Com as vendas de fim de ano, a Kaspersky alerta usuários sobre golpes com mensagens falsas e links fraudulentos que buscam roubar dados pessoais e bancários
A Black Friday desperta grande interesse entre os
consumidores que, de olho no final do ano, buscam aproveitar promoções e
descontos em suas compras. Um
estudo da Kaspersky revela que 51% dos brasileiros
fazem compras online. A empresa de cibersegurança, no entanto, reforça que este
é um dos momentos mais propícios para cibercriminosos lançarem golpes com
mensagens falsas e links fraudulentos direcionados a compradores, e dá dicas
para se proteger.
De acordo com o Panorama
de Ameaças da Kaspersky, mais de 309 milhões de ataques de phishing foram
registrados no Brasil no último ano, representando 588 tentativas de ataque por
minuto. Essas mensagens são, na maioria das vezes, sobre informações
financeiras, em grande parte relacionadas com o comércio digital, incluindo
meios de pagamento, lojas, entre outros serviços de Internet que fazem parte do
processo de compra online.
As mensagens enviadas incluem ofertas supostamente tentadoras para atrair a
atenção dos compradores, focadas em produtos mais populares como celulares,
computadores, televisão, eletrodomésticos, artigos de moda e de viagem. As
vítimas acessam essas ofertas clicando em um link que os redirecionam para um
site falso, onde devem cadastrar os dados do cartão e realizar a compra, mas,
na realidade, estão fornecendo suas informações a golpistas, que podem
utilizá-las para esvaziar suas contas bancárias ou para outros fins ilícitos.
Dado que as entregas em domicílio continuam a ser a forma preferida dos
consumidores, o número de golpes com mensagens falsas continua crescendo,
principalmente via SMS, notificando a chegada de uma suposta encomenda ou um
suposto problema no envio para enganá-los. Recentemente, os especialistas da
Kaspersky identificaram uma nova tática em que estas mensagens contêm um link
de uma página fraudulenta do site oficial de uma organização de transporte
marítimo popular. Essa página pede às vítimas que façam um pagamento para
receber o pacote, mas, ao inserir seus dados, os compradores fornecem aos cibercriminosos
as informações necessárias para clonar seus cartões de crédito.
De acordo com Fabio Assolini, chefe da unidade latino-americana da Equipe
de Pesquisa e Análise Global (GReAT) da Kaspersky, “durante
as temporadas de compras, os consumidores ficam mais vulneráveis a cliques errados e a cair em golpes de phishing
que usam da euforia para comprar com preços mais acessíveis,
e o medo de perder pacotes devido a problemas de envio. Esses eventos
representam sempre uma oportunidade de ouro para os cibercriminosos, que hoje
também utilizam a IA para criar golpes mais credíveis e difíceis de detectar.
Para proteger suas informações pessoais e financeiras, as pessoas precisam
estar atentas e não se deixar levar.”
Para evitar clicar no link errado e não cair em golpes nesta Black Friday, a
Kaspersky recomenda:
- Tenha cuidado com mensagens que oferecem promoções e descontos
exagerados. Estas são as promessas mais comuns em golpes online durante a
temporada de compras.
- Verifique se os links dos sites que você visita são legítimos,
procure erros gramaticais ou uso de termos genéricos. A ausência do nome
da empresa também é sempre um grande alerta de fraude.
- Se você receber uma mensagem de um remetente legítimo, como uma
empresa de entrega, mas o conteúdo parecer estranho, verifique-o por meio
de um canal de comunicação oficial alternativo (como uma ligação).
- Para evitar golpes online, tenha sempre uma solução de segurança
instalada no seu computador ou celular, como o Kaspersky Premium que
bloqueia tentativas de acesso a sites falsos.
Para mais informações sobre
golpes durante a temporada de compras, visite o blog da Kaspersky.
Kaspersky
Mais informações no site.
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