Pesquisar no Blog

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

A importância do Novembro Azul na luta contra o câncer de próstat

freepik
Sendo uma das doenças mais comuns entre os homens, a campanha Novembro Azul visa focar em ações de prevenção e diagnóstico precoce.


O mês de novembro é marcado por uma grande campanha de conscientização e cuidado com a saúde masculina, o Novembro Azul tem como principal objetivo ressaltar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), este câncer é o segundo tipo mais incidente entre os homens em todas as regiões do país.

Ainda segundo dados do INCA, estima-se que, em 2025, o número de homens afetados por essa doença ultrapasse os 70 mil casos por ano, um dado que reforça a relevância da campanha Novembro Azul.

Embora a doença seja mais comum em homens com mais de 50 anos, ela também pode afetar o público masculino mais jovens, especialmente se houver histórico familiar ou fatores genéticos envolvidos. Além disso, alguns fatores podem aumentar o risco de desenvolvimento do câncer de próstata, como:

  • Idade avançada: A incidência da doença cresce à medida que o homem envelhece, sendo mais comum após os 50 anos.
  • Histórico familiar: Homens com parentes de primeiro grau (pai, irmão) que tiveram câncer de próstata têm maior risco de desenvolvê-la.
  • Raça: Homens negros têm maior chance de desenvolver a doença e tendem a ser diagnosticados em estágios mais avançados.
  • Fatores hormonais: Alguns estudos sugerem que níveis elevados de testosterona podem influenciar o desenvolvimento do câncer de próstata.

Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura. O câncer de próstata, quando detectado de forma precoce, tem uma taxa de remissão muito elevada. Os exames utilizados para o diagnóstico e prevenção da doença incluem o exame de toque retal e o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico).

Em paralelo, uma pesquisa realizada em 2023 pelo Instituto Datafolha apontou que 43% dos homens entre 40 e 70 anos nunca realizaram o exame de toque retal. Isso se deve, infelizmente, ao grande tabu que ainda existe entre os homens em relação a esses exames, fundamentais para a prevenção da doença. Essa resistência dificulta o diagnóstico precoce, reduzindo as chances de cura.

A campanha Novembro Azul busca quebrar barreiras e estigmas relacionados à saúde masculina, incentivando os homens a procurarem orientação médica regularmente e a realizarem os exames preventivos. Além disso, a campanha visa informar a população sobre a importância de manter o acompanhamento médico regular.


Joov


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados