lista VIP de espera antes da Black Friday para gerar senso de
exclusividade
Reinaldo Boesso - CEO da TMB, uma fintech especializada em crédito educacional, que tem como grande missão democratizar o conhecimento para transformar a economia através da educação. É formado em Análise de Sistema e possui pós-graduação em gestão empresarial e gestão de projetos. Também é especialista financeiro liderando times de M&A em fundos de investimento.
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@tmb.temmaisnoboleto
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