Especialista em
gestão de negócios na área da saúde explica como a revisão de processos
internos e a implementação de tecnologias podem melhorar a qualidade do
atendimento
Em um setor tão desafiador e dinâmico como o da
saúde, a eficiência operacional tem se tornado um diferencial competitivo cada
vez mais importante para a sustentabilidade das instituições. De acordo com
dados da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), os custos
operacionais cresceram cerca de 8% só este ano, pressionando as clínicas a
buscarem soluções que otimizem seus processos internos para evitar
desperdícios.
Um estudo da Deloitte mostrou, ainda, que as
clínicas e hospitais que investem na organização e otimização de seus processos
internos conseguem reduzir em até 15% seus custos anuais e aumentar
significativamente a satisfação dos pacientes, especialmente ao reduzir o tempo
de espera e melhorar a fluidez do atendimento. Por isso, um planejamento
adequado deve não apenas promover a eficiência operacional, mas assegurar que a
qualidade do atendimento ao paciente seja mantida como prioridade.
Segundo Éber
Feltrim, CEO da SIS Consultoria,
que oferece estratégias de gestão para empresas, uma das principais ferramentas
para melhorar a eficiência e qualidade nas clínicas é o mapeamento de
processos. “O mapeamento de processos permite identificar gargalos, duplicidade
de tarefas e atividades que não agregam valor. A partir disso, é possível
reorganizar o fluxo de trabalho para garantir mais agilidade e eficiência no
atendimento”, explica o especialista em gestão na área da saúde.
Implementando metodologias
ágeis e novas tecnologias
Ao mapear processos, a gestão pode obter uma visão
clara de como as atividades diárias estão sendo realizadas e, assim, detectar
oportunidades de melhoria, encurtando processos e tornando a rotina das equipes
mais produtiva. “A metodologia ágil na gestão hospitalar não só acelera o
agendamento, o atendimento ao paciente e a liberação de exames, como ajudam a reduzir
erros ao criar protocolos mais claros para as equipes”, completa Feltrim.
Outra ferramenta indispensável para essa otimização
é a implementação de softwares de gestão específicos para clínicas e hospitais.
A adoção de sistemas de gestão integrados com inteligência artificial pode
aumentar a produtividade em até 25%, automatizando tarefas corriqueiras e
melhorando o controle dos recursos financeiros, materiais e humanos, de acordo
com o estudo da Deloitte. “Quando implementado e treinado entre os profissionais
por consultorias especializadas, as plataformas de automação transformam o
atendimento ao paciente trazendo precisão, rapidez e segurança”, afirma o
especialista.
Para Feltrim, o uso da tecnologia vai além de
facilitar a rotina administrativa. “Os sistemas de gestão podem integrar o
agendamento de consultas, prontuários eletrônicos e o controle de estoque de
medicamentos, por exemplo, reduzindo o tempo de espera dos pacientes e
contribuindo para uma experiência de atendimento mais fluida e satisfatória”,
destaca.
Revisando normas e rotinas
continuamente
A eficiência operacional das clínicas de saúde
também depende de uma constante revisão das normas e rotinas aplicadas no dia a
dia. Essa prática permite identificar áreas que precisam ser ajustadas conforme
novas necessidades surgem. “A revisão contínua das rotinas operacionais é
fundamental para garantir que a clínica esteja sempre alinhada às melhores
práticas de gestão e aos padrões de qualidade”, explica Feltrim.
Revisar normas periodicamente permite que as
clínicas se adaptem rapidamente às mudanças do setor, como novas
regulamentações, tecnologias emergentes ou demandas dos pacientes. “De tempos
em tempos, é recomendado ajustar protocolos de atendimento com foco na melhora
da produtividade, sempre colocando o paciente como prioridade”, ressalta o CEO
da SIS Consultoria.
Esse nível de organização não apenas resulta em
economia, mas também gera um impacto direto na qualidade do atendimento
prestado. Processos mais ágeis e integrados, além de reduzirem tempo de espera
e otimizarem o uso de recursos, melhoram a comunicação entre profissionais de diferentes
especialidades, o que beneficia o prognóstico dos pacientes. “O paciente
valoriza esse nível de atenção. Quando você organiza os processos internos e
garante o alinhamento das equipes, a mudança na qualidade é imediata”, afirma
Feltrim.
SIS Consultoria
Para mais informações, acesse o site ou o Instagram
Dr. Éber Feltrim - Especialista em gestão de negócios para a área da saúde, começou a sua carreira em Assis (SP). Após alguns anos, notou a abertura de um nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de negócios e o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho de dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas.
Acesse https://eberfeltrim.com.br/
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