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sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Alfabetizados em Português e Java: como as crianças se beneficiam do aprendizado precoce da programação

imagem/Ctrl+Play
Ao aprender lógica de programação e códigos, crianças ganham nova habilidade para contribuir com o processo de aprendizagem e crescimento 

 

Com a tecnologia quase onipresente no cotidiano dos jovens, a educação precisa encontrar maneiras de acompanhar a evolução do aprendizado e formas saudáveis de lidar com as novas ferramentas. Afinal, são cerca de 22,3 milhões usuários de internet entre 9 e 17 anos, segundo estudo conduzido pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). Já existem ferramentas que contribuem para tornar o ensino mais lúdico e divertido desde a alfabetização, e uma das grandes aliadas nesse processo é a linguagem de programação, que tem revelado um papel relevante no desenvolvimento de crianças e adolescentes.

 

“Aprender programação proporciona aos pequenos uma relação proveitosa com a tecnologia, pois eles passam a perceber que é possível criar novos universos e se divertir de forma saudável com eles. Os alunos passam a ser criadores em vez de consumidores passivos. Ao programarem games e aplicativos de forma lúdica, também desenvolvem habilidades de comunicação e socialização, pontos fundamentais que ajudam a aprimorar a alfabetização e o desenvolvimento infantil”, destaca Henrique Nóbrega, fundador da Ctrl+Play, escola de programação e robótica para crianças e adolescentes.

 

A programação, por ser um tipo diferente de linguagem, contribui para o desenvolvimento das habilidades linguísticas tradicionais, como leitura e escrita. Aprendendo tecnologia, as crianças melhoram a capacidade de resolver problemas, analisar situações e pensar de maneira lógica. Isso se traduz em uma melhoria geral na resolução de problemas matemáticos e científicos, bem como na capacidade de pensar criticamente em diversas situações.

 

A cereja do bolo é que a tecnologia ainda incentiva a criatividade. Crianças são estimuladas a criar projetos únicos, desde jogos simples até histórias interativas, o que fomenta a imaginação e a expressão pessoal. A habilidade de transformar uma ideia em código funcional impulsiona a confiança dos alunos em suas próprias habilidades e os encoraja a explorar e experimentar.

 

“O papel da programação na alfabetização não se trata apenas de ensinar habilidades técnicas, mas também de capacitar as crianças com um conjunto de habilidades cognitivas, criativas e sociais. Ela prepara os alunos para um futuro em constante mudança, onde a compreensão da tecnologia é crucial”, finaliza Henrique. 

 

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