Pessoas com
dermatite atópica apresentam o quadro mais intenso quando têm o diagnóstico de
diabetes
Estima-se que 10% dos adultos e 25% das crianças em todo o mundo vivam
com dermatite atópica. Segundo o estudo The (one-year) prevalence of atopic dermatitis in
Brazil: A population-based telephone survey, publicado em março de 2023, a dermatite atópica representa 3,4% das
consultas dermatológicas. No total de 6.610 residências que incluem 15.130
habitantes, a dermatite atópica foi referida por 243 cidadãos, tendo uma
prevalência de 2, 27%.
A dermatite atópica é uma doença cutânea, inflamatória recorrente,
crônica, caracterizada por um ciclo de irritação intensa e coceira, levando a
erupções cutâneas dolorosas. Ela pode impactar
quase todos os aspectos da vida de uma pessoa, e esse fardo pode persistir por
todos os dias. Pessoas com dermatite atópica têm o quadro mais intenso quando
possuem diabetes. A pesquisa Pain in
Atopic Dermatitis: An Online Population-based Survey, publicada em 2020,
pela Pubmed, relatou que 85% dos entrevistados apresentam coceira que leva à
dificuldade para adormecer ou distúrbios do sono.
Pensando
neste panorama, a Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade lança a
Campanha Saiba O Que É Dermatite Atópica. A Campanha quer chamar a atenção da sociedade de que
o quadro de dermatite atópica piora quando a pessoa tem o diagnóstico de
diabetes.
“Além disso, a Coalizão quer
mostrar que se as pessoas não tiverem o diagnóstico correto de dermatite
atópica continuarão a sofrer com o tratamento inadequado, e tendem a piorar o
quadro da doença com o passar do tempo”, pontua Vanessa Pirolo, coordenadora da
Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade.
A
iniciativa envolve a publicação de conteúdos nas redes sociais da instituição e
de todas as organizações, que compõem a Coalizão, e a sensibilização de
jornalistas, para que publiquem matérias e notas a fim de sensibilizar a
sociedade sobre a condição.
Sobre a Coalizão Vozes do Advocacy em
Diabetes e em Obesidade
Com a participação de 24 associações e de 2 institutos de
diabetes, o projeto promove o diálogo entre os diferentes atores da sociedade,
para que compartilhem conhecimento e experiências, com o intuito de sensibilizar
a sociedade sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces do
diabetes da obesidade e das complicações de ambas, além de promover políticas
públicas, que auxiliem o tratamento adequado destas condições no país.
Mais informações podem ser acessadas no site: www.vozesdoadvocacy.com.br, nas
redes sociais: Instagram: vozesdoadvocacy e no Facebook: vozesdoadvocacy.
A iniciativa tem o apoio da Abbvie.
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